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Entenda o que é a BNCC Ensino Médio e como ela deverá guiar o currículo de sua escola

  • Yasmine Diniz
  • 19/04/2020
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A BNCC Ensino Médio foi a última parte da Base Nacional Comum Curricular a ser homologada. Isso mostra como esta etapa da Educação Básica é delicada e como educadores e o MEC acreditam que ela deve ser tratada: com atenção redobrada. 

Por isso, é muito importante conhecer a fundo o que este extenso documento, que é a BNCC, determina para os jovens de todo país.

Pensando nisso, vamos neste artigo apresentar a você, com detalhes, a BNCC Ensino Médio. Assim, você conseguirá desenvolver o currículo dos jovens de sua instituição com cuidado e atenção, como prega as diretrizes da Base. Vamos lá?

O que é a BNCC ensino médio?

A BNCC ensino médio acredita que os jovens são a maior parte dos alunos que compõem essa etapa da Educação Básica e que a juventude deve ser compreendida e tratada em sua diversidade, e não como uma mera transição entre a fase infantil e a idade adulta.

Portanto, a Base Nacional Comum Curricular enxerga o jovem de maneira bastante particular e busca assegurar que as escolas aprimore o caráter dos estudantes, passando a eles valores éticos e morais e ainda mostrando-os o seu lugar dentro da sociedade.  

Veja o que o documento explicita a respeito desse ponto específico:

“Nessa mesma direção, é também finalidade do Ensino Médio o aprimoramento do educando como pessoa humana, considerando sua formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, inclusiva, sustentável e solidária, a escola que acolhe as juventudes deve ser um espaço que permita aos estudantes:

  • conhecer-se e lidar melhor com seu corpo, seus sentimentos, suas emoções e suas relações interpessoais, fazendo-se respeitar e respeitando os demais;
  • compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas, e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história;
  • promover o diálogo, o entendimento e a solução não violenta de conflitos, possibilitando a manifestação de opiniões e pontos de vista diferentes, divergentes ou opostos;
  • combater estereótipos, discriminações de qualquer natureza e violações de direitos de pessoas ou grupos sociais, favorecendo o convívio com a diferença;
  • valorizar sua participação política e social e a dos outros, respeitando as liberdades civis garantidas no estado democrático de direito; e
  • construir projetos pessoais e coletivos baseados na liberdade, na justiça social, na solidariedade, na cooperação e na sustentabilidade.”

Além disso, a BNCC ensino médio acredita que as escolas devam garantir aos estudantes a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática. 

Observe o que o documento versa sobre este aspecto:

“(…) a escola que acolhe as juventudes, por meio da articulação entre diferentes áreas do conhecimento, deve possibilitar aos estudantes:

 

  • compreender e utilizar os conceitos e teorias que compõem a base do conhecimento científico-tecnológico, bem como os procedimentos metodológicos e suas lógicas;
  • conscientizar-se quanto à necessidade de continuar aprendendo e aprimorando seus conhecimentos;
  • apropriar-se das linguagens científicas e utilizá-las na comunicação e na disseminação desses conhecimentos; e
  • apropriar-se das linguagens das tecnologias digitais e tornar-se fluentes em sua utilização.”

 

Após esse preâmbulo, a BNCC ensino médio vai tratar de questões mais práticas em relação ao currículo dos alunos que estão nessa fase da Educação Básica, explicitando as áreas do conhecimento.

A seguir vamos te contar mais detalhadamente o que são essas áreas e suas características.  

O são as áreas do conhecimento definidas pela BNCC Ensino Médio?

A BNCC Ensino Médio determina que os jovens devem passar por quatro áreas do conhecimento. São elas:

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Para cada uma dessas áreas, a Base estipula diferentes habilidades que devem ser incluídas no currículo nacional. 

