A BNCC foi pensada e discutida durante anos pelo MEC, até ser aprovada em 22 de dezembro de 2017, completamente homologada em 14 de dezembro de 2018 e entrado efetivamente em vigor no início de 2019.
Trata-se de um documento normativo que tem o objetivo de elaborar e delimitar, por meio de um conjunto orgânico e progressivo, as aprendizagens essenciais dos estudantes da Educação Básica.
Como ela é bastante extensa e ainda recente, muitos coordenadores pedagógicos, professores e mesmo diretores ainda têm dúvidas. E é por isso, que neste artigo vamos de mostrar detalhadamente o que é a BNCC educação infantil.
Assim, você poderá conhecer melhor a Base Nacional Comum Curricular por partes e então saber como usá-la em para cada etapa, seja no ensino infantil, fundamental ou médio. Vamos lá?
O que é a BNCC educação Infantil?
A BNCC educação infantil é a parte deste grande documento que orienta como deverá ser o planejamento da educação de crianças, que tenham idade entre 0 até os 5 anos e 11 meses de vida.
Ela estipula 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser efetivamente assegurados para que todas as crianças tenham condições de se desenvolver:
- conviver;
- brincar;
- participar;
- explorar;
- expressar;
- conhecer-se.
Além disso, há também os campos de experiência:
- o eu, o outro e o nós;
- corpo, gestos e movimentos;
- traços, sons, cores e formas;
- escuta, fala, pensamento e imaginação;
- espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Para cada campo de experiências, a BNCC educação infantil define objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados por três grupos por faixa etária. Veja um exemplo para que isso fique mais claro:
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | ||
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) | Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) | Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI01TS01)
Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente. |
(EI02TS01)
Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. |
(EI03TS01)
Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. |
Importante mencionar que para campo de experiência há, pelo menos, 3 diferentes objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Além de seguir cada uma dessas normas da BNCC educação infantil, você deverá também conhecer e se guiar pelas 10 competências definidas pela Base Comum Curricular para toda a educação básica. Portanto, confira a seguir quais são essas 10 competências.
Quais as 10 competências da BNCC para a educação básica?
A BNCC propõe 10 competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de toda a educação básica. São elas:
- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
A seguir, vamos te mostrar como a sua escola pode organizar um planejamento para as crianças seguindo a BNCC educação infantil. Acompanhe!
Como organizar um planejamento anual para a educação infantil seguindo as diretrizes da BNCC?
Bom, a sua escola deverá ter um planejamento anual de acordo com as diretrizes da BNCC para toda a educação básica, o que inclui o ensino infantil.
Elaboramos, então, um passo a passo para você fazer um planejamento anual de acordo com a BNCC educação infantil. Veja:
1º Passo: tenha em mãos o documento a ser preenchido
Este é primeiro passo: você deve ter, em meio virtual ou impresso, o documento físico a ser preenchido com cada informação necessária para desenvolver um plano anual de acordo a BNCC educação infantil.
2º Passo: preencha o cabeçalho
Preencha o cabeçalho com o nome da escola, professor, público alvo; neste exemplo, usaremos crianças bem pequenas, com idade entre 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.
3º Passo: preencha o Objetivo Geral
Defina o Objetivo Geral que será trabalhado durante o ano. Por exemplo: ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar.
4º Passo: preencha os campos de experiência:
Agora é hora de especificar os 5 campos de experiência, de acordo com a BNCC:
- Eu, o outro e o nós – desenvolver atitudes e valores, como respeito, generosidade, diversidade cultura, relação com o outro, com a família e escola
- Corpo, gestos e movimentos – desenvolver a linguagem corporal, como engatinhar, andar, pular etc.
- Traços, sons, cores e formas – relaciona-se com como as crianças percebem os sons e as cores a sua volta, por meio da música, das artes, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação – desenvolvimento da imaginação e criatividade, utilizando materiais escritos com foco em conhecer e desenvolver a fala de maneira contextualizada.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – trabalha a matemática, as ciências naturais, de maneira contextualizada e divertida.
5º Passo: preencha os Objetivos de Aprendizagem que constam na BNCC
No caso da BNCC educação infantil, em cada campo de experiência há três ou mais objetivos de aprendizagem que variam de acordo com a faixa etária específica, como já mencionamos anteriormente.
Para a faixa etária que estamos trabalhando, há 7 objetivos de aprendizagem diferentes para o primeiro campo de experiência. Você deverá selecionar objetivos para cada campo de experiência, a depender do que você irá trabalhar com as crianças e do que você quer passar para seus alunos.
Para o campo de experiência Eu, o outro e o nós, faixa etária entre 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses, selecionamos o objetivo: (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
6º Passo: preencha o Eixo Temático
Aqui, você deve responder a questão “O que”?
Pense em quais os conhecimentos você deseja passar aos seus alunos para alcançar os objetivos de aprendizagem, levando em consideração os campos de experiência definidos pela BNCC educação infantil.
Vale ressaltar: neste caso, você terá que pensar em vivências que sejam interdisciplinares entre os campos de experiência.
Um exemplo de eixo temático seria: valores humanos, como compreensão, empatia, respeito, entre outros.
7º Passo: preencha a Metodologia
Neste campo, você deve responder a questão “Como”?
Explique de que maneira você irá passar o conhecimento selecionado para que o objetivo seja alcançado, levando em consideração os campos de experiência definidos pela BNCC educação infantil.
Um exemplo para a faixa etária que estamos usando seria explorar brincadeiras que façam com que as crianças imaginem, criem espaços diferentes, além de trabalhar o respeito e a empatia, como uma invenção de uma história do mundo do faz de conta.
8º Passo: preencha os Direito de Aprendizagens e Desenvolvimento na Educação Infantil (BNCC)
A BNCC educação infantil estipula seis direitos de aprendizagens e desenvolvimento, neste campo você deverá descrevê-los, relembre quais são eles:
- Conviver;
- brincar;
- participar;
- explorar;
- expressar;
- conhecer-se.
9º Passo: descreva os Recursos Materiais
Aqui, você deverá descrever quais os materiais que serão utilizados ao longo do ano para que as atividades propostas sejam cumpridas. Livros, lápis de colorir, brinquedos, tesoura, enfim, todos os materiais que você julgar necessário.
10º Passo: preencha a Avaliação
Para a BNCC educação infantil, a forma de avaliar crianças é por meio do acompanhamento, e ele deverá ser constante, contínuo e detalhado. Para isso, existe o registro do desenvolvimento e o portfólio.
Após todos os passos, é necessário acompanhar de perto o planejamento anual para que ele seja executado da melhor maneira possível.
Esperamos que você gostado de conhecer a BNCC educação infantil, e que as informações deste artigo sejam úteis para que você e sua escola. E se você quiser saber sobre como será a BNCC na prática para toda a educação básica, dê uma lida no artigo que fizemos sobre este assunto.
1 comentário em “Saiba o que a BNCC educação infantil determina”
Ótimo, é bem explicado o método de fazer o planejamento tirou minhas dúvidas.