O modelo de ensino tradicional feito nas escolas tem recebido muitas críticas de diversos especialistas da área há anos. O uso das mesmas metodologias aplicadas é o principal alvo. Por isso, novas formas de trabalhar o aprendizado são divulgadas, como o ensino híbrido.
Essa metodologia tem por objetivo potencializar a aprendizagem dos alunos, além de gerar um diferencial competitivo para as instituições na hora de captar mais alunos.
Neste artigo, vamos explicar o que é o ensino híbrido, seus benefícios para a educação e como ele funciona na prática escolar. Acompanhe!
O que é ensino híbrido?
O ensino híbrido é a junção de dois modelos de aprendizagem: o tradicional e o que utiliza ferramentas tecnológicas.
Provavelmente, você já sabe como é o modelo tradicional, que é adotado há bastante tempo na educação. Ele utiliza o espaço conhecido como sala de aula. Lá, o professor transmite ou facilita o conhecimento de determinados conteúdos aos alunos.
Já o modelo que usa ferramentas tecnológicas é bastante novo. Ele permite que os estudantes aprendam determinado conteúdo em qualquer que seja o ambiente, contanto que tenham as ferramentas necessárias e que sejam direcionados para isso.
Logo, o ensino híbrido une esses dois modelos, de modo que em um futuro próximo os estudantes possam aprender em qualquer ambiente e ainda absorver o melhor do método tradicional e do método tecnológico.
Quais os benefícios do ensino híbrido?
Antes de saber como funciona o ensino híbrido, vejamos quais são os benefícios de implementá-lo em sua escola.
A seguir, listamos para você alguns dos benefícios de se adotar esse modelo:
- coloca o aluno como protagonista de seu processo de busca por conhecimento, estipulado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- faz os professores pensarem em estratégias de ensino cada vez mais atuais e inovadoras;
- direciona os gestores em estratégias voltadas a um ensino que acompanha o desenvolvimento da Geração Z;
- prepara os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais disputado e informatizado.
Como funciona o ensino híbrido na prática?
Para entender como funciona o ensino híbrido, é preciso ter consciência de que ele é mais que a mera utilização de computadores e outros recursos tecnológicos em sala de aula.
Portanto, para que esse tipo de ensino funcione, é preciso:
- considerar a infraestrutura necessária;
- capacitar os professores;
- inovar na maneira como o conhecimento é transmitido;
- alterar os métodos avaliativos;
- definir o tipo de tecnologia que será usado;
- escolher a plataforma digital que melhor se encaixa à proposta de aprendizagem da escola.
Existem diversas técnicas nesse tipo de metodologia que os professores podem desenvolver com os alunos para que eles consigam absorver melhor todos os ensinamentos.
[E-book Gratuito]
Você quer saber como preparar e dar aulas online mantendo o foco dos alunos? Então este e-book foi feito para você!
Vamos passar por elas e saber como funciona o ensino híbrido em cada uma:
1. Modelo de Rotação
O Modelo de Rotação consiste na criação de diferentes espaços direcionados para o ensino-aprendizagem. Esses espaços são criados pelos professores, que terão a responsabilidade de criar e propor ambientes fora da sala de aula. Assim, os alunos terão contato com outros meios de conhecimento, diferentes daqueles proporcionados somente na escola.
Dessa forma, os alunos deverão ser orientados pelo professor a desenvolver atividades nesses novos espaços, como textos escritos, leitura de livros e, obrigatoriamente, uma atividade online.
Ainda no Modelo de Rotação, existem outras vertentes que podem ser adotadas:
Rotação por Estações
Na Rotação por Estações, o professor divide a sala ou o espaço em diferentes estações de trabalho. Em cada uma delas haverá um grupo de alunos desenvolvendo atividades distintas entre si.
No entanto, é obrigatório que, em pelo menos uma dessas estações, os alunos estejam lidando com alguma atividade que utilize aparatos tecnológicos e a ideia de um conhecimento adquirido por meio virtual.
O objetivo é que os grupos rodem e executem as atividades propostas em todas as estações na sala.
Laboratório Rotacional
Nessa vertente, os alunos irão rotacionar entre a sala de aula e o laboratório de informática.
Aqui, também há a ideia de dividir os alunos em grupos. Após um tempo, os que estavam fazendo alguma atividade em sala de aula irão para o laboratório de informática desenvolver uma outra atividade relacionada à busca pelo ensino de maneira online.
Sala de Aula Invertida
Na Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a estudar em casa, de forma online, e a sala de aula será utilizada como um espaço para discussão e resolução de atividades sobre o conteúdo estudado anteriormente.
O professor desempenha o papel de facilitador, guiando as discussões e propondo atividades que testem o conhecimento dos estudantes.
Rotação Individual
Pela Rotação Individual os alunos têm uma espécie de roteiro que contém a lista de atividades que deverão fazer em sua rotina de estudos. Após o cumprimento dessas atividades, eles irão rotacionar e serão designados a fazer outras tarefas de acordo com as facilidades e os desafios apresentados nas atividades anteriores.
2. Flex
Neste modelo, o ensino online é a base da aprendizagem. Logo, os professores têm o papel de auxiliar os alunos em suas dúvidas, ajudando a organizar e aprofundar seus roteiros de estudos, elaborando projetos em grupos e motivando discussões.
As escolas que utilizam este modelo precisam ter laboratórios de informática para que os alunos possam aprender e realizar as atividades.
3. À la Carte
A sala de aula também está presente neste modelo, porém as disciplinas também podem ser feitas online, devendo ser uma opção do estudante.
Para saber como funciona o ensino híbrido nesse modelo, podemos pensar no exemplo de um curso de inglês que podem ser feitas dentro ou fora do horário escolar.
Diferentemente do modelo Flex, a tutoria é feita de forma online e escolas podem oferecer diversos cursos digitais para que seus estudantes possam escolher de acordo com suas necessidades.
3. Virtual Aprimorado
Neste modelo de ensino híbrido, as atividades presenciais não ocorrem diariamente e os estudos também são feitos de forma online, com tutores virtuais.
Já as atividades na escola são organizadas conforme o desempenho dos alunos e são acompanhadas com uma orientação individualizada, pois cada aluno possui necessidades diferentes.
Conseguiu compreender melhor como funciona o ensino híbrido em cada um dos seus modelos? Aproveite para ler nosso próximo artigo e saiba mais sobre educação online!
[Infográfico Gratuito]
Quer trazer a tecnologia para dentro da sala de aula de maneira prática e enriquecedora? Conheça 3 práticas de ensino híbrido para aplicar na sua escola.