Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolas

Conheça os fundamentos e princípios da educação inclusiva

  • Yasmine Diniz
  • 26/06/2020
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Apesar de ser discutida já há algum tempo, foi apenas em 2015 que a Lei Brasileira de Inclusão foi aprovada. 

E é em seu capítulo IV que ela trata, especificamente, do acesso à educação, versando por exemplo sobre a proibição de cobrança de valores adicionais para a implementação de recursos de acessibilidade. 

É isso mesmo, até 2015 era permitido às escolas cobrar valores extras para incluir uma infraestrutura acessível aos deficientes. 

Sendo este um assunto ainda bem recente, é importantíssimo conhecer e compreender quais são os fundamentos e princípios da educação inclusiva. 

E é por isso que neste post vamos te contar tudo sobre este assunto superpertinente, para que assim você consiga entender, de fato, quais os pilares que regem a educação inclusiva e assim, você consiga incluí-la em sua escola.

Quais os fundamentos e princípios da educação inclusiva?

Antes de conhecer seus fundamentos e princípios é necessário que você saiba quais são os grupos acolhidos pela educação inclusiva:

  • alunos com deficiência;
  • alunos com transtornos globais de desenvolvimento ou transtorno do espectro autista;
  • alunos com altas habilidades ou superdotação

Pois bem, perceba como não apenas alunos com algum tipo de deficiência necessitam de uma educação inclusiva. Os estudantes com transtorno globais de desenvolvimento ou de espectro autista e ainda alunos com altas habilidades ou superdotação também necessitam de um olhar especial. 

Os grupos acolhidos pela educação inclusiva devem recebê-la de forma pautada nos seguintes princípios e fundamentos:

  • Toda pessoa tem o direito de acesso à educação
  • Toda pessoa aprende
  • O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular
  • O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos
  • A educação inclusiva diz respeito a todos

Quais os princípios gerais da educação inclusiva?

Conheça os princípios gerais que regem a educação inclusiva:

Toda criança tem direito à educação e oportunidade de atingir um nível adequado de aprendizagem

Este grande princípio é fundamental e ele trata justamente de que todas as crianças, sejam elas especiais ou não, têm o direito de atingir um nível adequado de aprendizagem.

E este nível de aprendizagem só é atingido quando escolas regulares assumem a missão e a obrigação de educar e desenvolver plenamente estudantes que possuem necessidades especiais. 

As características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem são únicas

Todos são diferentes entre si. E este é um princípio fundador da educação inclusiva.

Inclusive, o ideal, na hora de lecionar e apresentar práticas pedagógicas inclusivas é olhar as habilidades e individualidades dos estudantes e não suas limitações.  

Além destes princípios gerais, a LDB (Lei de Diretrizes Básicas da Educação) também versa em seu artigo 3º, inciso I sobre a igualdade de condições de acesso. Veja a letra da lei especificamente:

 

  • LDB: Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

 

I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;  

A LDB é uma das legislações vigentes brasileiras que tratam da questão da educação inclusiva. Porém este ainda é um assunto bastante recente e que gera muitas discussões no âmbito escolar. Veja um trecho sobre isso, no site Todos Pela Educação, um site do governo:

O debate sobre a Educação Especial e Inclusiva no Brasil, em especial no aspecto de incluir a todos em instituições de ensino regulares (ou seja, as que misturam alunos com e sem deficiência), tem sido intenso nos últimos anos. Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) está revisando a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), que é de 2008. O texto proposto enfrenta forte oposição de alguns grupos de educadores que tratam do assunto, para quem a nova redação voltaria a estimular a volta da separação das pessoas com deficiência indo na contramão da perspectiva social – que aponta para a eliminação das barreiras e na promoção da acessibilidade, e não separação dos alunos com e sem deficiência.

Tudo isso nos leva a crer que, cada vez mais, a educação inclusiva deve ser pauta de discussões e estar sempre incluída em planejamentos escolares. 

Muito bem, agora que você conhece os princípios e fundamentos da educação inclusiva, veja algumas práticas inclusivas para adotar em sua escola.

Conheça algumas práticas inclusivas para adotar em sua escola

Confira três práticas inclusivas para adotar em sua instituição de ensino.

1. A educação inclusiva deve fazer parte do dia a dia escolar

Essa é a primeira prática que você deve aplicar em sua escola. 

A educação inclusiva deixou de ser uma prática paralela há algum tempo, mas ainda hoje enfrenta desafios para ser implementada nas instituições de ensino do país. 

