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Veja como funciona o Novo Ensino Médio e prepare sua escola às mudanças

  • Sabrina Andrade
  • 10/02/2021
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Você ainda tem dúvidas sobre como funciona o Novo Ensino Médio? Ele corresponde aos últimos anos da Educação Básica dos estudantes e é uma das fases mais complexas, pois é durante esse período que surgem algumas dúvidas sobre suas escolhas profissionais e o futuro.

Dessa forma, é importante que as escolas estejam preparadas para acolhê-los nessa nova fase. Mas aqui entra outro detalhe: “Como fazer isso?”.

Nos últimos anos, a educação tem passado por muitas transformações, já que o modelo tradicional de ensino não dialoga com as necessidades dos estudantes e as demandas da sociedade atual. Tudo isso faz com que as escolas busquem evoluir e se reestruturar para oferecer um novo currículo com práticas pedagógicas inovadoras.  

Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona o Novo Ensino Médio e como a sua escola pode se preparar para as mudanças. Acompanhe!

O que é o Novo Ensino Médio?

Para saber como funciona o Novo Ensino Médio, é preciso entender o que ele é. O Novo Ensino Médio é uma reforma na grade curricular aprovada pela lei nº 13.415/2017, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu algumas mudanças na estrutura do ensino.

Além de ampliar a carga horária mínima dos alunos na escola de 800 horas para 1.000 horas no ano letivo, o novo sistema também definiu uma organização curricular mais flexível, porém com uma formação integral que contemple as competências essenciais para o século XXI. 

Para isso, ele adota a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de estabelecer que um currículo obrigatório seja comum a todos os alunos, de modo que eles se tornem protagonistas, tenham maior engajamento e autonomia e participem ativamente do seu processo de aprendizagem.

Com isso, as instituições de ensino terão até o ano de 2022 para se adaptarem à nova legislação.

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Como funciona o Novo Ensino Médio?

Para entender melhor como funciona o Novo Ensino Médio, temos primeiro que conhecer as suas mudanças. 

As principais alterações estão no aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e os itinerários formativos. Vejamos cada um deles em detalhes.

Carga horária

Com a adoção do Novo Ensino Médio, a carga horária total dos estudantes será ampliada de 2.400 horas para 3.000 horas. Elas terão a seguinte divisão: 

  • 1.800 horas serão usadas para as aprendizagens comuns e obrigatórias estabelecidas pela BNCC;
  • 1.200 horas serão destinadas ao itinerário formativo.

Além disso, a proposta é que todas as escolas de Ensino Médio sejam de tempo integral, com uma carga horária ampliada para 1.400 horas anuais, correspondendo a 7 horas diárias. Com isso, os estudantes passarão mais tempo nas escolas para realizarem seus estudos e se dedicarem em oficinas e práticas esportivas.

BNCC

A proposta da BNCC visa garantir que todo estudante brasileiro, seja de escolas públicas ou privadas, receba a mesma aprendizagem comum e obrigatória.

Ela está organizada em 4 áreas de conhecimento: 

  • Matemática;
  • Linguagens;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza.

Esse modelo por áreas do conhecimento estimula novos formatos de ensino e a interdisciplinaridade. Logo, as aulas podem se tornar menos expositivas e mais dinâmicas, favorecendo a realização de projetos e atividades para uma maior participação dos estudantes.

Vale observar que a BNCC não exclui as disciplinas, mas disponibiliza esses conhecimentos de forma diferenciada. 

Portanto, as escolas, obrigatoriamente, devem incluir o ensino de habilidades e competências de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Geografia;
  • História;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Sociologia;
  • Filosofia;
  • Inglês.

As matérias de Português e Matemática são as únicas obrigatórias para os 3 anos.

Itinerários formativos

Os itinerários formativos são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola, que os estudantes poderão seguir a partir do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de se aprofundar em determinada área do conhecimento ou de se qualificar profissionalmente.

Ao longo de todo o Ensino Médio, os estudantes deverão dedicar, no mínimo, 1.200 horas da carga horária para as disciplinas dos itinerários formativos. A ideia é dar maior autonomia para que os estudantes possam optar pela área na qual desejam se aprofundar. 

Existem diversas possibilidades de itinerários formativos. Porém, não é necessário que a escola conte com todos eles em sua grade curricular. A Lei do Novo Ensino Médio determina que a escola disponibilize 2 itinerários formativos, no mínimo. 

Além disso, a construção de cada itinerário também fica sob a responsabilidade da instituição de ensino.

Como a escola deve se preparar para o Novo Ensino Médio?

Para que a escola possa atender às demandas do Novo Ensino Médio, é preciso um planejamento com as seguintes etapas:

  • Plano de ação: para definir especificamente todos os pontos a serem alterados ou implementados e montar um cronograma de execução com as entregas definidas;
  • Estabelecer a organização: neste quesito, cada ação deve ter um responsável que acompanhe o seu desenvolvimento;
  • Comunicação: visa compartilhar o plano de mudança, o cronograma de transição, com a comunidade escolar para mantê-la atualizada.

Com relação à reestruturação do currículo, as escolas dependem das normativas do MEC e das secretarias estaduais de educação. Portanto, é importante acompanhar o processo de elaboração dos documentos oficiais.

Como vimos, a legislação já sinaliza diversos caminhos que podem ser explorados no Novo Ensino Médio, porém, muitas iniciativas ainda estão com suas definições em curso.

Portanto, a efetiva implantação do Novo Ensino Médio ocorrerá durante os próximos anos.

Gostou de saber como funciona o Novo Ensino Médio e como ele visa melhorar a aprendizagem dos alunos? Aproveite para ler nosso próximo artigo sobre como trabalhar a BNCC com os professores!

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Você sabe como utilizar a BNCC na área de linguagens? Entenda tudo sobre esse assunto neste modelo de planejamento pedagógico que preparamos para você!

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Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »
Sabrina Andrade

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Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
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