Elaborar campanhas de captação de alunos faz parte da gestão contínua de todas as escolas. A princípio, essa tarefa pode parecer um pouco difícil de obter bons resultados. Contudo, com um bom planejamento, posicionamento de marca, uso do Marketing Digital e outras ações, podem colaborar para que sua escola converta muitas matrículas.
Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este artigo com 9 estratégias para desenvolver campanhas de captação de alunos na sua instituição. Confira!
Como fazer campanhas de captação de alunos
Conquistar mais matrículas é algo perfeitamente possível, quando a escola investe e utiliza ações que oferecem um excelente retorno para campanhas de captação de alunos.
Isso diz respeito ao planejamento e à aplicação das estratégias. Veja como a sua instituição pode começar a realizar campanhas para captar mais estudantes.
1. Identifique o seu público-alvo
A primeira dica para fazer campanhas de captação de alunos segue a seguinte premissa: identifique o seu público-alvo.
Não adianta nada a sua escola começar a aplicar inúmeras ideias, se ela ainda não sabe quem quer atingir.
Assim, para conhecer o público-alvo, você deve analisar como é sua instituição de ensino e, sobretudo, como funciona o seu planejamento escolar.
Esse olhar deverá ser bastante atento e analítico, pois é a partir dele que você saberá qual o perfil dos pais ou responsáveis que mais se parecem com a sua escola.
2. Posicione a marca da instituição
Quando falamos em campanhas de captação de alunos, outra tarefa que a escola não pode desconsiderar é posicionar sua marca no mercado da educação.
O posicionamento é a forma que a escola assume como quer ser vista. E, para isso, é necessário considerar e questionar fatores:
- internos: qual o propósito da empresa? Quais são seus pontos fortes? Qual a missão da escola, sua razão de ser? O que ela quer proporcionar aos alunos e também aos pais ou responsáveis?
- externos: quais são os hábitos de consumo dos pais e dos estudantes? Como é a sua concorrência? Como está o momento econômico e político?
Todos eles influenciam nas tomadas de decisão da instituição, para que assim ela possa se posicionar corretamente no mercado.
Isso também está relacionado à definição do perfil de estudante ideal, apontado acima, permitindo que a escola direcione seus esforços ao público mais interessante para ela.
3. Estipule metas
Para planejar campanhas de captação de alunos, é muito importante definir quais são as metas e onde a escola quer chegar.
Assim, todas as tarefas devem ser mensuráveis e comparadas com dados do ano anterior, com o objetivo de aprimorar as ações que forem necessárias.
Para a definição de metas, a tecnologia pode ajudar muito. Atualmente, existem plataformas online que disponibilizam recursos que ajudam a escola na análise de dados, otimizando tempo e facilitando ainda mais toda a gestão escolar.
4. Tenha um corpo docente qualificado
Ter um corpo docente qualificado é outra estratégia que também pode ser utilizada em campanhas de captação de alunos.
Isso se deve ao motivo de que os professores desempenham um papel vital nas escolas, pois são responsáveis por formar os jovens para viver em sociedade, estando mais capacitados e conscientes.
Por isso, sua escola precisa contratar professores que tenham um ótimo currículo. Também é importante incentivar a atualização deles, possibilitando formações continuadas, por meio de cursos de extensão, pós-graduação etc.
5. Faça publicidade com os atuais alunos
Quem não gosta de ver um depoimento verdadeiro ou de conhecer uma história de superação?
Com base no seu público-alvo, sua escola pode escolher cases de sucesso de alunos para serem compartilhados nas campanhas de captação de alunos.
Um bom exemplo pode ser um vídeo com o relato de um aluno contando como conquistou uma excelente nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Isso também pode se estender a toda a comunidade escolar que tenha uma mensagem positiva sobre a instituição.
A divulgação dessa publicidade pode ser bastante decisiva e influenciar uma família a optar por matricular o filho em um colégio específico.
6. Ofereça bolsas de estudo
Campanhas de captação de alunos também podem utilizar a promoção de concursos de bolsas, descontos ou condições especiais de matrícula.
Muitos pais ou responsáveis consideram matricular seus filhos em escolas particulares, porém, em muitos casos, os valores não são compatíveis com a sua renda.
Dessa forma, a escola pode utilizar sorteios de bolsas, oferecer descontos para a indicação de novas matrículas ou para alunos que antecipam o pagamento, por exemplo.
7. Participe de eventos da área da educação
Feiras estudantis, mostra de profissões e demais eventos da área da educação também podem ser utilizados como meios em que a escola pode divulgar suas campanhas de captação de alunos e, assim, criar relacionamento com seus possíveis clientes.
Outra questão que vale destacar é a realização de tais eventos na própria escola, permitindo a participação de pais ou responsáveis. Assim, eles terão contato com a comunidade escolar e poderão ver como a instituição funciona, o que ela prioriza no ensino, como são seus professores, tirar dúvidas etc.
8. Utilize o Marketing Digital
Com o mundo cada vez mais tecnológico, fazer uso do Marketing Digital para as campanhas de captação de alunos se tornou indispensável.
Essa estratégia diz respeito ao desenvolvimento de inúmeras práticas realizadas de modo online que podem ter objetivos distintos, como ampliar o reconhecimento da escola na comunidade de forma a atrair mais matrículas. Veja quais são outras possíveis ações que podem ser realizadas por essa ação:
- divulgação do site da escola;
- disponibilização de conteúdos relevantes no blog;
- compartilhamento de notícias e informações nas redes sociais;
- disparo de e-mail marketing para manter o relacionamento;
- campanhas de anúncios pagos como o Google Ads e o Facebook Ads.
9. Conte com a ajuda de uma plataforma online
Para automatizar, otimizar e aperfeiçoar o processo de ensino da escola, também é importante acompanhar as mudanças tecnológicas na área da educação.
Muitas instituições utilizam plataformas online que oferecem simulados com correção TRI aos seus alunos atualmente, por exemplo.
Eles são formulados com questões inéditas nos moldes do Enem e temas de redações que preparam melhor o estudante para o momento dos vestibulares.
Por isso, contar com a ajuda de uma plataforma confiável e que já tenha toda a estrutura montada para o processo funcionar faz toda a diferença na divulgação da sua instituição no momento de receber novas matrículas.
Bom, esperamos que este artigo tenha esclarecido como sua escola pode realizar campanhas de captação de alunos! Agora, aproveite para ler nosso artigo sobre redes sociais para escolas.
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1 comentário em “Confira 9 estratégias para desenvolver excelentes campanhas de captação de alunos”
Amei,informacoes valiosas recebi nesse informe.obrigada