Isso acontece porque o assunto ainda se apresenta como um tabu social, o que deve ser desmistificado. É necessário que toda a comunidade esteja engajada em alcançar e implantar a educação inclusiva no seio escolar. E para isso, não se pode, nem se deve medir esforços.

O diálogo é a chave central, já que como a implementação de uma educação inclusiva ainda é algo novo. Todos: diretores e diretoras, coordenadores e coordenadoras, professores e professoras e estudantes devem participar de reuniões sobre o assunto e se inteirar sobre o seu papel dentro dessa nova lógica educacional. 

2. Dentro da sala de aula: respeite os diferentes ritmos de aprendizado

O educador e a educadora serão os mediadores de uma prática inclusiva em sala de aula. É esse profissional que deverá orientar e guiar os alunos, sejam eles especiais ou não, pelo caminho do conhecimento. 

E para que isso seja alcançado, os professores e professoras deverão saber respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem. Isso significa, na prática, pegar a mão dos alunos e, com muita paciência e cuidado, baseado em estratégias pedagógicas, ensinar aquilo que alguns dos alunos não conseguiram dominar na primeira explicação.

Em uma sala de aula inclusiva, os conteúdos das aulas são considerados objetos de aprendizagem. À cada um dos alunos cabe atribuir, significar e construir conhecimentos de maneira autônoma, como prega a BNCC. Aos professores cabe mediar o caminho entre os objetos de aprendizagem e o desenvolvimento do conhecimento autônomo.

O professor ou professora não estará para sempre ao lado dos alunos, portanto, é seu dever entender que cada um se desenvolve em seu ritmo, sem se esquecer de trabalhar a independência de todos os alunos, inclusive os que possuem algum tipo de limitação. 

O educador, então, deve passar ao estudante toda a confiança que ele precisa para se sentir capaz de resolver qualquer problema ou questão. É através desse caminho que será possível ao educador compartilhar, confrontar e resolver conflitos cognitivos dentro da sala de aula inclusiva. 

3. Foque nas competências e não nas dificuldades dos estudantes

O educador e educadora que se propõe a ser inclusivo deverá focar nas competências e não nas dificuldades ou limitações dos estudantes que possuem Necessidades Educacionais Especiais. 

Os educadores deverão conhecer individualmente cada aluno que têm para, assim, conseguir identificar suas competências e trabalhá-las com carinho e atenção. Para isso, o tempo é o seu melhor amigo. 

Ninguém aprende a ensinar alunos com algum tipo de deficiência ou limitação do dia para noite, é necessário tempo, disciplina, empatia e capacitação.

Educadores que querem ser melhores devem não apenas esperar que a capacitação venha como uma prática da escola, mas sim buscar por uma formação continuada que os possibilitem enxergar a prática inclusiva como algo que faz parte de seu cotidiano escolar. 

É claro que sim, as limitações devem ser levadas em conta, mas não serão tratadas como o centro da educação. O professor deverá pensar em práticas educacionais que consigam atingir diferentes alunos, apesar de suas limitações. 

O ideal não é buscar atividades distintas para alunos surdos ou cegos, por exemplo, mas procurar por atividades que de fato incluam alunos com necessidades especiais e os demais. 

Gostou de conhecer os fundamentos e princípios da educação inclusiva? Esperamos que sim! Aproveite para ler o nosso artigo sobre competências socioemocionais da BNCC, um assunto superpertinente e que se relaciona muito com aceitabilidade e respeito, preceitos que regem a educação inclusiva!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
Outros posts feitos pelo autor »
Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
Outros posts feitos pelo autor »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + 4 =

Posts relacionados

professora em sala de aula

Gestão de sala de aula: o que é, desafios e como implementar

pensamento crítico escola

Pensamento crítico: como estimulá-lo na escola

Desenvolver o pensamento crítico

Mindfulness na escola: imagem de um aluno em pose de meditação na aula de educação física

Como desenvolver o mindfulness na escola

cultura digital na educação: estudante em frente ao computador.

Como utilizar a cultura digital na educação

TDAH na educação: professora explicando a matéria ao aluno.

Os desafios do TDAH na educação e como trabalhar em sala de aula

Como preparar uma aula: imagem de uma professora preparando sua aula

8 dicas de como preparar uma aula e engajar os alunos

Escolas inovadoras: imagem de uma menina na frente do computador

Saiba tudo sobre escolas inovadoras para transformar sua instituição

homeschooling - mãe e filho sentados em frente a uma mesa estudando.

O que é e como funciona o homeschooling no Brasil

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.