Algumas pesquisas já revelaram que os jogos surgiram no período romano e grego e tinham por objetivo ensinar as letras. Assim, a gamificação na educação sempre esteve presente, principalmente com alunos da alfabetização e nos primeiros anos do ensino fundamental. O grande desafio é que, passada essa fase, as oportunidades de aprendizagem aliada ao lúdico não são utilizadas como deveriam.
Essa é uma prática desenvolvida dentro das metodologias ativas de ensino contemporâneas, que surgiu para tornar a sala de aula mais instigante. Elas valorizam a participação dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de suas competências de forma autônoma, em seu próprio ritmo, tempo e estilo, dentro ou fora da sala de aula.
Esse tipo de método é, portanto, uma nova maneira de pensar o ensino tradicional e está ligado a um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que tem a proposta de guiar, de forma única, o currículo de toda a educação básica brasileira.
Neste artigo, vamos explicar a você o que é a Gamificação na educação, como ela funciona e quais são os seus benefícios ao ser aplicada com os alunos. Confira!
O que é Gamificação
A palavra Gamificação, do inglês Gamification, refere-se a um neologismo derivado da palavra game, que em português significa jogo.
Essa técnica consiste em trazer para a sala de aula alguns elementos e estratégias dos jogos para gerar mais engajamento, dinamicidade, dedicação e prazer no ensino dos conteúdos aos alunos.
Isso acontece, pois quando o aluno passa por um processo gamificado de ensino, ele tem a sensação de conquista, evolução e conclusão.
Assim, a Gamificação na educação tem como finalidade promover o aprendizado e a resolução de problemas engajando e motivando os estudantes.
Dessa forma, o coreano Yu-Kai Chou, pioneiro dessa metodologia no mundo, explica que ela está estruturada em 8 pilares:
- significado e vocação épica;
- desenvolvimento e conquista;
- fortalecimento da criatividade e feedback;
- propriedade e posse;
- influência social e pertencimento;
- escassez e impaciência;
- imprevisibilidade e curiosidade;
- prevenção de perdas.
Como a Gamificação funciona em sala de aula
Apesar de ser uma tarefa bastante trabalhosa, que exige planejamento e tempo, é possível realizar a gamificação na sua escola, inclusive sem o uso da tecnologia.
Assim, os passos para implementar a gamificação na educação podem seguir a ordem dos 6 passos abaixo:
1. Definir qual será o objetivo pedagógico do jogo, ou seja, o que se pretende ensinar ao aluno com o uso da Gamificação.
2. Identificar a turma e qual a idade dos alunos para direcionar melhor a linguagem, o formato da comunicação, inclusive qual jogo utilizar.
3. Ter o objetivo de aprendizagem definido e claro. Isso trará um melhor direcionamento, possibilitando sua divisão em desafios menores ou dividido em etapas e com recompensas proporcionais ao esforço de cada aluno em cada um deles.
4. Elaborar uma estrutura com os modelos e momentos de avaliação para cada etapa da Gamificação. Isso permite gerar um sistema de pontos ou níveis de experiência.
5. Utilizar as características principais dos jogos durante toda a jornada, como pontos, medalhas, ranking, troféus e diferentes premiações aos alunos.
6. Questionar aos seus alunos quais premiações são realmente interessantes para eles e, assim, tentar equilibrar, a partir do nível de esforço de cada etapa, quais jornadas e desafios necessitam de recompensas e bonificações maiores.
Existem muitas maneiras de aplicar a Gamificação na educação para diversificar suas aulas. Você pode usar os jogos analógicos ou digitais, basta pesquisar um pouco para encontrar diversas ferramentas. Com isso você pode fazer simulações e preparar seus alunos para resolver situações e problemas.
Vale lembrar, que o uso dessa estratégia de ensino necessita de uma elaboração, utilizando um contexto envolvente e criativo para que os estudantes realmente participem do jogo.
Uma dica é fazer com que o aluno assuma um personagem de alguma história para contar aos outros colegas, seguindo alguns objetivos e regras, como acontece em um jogo de verdade.
Dessa forma, a Gamificação proporciona uma experiência incrível para toda a comunidade escolar, principalmente os alunos que se envolvem muito mais na resolução dos problemas de uma maneira lúdica.
Benefícios do trabalho com gamificação na educação
Depois de apresentar as formas de adotar a Gamificação na educação, vamos mostrar a você alguns benefícios que essa metodologia proporciona à sua prática pedagógica.
1. Aumenta o interesse dos alunos
A Gamificação possibilita que os alunos saiam do pensamento comum e encarem novos desafios, cumprindo as devidas etapas que os levarão à conquista.
Quando eles visualizam a possibilidade de receber uma recompensa, eles se envolvem mais com a dinâmica para vencer um desafio e, consequentemente, passam a ter maior interesse pelo conteúdo.
2. Possibilita maior engajamento
Quando o professor transforma o espaço educativo em um lugar lúdico e divertido, cria-se uma aproximação com o universo dos alunos. Com isso, eles deixam de enxergar o ensino como um ambiente sério de estudo e obrigação.
Utilizando a Gamificação na educação, eles passam a sentir maior sensação de prazer e felicidade e a se engajarem mais com as tarefas pedagógicas.
3. Desperta a curiosidade
Além disso, o Gamificação também faz com que os alunos fiquem mais curiosos. Isso ocorre, pois, cada jogada permite estar em contato com o desconhecido, com o que irá acontecer a seguir.
Dessa forma, eles são instigados a desvendar enigmas, cumprir tarefas e pensar qual deve ser o melhor caminho para cumprir determinada missão.
4. Quebra resistências
Todo professor já teve algum aluno que se negava a desenvolver as atividades propostas, principalmente as que exigem maior pesquisa e trabalho.
Contudo, ao utilizar a Gamificação na educação, essa barreira é transposta, já que os jogos são uma ótima estratégia para tornar a aprendizagem mais leve e prazerosa.
Isso também ajuda na percepção de que o conhecimento não serve somente para fazer uma prova, mas sim, para auxiliar em toda a vida.
5. Pode ser aplicado com todas as faixas etárias
A Gamificação na educação funciona com todas as idades, seja com alunos no período da alfabetização ou em fases mais avançadas do ensino.
Isso permite valorizar as habilidades de cada um, além de ser uma ótima forma para que os estudantes possam explorar melhor seu processo de ensino-aprendizagem.
Viu como a Gamificação na educação pode trazer muitos benefícios para toda a comunidade escolar? Agora que você está mais ciente sobre essa metodologia de ensino, leia nosso próximo artigo e veja como as metodologias ativas são importantes para uma educação inovadora.
[E-book Gratuito]
Entenda o que é ensino híbrido, seus benefícios e como aplicar na prática!