A área da educação é inspiradora, uma vez que, quem se habilita a trilhar esse caminho, faz isso com grandes aspirações, como mudar o mundo por meio do ensino e a realidade individual de cada estudante.
Além de inspiradora, é uma área que exige muitas horas de trabalho de todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar: diretor(es), equipe pedagógica e equipe docente trabalham, e muito, dentro e fora da sala de aula.
São despendidas horas a fio para preparação de aulas, para criar simulado, produzir avaliações, elaborar um planejamento escolar, pensar em estratégias de gestão, enfim, todas as questões que são feitas por trás dos panos, para que a escola seja referência em sua região e no país.
Uma escola que busca excelência no ensino que oferece aos seus alunos precisa conseguir, por meio de técnicas e estratégias, otimizar o tempo de todos aqueles que fazem parte da instituição. Além disso, precisa sempre checar e melhorar o desempenho escolar dos discentes.
Uma das melhores estratégias para gerenciar o desempenho escolar dos alunos é por meio de simulados. No entanto, como citado anteriormente, criar simulado, geralmente, despende um tempo muito longo dos professores, que, normalmente, já tem muitas turmas e conteúdos para lecionar.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo que ajudará você a pensar estratégias para criar simulado de maneira rápida e eficaz. Siga na leitura e confira!
O que é um simulado?
Antes de entender um passo a passo para a criar simulado de maneira mais rápida e eficaz, é necessário entender que tipo de avaliação é essa.
O simulado é uma ferramenta com a qual é possível avaliar o desempenho de seus alunos. Ele pode ser utilizado para diversos fins, como, por exemplo, ajudar os alunos a se prepararem para o Enem e demais vestibulares.
É interessante adotar este método porque a partir dele será possível identificar quais os conteúdos e disciplinas representam um desafio maior aos alunos. Os professores poderão, portanto, pensar em estratégias de ensino para ajudar esses alunos a superarem os possíveis obstáculos e, futuramente, passarem no curso e instituição de ensino que desejarem.
Muito bem, agora que você conhece um pouco mais sobre o que é um simulado e como ele pode ajudar a sua escola a melhorar o desempenho escolar de seus alunos, é necessário entender como criar simulado de maneira mais rápida. Vamos lá?
Como criar simulado de escola?
Como citado anteriormente, os professores, gestores escolares e diretor(es) trabalham dentro e fora da escola, uma vez que precisam de tempo para pensar as questões administrativas e burocráticas para que a instituição siga funcionando bem e seus alunos estejam motivados e engajados.
Portanto, a parte destinada à confecção de provas e do simulado pode ficar um pouco negligenciada.
Pensando nisso, separamos duas estratégias que podem ajudar você a criar simulado de forma mais rápida e com conteúdos relevantes. Acompanhe!
1. Crie um banco de questões
A primeira estratégia pensada para ajudar a sua escola a criar simulados que realmente avaliem o ensino passado aos alunos é a criação de um banco de questões da instituição.
A elaboração de um banco de questões poderá dispender um pouco mais de tempo, no entanto, otimizará o restante do tempo dos professores e coordenadores, já que estará a disposição de todos para quando for necessário.
Para que seja possível elaborar um banco de questões, é necessário contar com professores de ponta, que saibam desenvolver questões interessantes e sagazes. É claro que para que a equipe docente seja de excelência, a equipe pedagógica também precisa ser, além de conseguir manter os professores altamente motivados e engajados.
A escola é um organismo que necessita do trabalho de todos para conseguir alcançar o seu fim último: preparar alunos para ir bem no Enem e demais vestibulares e auxiliar na construção de cidadãos capazes de reconhecerem seus direitos e deveres.
Para a criação de um banco de questões, é necessário conhecer bem o perfil da escola, sabendo a fundo sobre a realidade interna da comunidade escolar, da missão que a escola quer passar.
As questões deverão seguir o perfil escolar. Se a escola busca formar alunos com consciência crítica e empatia, é interessante inserir questões que adotem quadrinhos que fazem críticas sociais, além de adotar um material amplamente inclusivo, por exemplo.
É muito interessante, também, verificar as principais provas de seleção do país. O Enem, por exemplo, conta com questões que envolvem muita interpretação e 5 alternativas. A partir da análise do Exame é possível observar o nível de dificuldade e basear, mas não copiar, as questões que estarão disponíveis no banco de dados.
2. Utilize ferramentas tecnológicas
A segundo estratégia pensada para ajudar você a criar simulado de maneira simples e eficaz é utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor.
Hoje em dia já existem plataformas online que oferecem um suporte excelente para as escolas. É possível criar atividades, que poderão fazer parte de simulados.
De acordo com a TIC Domicílios 2018, 70% da população brasileira tem acesso à internet. E é bastante provável que todos os alunos de sua escola tenham acesso a essa ferramenta, que facilita a vida de todos.
Por isso, é possível criar simulado online e cadastrar os alunos nas plataformas. Essas plataformas possibilitam estipular horários para envio das atividades e, portanto, trabalham o senso de responsabilidade dos alunos.
Além de tudo isso, as plataformas também contam com as ferramentas para Learning Analytics, te ajudam a analisar o desempenho individual e coletivo das turmas. Isso auxilia os professores no planejamento de estratégias educacionais pontuais para a turma como um todo e para cada desafio individual dos educandos.
Qual estratégia devo escolher?
Agora que você conheça duas estratégias que otimizam e facilitam a criação de simulados eficientes e com o perfil da sua escola, você deve estar se perguntando qual das duas escolher para sua instituição.
Esclarecemos que não há certo ou errado para essa questão. As duas estratégias oferecem possibilidades interessantes.
O ideal seria que você conseguisse unir as duas estratégias, já que ambas podem otimizar e gerar resultados realmente satisfatórios, além de emitir para os coordenadores relatórios sobre o desempenho dos alunos..
Esperamos que você tenha gostado das nossas estratégias para criar simulado de maneira rápida e eficiente, que tenha afinal o perfil da escola em suas questões e prepare os alunos para ir bem em qualquer que seja a prova de seleção que desejem prestar. Pensando em ajudá-lo ainda mais, elaboramos um artigo sobre simulado de escola. Que tal, então, dar uma lida nele? Basta clicar aqui e conferir!