A forma como se avalia os alunos é sempre uma temática delicada. As avaliações mais tradicionais nem sempre mostram com exatidão o desenvolvimento dos estudantes, uma vez que ainda que o estudante saiba muito sobre determinado conteúdo pode ficar nervoso na hora de realizar uma prova e não conseguir responder as questões com exatidão.
Sempre em busca de inovar e apresentar o melhor ensino aos estudantes, as escolas têm pensando em maneiras mais atuais de avaliar o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, e é aí que surge a avaliação formativa.
Ela aparece como uma estratégia que foge à maneira tradicional de medir os desempenho escolar dos alunos, fazendo uma espécie de acompanhamento mais aprofundado e individual.
Sendo um modelo bastante novo e inovador é comum que coordenadores, professores e diretores apresentem dúvidas em relação a ele. Pensando nisso, elaboramos este artigo que vai ajudá-lo a entender essa estratégia avaliativa mais profundamente, além de mostrá-lo como instituí-la em sua escola pode ser um diferencial para toda a comunidade escolar.
AVALIAÇÃO FORMATIVA:
O QUE É, CARACTERÍSTICAS E QUAIS SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
O que é avaliação formativa?
A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizado dos alunos.
Ela é uma alternativa viável, contrapondo-se à maneira mais tradicional de avaliação. As provas tradicionais são muito voltadas à reprodução do conteúdo aprendido, sendo unilaterais e não dando brechas para que os alunos apresentem aos professores feedbacks sobre suas aulas, atribuindo a eles pouco protagonismo no processo de absorção do conhecimento.
A avaliação formativa vem, justamente, para quebrar esse paradigma e dar aos alunos o papel de co-autores no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Quais são as características da avaliação formativa?
A avaliação formativa foge ao tradicional, trazendo o aluno para o centro de sua própria formação, como mencionado anteriormente. Além disso, uma outra característica marcante desse processo é a auto-avaliação.
Importante mencionar também que a avaliação formativa é uma via de mão dupla, o que significa que os professores devem sempre dar feedbacks atualizados do desenvolvimento dos alunos, assim como os alunos também precisam informar aos professores questões pertinentes à didática e ao ensino, o que tem funcionado e o que não está dando tão certo.
Portanto, para que essa seja uma prática eficiente, as partes envolvidas precisam estar devidamente engajadas em participar, o que pode ser um verdadeiro desafio para os professores, que devem trazer temas sempre muito cativantes para prender a atenção dos alunos.
A avaliação formativa é formada por várias maneiras de avaliar o desenvolvimento das crianças e jovens. Isso significa que os professores deverão pensar em diferentes modos de avaliar, como trabalhos, seminários e, quem sabe a própria prova tradicional, mas de uma maneira mais engajada e contextualizada, contando sempre com a opinião e o aval das pessoas mais importantes – os alunos.
Quais os instrumentos utilizados na avaliação formativa?
Bom, a avaliação formativa adota vários tipos de métodos avaliativos, sempre de maneira engajada, oferecendo ao aluno ser co-autor da construção do próprio conhecimento e, portanto, utiliza algumas ferramentas, como as seguintes:
- auto-avaliação;
- testes tradicionais;
- simulados;
- seminários;
- trabalhos em grupo.
Vale lembrar que esse tipo de avaliação visa formar e informar os alunos a respeito de seu desenvolvimento como estudantes capazes de passarem em qualquer exame e cidadãos cientes de seu lugar no mundo.
Portanto, os métodos avaliativos que constituem uma avaliação formativa podem ser abertos ao método didático do professor, mas é imprescindível que a auto-avaliação esteja presente sempre.
Nesse método você deve estabelecer uma relação de intimidade entre alunos e professores, que devem possuir um diálogo bem aberto, pois sempre que o professor pensar em aplicar uma prova ou qualquer outro tipo de avaliação que vise medir o conhecimento, deve discutir isso com os alunos antecipadamente.
Isso é fundamental para que os alunos sintam-se realmente parte ativa de seu processo de ensino e aprendizagem e fiquem à vontade para posteriormente falarem sobre os pontos positivos e sobre suas dificuldades.
Qual a importância da avaliação formativa?
A avaliação formativa é de extrema importância para o contexto de aprendizagem dentro de uma instituição. Ela pode ser a solução para não deixar os alunos ficarem desmotivados ou ainda restabelecer o ânimo daqueles que já se encontram saturados do método de ensino tradicional de apenas ouvir o conhecimento.
Ao instituir esse processo em sua escola, você passa a mensagem a pais e alunos que a sua instituição passa valores morais e éticos, como autonomia, responsabilidade, capacidade de gestão e autoconhecimento.
Além disso, você demonstra que mais que números, os alunos são para sua escola seres humanos em formação evolutiva, que têm muito a contribuir para a instituição e para si mesmos.
As escolas angariam várias matrículas quando são referência em aprovação no Enem e demais vestibulares, mas também quando passam a mensagem que, além disso, querem formar cidadãos empáticos e conscientes de seus deveres e direitos sociais.
A importância desse processo é grandiosa também para os professores que estarão sendo verdadeiramente avaliados pelos alunos. Eles poderão observar quais as práticas didáticas funcionam e o que precisam melhorar e aprimorar, além de entender os desafios individuais dos alunos e pensar em estratégias que atuem de maneira específica.
É claro que a avaliação formativa não é uma tarefa fácil e vai exigir de professores, alunos e de coordenadores tempo e empenho, já que é uma estratégia para ser pensada fora da caixa, mas certamente trará muitos bons frutos a todos que participarem desse processo de construção mútua de conhecimento.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer o que é a avaliação formativa e sua importância dentro do ambiente escolar. Se você quer, cada vez mais, ajudar os alunos de sua escola a serem protagonistas do próprio processo de conhecimento, dê uma lida em nosso artigo sobre como trabalhar competências e habilidades em sala de aula, esse é um tema super atual e interessante que tem tudo a ver com as diretrizes da BNCC.
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