O objetivo fim de todas as escolas é preparar seus alunos para que estejam aptos a passar em cursos e instituições de ensino superior, além, é claro, de ajudar na formação de caráter desses alunos, ou seja, formar cidadãos que tenham conhecimento de seus direitos e deveres.
Por isso, as escolas precisam estipular meios pelos quais possam avaliar o nível de aprendizado de seus alunos, e sempre buscar a excelência no ensino oferecido, além de aumentar cada vez mais o desempenho escolar de seus alunos.
O simulado de escola é uma ferramenta que possibilita que você avalie o nível de aprendizado de seus alunos. Mas, afinal, você sabe como utilizar o simulado e quais as suas vantagens para a comunidade escolar?
O objetivo deste artigo é, além de sanar todas as suas dúvidas, mostrar algumas das vantagens de se aplicar simulados. Siga na leitura e veja tudo sobre o simulado de escola!
Quais as vantagens de um simulado de escola?
Para que sua escola seja destaque na região em que está localizada, assim como no país inteiro, é necessário que o desempenho escolar de seus alunos seja elevado. E para medir esse desempenho escolar, é necessário elaborar estratégias que consigam avaliar o aprendizado dos alunos.
Uma ferramenta que pode ajudar analisar como está o desempenho de cada aluno em cada disciplina é o simulado.
Além dessa análise detalhada, há diversas outras vantagens proporcionadas pelo simulado de escola. Vamos mostrá-las a seguir para que você entenda a sua importância.
1. Avalia o desempenho escolar
A primeira grande vantagem de se aplicar um simulado de escola é a possibilidade de se avaliar o desempenho dos alunos em cada uma das disciplinas.
O ideal é tentar aplicar dois ou mais simulados por ano, para que seja possível perceber onde os alunos precisam melhorar.
O primeiro simulado deverá ser aplicado no primeiro semestre, para que seja possível avaliar o conhecimento dos alunos em todas as disciplinas cobradas. Após a análise das notas é possível que os professores elaborem estratégias educacionais que o desempenho dos alunos melhore nos conteúdos que apresentaram maior deficiência.
O segundo simulado deverá ser aplicado no segundo semestre e, a partir de então, pode-se comparar as notas entre este e o primeiro teste para avaliar também se as estratégias educacionais têm surtido o efeito desejado.
2. Aprimora as estratégias de ensino da equipe docente
Os simulados são uma ótima ferramenta para avaliar também a equipe docente. Afinal de contas, uma escola só se destaca quando conta com professores de ponta.
Os professores são peças fundamentais no processo de aprendizagem dos alunos e de seu desempenho escolar. São eles quem vão pensar em estratégias pedagógicas de ensino que facilitarão a absorção do conhecimento.
Os simulados poderão identificar possíveis falhas na transmissão de determinado conteúdo, possibilitando que os professores façam uma autoanálise e melhorem onde é necessário, utilizando uma outra abordagem que alcance melhor os alunos.
3. Auxilia a equipe pedagógica a manter o quadro de professores motivado
A equipe pedagógica, responsável por desenvolver uma gestão escolar eficiente, deve, entre outras funções, pensar em como manter a equipe de docentes motivada a participar da educação dos alunos e oferecer sempre o melhor ensino possível.
Nem sempre é possível identificar quando os professores estão desmotivados por algum motivo. Os simulados avaliam como está o desempenho dos alunos em todas as disciplinas, sendo possível observar também aqueles conteúdos que apresentam maior dificuldade.
Essa dificuldade pode decorrer de vários fatores, um deles é a desmotivação do professor. Analisando as notas das disciplinas é possível conversar com o professor e entender por que as notas dos alunos estão baixa em sua disciplina. Uma das possíveis conclusões é que ele está desmotivado, o que interfere diretamente na forma como ele pensa estratégias de ensino.
A partir dessa conclusão é possível pensar em como manter a equipe pedagógica sempre engajada.
4. Prepara os alunos para o Enem
É de conhecimento geral, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para as instituições de ensino superior no Brasil. Portanto, as escolas têm se dedicado a preparar seus alunos para conseguirem ter uma boa média nessa prova tão decisiva.
O simulado poderá preparar os alunos em vários níveis para o Exame. Veja-os a seguir:
3.1 Prepara os alunos fisicamente
O Enem é bastante extenso, possuindo 180 questões, que serão aplicadas em dois dias de prova.
No primeiro dia de provas os alunos terão que resolver 45 questões da área de Linguagens e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma Redação. Já no segundo dia, os alunos resolverão 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
A duração da prova do Enem ultrapassa as 5 horas, sendo considerada uma verdadeira prova de resistência física.
Por isso, é muitíssimo importante auxiliar seus alunos a se prepararem fisicamente e o simulado é uma ótima ferramenta para isso. Seria interessante elaborar um simulado nos moldes no Exame para que os alunos saibam exatamente o que os espera.
Além disso, seria interessante orientar quais alimentos os alunos deverão levar para realizar o simulado. Alimentos não muito pesados, mas que deem energia para conseguir chegar até o fim da prova, como frutas e barras de cereal.
3.2 Prepara os alunos psicologicamente
Além de maratonar, os alunos que farão a prova do Enem deverão saber lidar com a ansiedade. Essa é uma das provas mais concorridas; só no ano passado foram mais de 5 milhões de inscritos e isso obviamente mexe com o comportamento dos candidatos.
O simulado poderá auxiliar os alunos também nessa questão, mostrando a eles que de nada adianta se estressar e se deixar levar pela ansiedade do momento. O ideal é se manter calmo e se preparar com afinco para todas as disciplinas.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre o simulado de escola e como ele pode ajudar de várias maneiras a avaliar o aprendizado e as dificuldades dos alunos. Durante todo o artigo, abordamos o tema: desempenho escolar, que tem tudo a ver com a aplicação de simulados. Que tal dar uma lida nele? Basta clicar aqui e conferir!
1 comentário em “Simulado de escola: entenda por que ele é tão importante para o aprendizado de seus alunos”
Maravilhoso material, gostaria de receber mais informações sobre outros temas. Muito obrigado de coração.