Para que você entenda melhor, vamos te mostrar um quadro geral sobre quais são as quatro grandes áreas estabelecidas pela BNCC ensino médio:

 

Componentes Curriculares (1ª a 3ª série)
Linguagens e suas Tecnologias Língua Portuguesa
Matemática e suas Tecnologias Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Além dessas áreas, a BNCC ensino médio estabelece certos campos de atuação para cada uma das disciplinas. E para cada campo de atuação, práticas, competências e habilidades específicas. Acompanhe essas especificidades no quadro a seguir:

Campo da Vida Pessoal
PRÁTICAS

Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica

Habilidades Competências
(EM13LP19) Apresentar-se por meio de textos multimodais diversos (perfis variados, gifs biográficos, biodata, currículo web, videocurrículo etc.) e de ferramentas digitais (ferramenta de gif, wiki, site etc.), para falar de si mesmo de formas variadas, considerando diferentes situações e objetivos. 3 – Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
(EM13LP20) Compartilhar gostos, interesses, práticas culturais, temas/ problemas/questões que despertam maior interesse ou preocupação, respeitando e valorizando diferenças, como forma de identificar afinidades e interesses comuns, como também de organizar e/ou participar de grupos, clubes, oficinas e afins. 2, 3
(EM13LP21) Produzir, de forma colaborativa, e socializar playlists comentadas de preferências culturais e de entretenimento, revistas culturais, fanzines, e-zines ou publicações afins que divulguem, comentem e avaliem músicas, games, séries, filmes, quadrinhos, livros, peças, exposições, espetáculos de dança etc., de forma a compartilhar gostos, identificar afinidades, fomentar comunidades etc. 1, 6
(EM13LP22) Construir e/ou atualizar, de forma colaborativa, registros dinâmicos (mapas, wiki etc.) de profissões e ocupações de seu interesse (áreas de atuação, dados sobre formação, fazeres, produções, depoimentos de profissionais etc.) que possibilitem vislumbrar trajetórias pessoais e profissionais. 3

Lembramos que é importante que os professores de cada disciplina esmiucem bem cada habilidade e cada um dos campos de atuação e ainda as competências específicas da BNCC Ensino Médio.

O motivo para tal esmiuçament, é que a BNCC vai direcionar, também, a maneira como o Inep irá trabalhar as habilidades e competências cobradas no Enem, já que está tudo intimamente interligado e é o Ministério da Educação que fomenta e organiza tanto a BNCC quando o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Sendo assim, os professores de sua instituição deverão voltar a sua atenção a todas essas questões, a fim de preparar os alunos de modo assertivo e completo para o maior vestibular do país. 

A seguir vamos te mostrar o que é a BNCC na prática para o Ensino Médio. Confira!

O que é a BNCC Ensino Médio na prática?

Pode ser, que mesmo depois de toda a explicação que demos até aqui, você ainda não consiga visualizar de que maneira a BNCC deverá estar presente nos planos de aula e no planejamento anual do currículo dos jovens em curso no ensino médio de sua instituição. 

Pensando nisso, vamos te mostrar um exemplo prático de como a Base deve ser abarcada em uma aula de sua escola.

Para que você consiga visualizar bem, te daremos um exemplo prático de como trabalhar a BNCC Ensino Médio dentro da sala de aula. Para tanto vamos lançar mão da disciplina de Língua Portuguesa 

O professor ou professora de sua escola que lecionar essa disciplina para os alunos do ensino médio pode trabalhar com os estudantes em um primeiro momento o que são fake news e, posteriormente, pode pedir a eles que façam uma redação nos moldes do Enem com o tema relacionado às notícias falsas e como elas têm impactado a sociedade. 

Com essa aula, o professor irá trabalhar os objetivos da BNCC e ainda preparar os jovens para o vestibular. Afinal, esse é um dos focos dos alunos que estão cursando o ensino médio, sobretudo os do 3º ano. E à disciplina de português cabe abordar os gêneros textuais que caem no Enem e demais vestibulares. 

