O ensino baseado nas competências e habilidades se tornou um assunto cada vez mais em pauta nas instituições de ensino de todo país, principalmente com o advento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
A partir disso, professores e instituições de ensino buscam novas formas de trazer a atenção do aluno para a sala de aula, com novos meios de ensino e interações para manter a qualidade do aprendizado.
Dessa maneira, pensar em como trabalhar competências e habilidade em sala de aula tem sido cada vez mais importante, com a intenção de focar no desenvolvimento e preparação dos alunos para que eles consigam vencer os desafios da vida adulta e profissional.
Pensando nesse novo desafio, elaboramos este artigo que tem como finalidade auxiliá-lo na compreensão do que são habilidades e competências, como aplicá-las em sala de aula, além de seus objetivos e vantagens.
O que são as competências e habilidades?
Vamos começar explicando o que é competência. Trata-se de uma característica essencial para quem quer se capacitar e aprender sobre determinado assunto.
A competência é a capacidade fundamental para que um indivíduo tenha sucesso na vida pessoal e profissional. Munidos de competência, o ser humano é capaz de resolver problemas do cotidiano, além de tomar decisões, liderar, resolver conflitos e utilizar conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica.
Já habilidade diz respeito a quando um indivíduo domina determinado processo. Um exemplo é a habilidade de leitura. Dominando essa habilidade, o aluno pode interpretar textos, se orientar e entender informações.
A partir disso, podemos definir a habilidade como a aplicação prática de uma determinada competência para resolver uma situação complexa.
Como trabalhar habilidades e competências com os alunos?
Bom, para saber como trabalhar as habilidades e competências de acordo com as diretrizes da BNCC é necessário conhecê-las mais de perto. Tomemos como exemplo as bases curriculares para o Ensino Médio.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o ensino médio está organizado em quatro áreas do conhecimento, que são:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
E para cada uma dessas áreas, há competências e habilidades específicas.
Para a área de Linguagens e suas tecnologias, por exemplo, há 7 competências específicas. Citaremos a 4 competência como exemplo
4: “Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.”
Para essa competência há três habilidades a serem trabalhadas. Vejamos um como exemplo:
(EM13LGG401) Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
É importante estarmos munidos do conhecimento sobre quais são as habilidades e competências cobradas em cada uma das áreas para que seja possível pensar em alternativas para aplicá-las em sala de aula.
Seguindo esse exemplo, seria interessante apresentar aos alunos textos, como tirinhas, que utilizam uma linguagem verbal e não verbal, que dá aos alunos a possibilidade de pensar questões históricas, sociais, culturais e críticas. As tirinhas, geralmente, são mais ácidas e possuem conteúdos mais críticos, abrangendo bem a habilidade (EM13LGG401) e englobando a competência 4.
É interessante pensar em atividades que engajem os alunos às aulas. Você pode pensar em utilizar a tecnologia para aproximar e integrar alunos, uma vez que o ideal é que eles tornem-se autores do processo de ensino-aprendizagem, trabalhando também questões relacionadas à autonomia e responsabilidade.
Qual o objetivo de se trabalhar habilidades e competências em sala de aula?
O objetivo se trabalhar habilidades e competências em sala de aula é tornar o aluno protagonista de seu processo de aprendizado. Os educadores, como figuras importantes nesse processo, devem sempre se atualizar, falando a linguagem dos alunos e trazendo inovações para a sala de aula.
Tudo isso cria uma maior interação dos alunos em sala, gerando comunicação, autoconhecimento, empatia e cooperação.
As atividades em grupo são uma excelente opção para trabalhar competências que estimulem a empatia, responsabilidade social e capacidade de liderança, pontos importantes elencados pela BNCC.
Quais são as vantagens de se trabalhar habilidades e competência em sala de aula?
O ato de se trabalhar habilidades e competências no dia a dia traz vantagens para toda a comunidade escolar.
Para os coordenadores, além de estar concatenado com as diretrizes da BNCC, esse trabalho ainda melhora consideravelmente o desempenho escolar dos alunos.
Para o professor, a busca incansável por novas formas de estimular o ensino do aluno tem vários benefícios. O principal deles é o próprio aprendizado, seguido da evolução do seu conhecimento. Assim, o professor se torna um profissional melhor, atualizado e engajado com as mudanças no ensino.
Além disso, o professor pode pensar em estratégias para restabelecer o ânimo de alunos desmotivados, trabalhando as habilidades e competências, uma vez que o aluno torna-se líder do próprio conhecimento, passando a se sentir muito mais útil.
Por outro lado, como dissemos anteriormente, os alunos passam a ser protagonistas de seu processo de ensino-aprendizado, o que envolve responsabilidade, autonomia, entre outras questões pertinentes à vida acadêmica e futuramente profissional.
Quando as habilidades da BNCC são vistas como caminhos para o desenvolvimento das competências, a inserção do conhecimento escolar nas práticas sociais, em contextos diversos, ganha relevância.
É importante ressaltar que pessoas competentes, dentro das mais diversas atividades profissionais, tendem a ser bem sucedidas. Isso acontece justamente pelo fato de serem capazes de resolver questões e conflitos que eventualmente surgir, aplicando habilidades que foram trabalhadas em sala de aula.
Agora que você já sabe como trabalhar competências e habilidades em sala de aula, que tal conferir o nosso artigo com dicas para preparar o aluno para o Enem?