Além disso, o tema das notícias é uma das preocupações mais atuais, inclusive da BNCC. Observe um trecho do documento sobre este tema:

“a abundância de informações e produções requer, ainda, que os estudantes desenvolvam habilidades e critérios de curadoria e de apreciação ética e estética, considerando, por exemplo, a profusão de notícias falsas (fake news), de pós-verdades, do cyberbullying e de discursos de ódio nas mais variadas instâncias da internet e demais mídias.”

Bom, sabemos que toda essa preparação de temas pode ser bastante dispendiosa e pode depreender um tempo grande dos professores, tempo esse que nem sempre existe. 

Portanto, pensando em ajudar os professores e, logo as instituições de ensino, a prepararem as aulas de acordo com as diretrizes da BNCC ensino médio, as plataformas digitais de ensino já vêm pensando em temas de produção textual para o ensino médio com objetivo de abarcar as questões relacionadas aos diferentes gêneros textuais e os campos exigidos pela BNCC. 

Então, não deixe de procurar saber mais para entender os benefícios para sua escola!

Qual a relação entre a BNCC ensino médio e os itinerários formativos?

Bom, como você deve saber, a reforma do novo ensino médio foi aprovada e deverá vigorar, de fato, em 2022. Porém, a partir de 2020 as escolas já devem começar a implantar as mudanças para que em dois anos tudo já esteja pronto. 

Esse é um assunto muito novo e ainda gera muitas dúvidas em professores, coordenadores pedagógicos e diretores. E um dos pontos relacionados à reforma são os itinerários formativos.

Mas, afinal, o que de fato são esses novos itinerários formativos e o que muda em relação à grade curricular do ensino médio que desde 2018 é guiada pela BNCC?

Pode ficar tranquilo que vamos te explicar tudo isso de maneira bem detalhada, para que não reste dúvidas e você consiga implantar todas as mudanças advindas da reforma em tempo hábil. Acompanhe! 

O que muda na grade curricular com a reforma do ensino médio?

O que você deve saber sobre isso é que, com a reforma, os estudantes do ensino médio terão seus horários divididos entre os itinerários formativos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Veja isso abaixo de maneira mais detalhada.

Itinerários formativos

Bom, a partir do 1º ano do ensino médio, os estudantes poderão escolher em quais áreas de conhecimento querem se aprofundar. A dedicação aos itinerários formativos deverá ser de, no mínimo, 1200 horas ao longo de todo o ensino médio.

Veja quais são os itinerários formativos:

  1. linguagens;
  2. matemática;
  3. ciências da natureza;
  4. ciências humanas;
  5. formação técnica e profissional.

No entanto, a sua escola não precisa apresentar todos estes itinerários. De acordo com a Lei do Novo Ensino Médio, é obrigatório que no mínimo 2 deles sejam oferecidos aos jovens de sua instituição.

Além de poder escolher 2 entre esses 5, você poderá também decidir sobre a construção de cada itinerário formativo, de maneira particular.

Quais são as disciplinas obrigatórias?

Cabe às escolas organizar o currículo do Novo Ensino Médio de acordo com os itinerários formativos e a BNCC. Porém, algumas disciplinas são obrigatórias:

  • inglês, ao longo do ensino médio;
  • português e matemática em todos os anos;
  • às comunidades indígenas, está assegurada o uso do idioma materno.

Portanto, você deverá elaborar o currículo dos jovens do ensino médio levando em consideração os itinerários formativos propostos pela Lei do Novo Ensino Médio e também a Base Nacional Comum Curricular. Esses são os dois documentos balizadores deste novo ensino médio que deverá ser implantado completamente até 2022. 

Esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor a BNCC ensino médio e que consiga adotar todos os direcionamentos deste documento para produzir o currículo dos jovens de sua escola da melhor maneira possível. Aproveite também e dê uma lida no nosso guia completo da BNCC que fizemos especialmente para você!

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Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
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