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Aprenda como o Design Thinking pode ser aplicado em sala de aula

  • Sabrina Andrade
  • 22/01/2021
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Nos últimos anos, o modelo educativo tradicional tem recebido novas ferramentas e estratégias, como o Design Thinking na educação, que ajuda na construção de um ensino mais atrativo e interativo. 

Com o auxílio crescente das tecnologias em sala de aula e a introdução de metodologias ativas e abordagens modernas, o aprendizado dos alunos tem sido mais inovador, consciente e criativo.

Por falar em criatividade, o Design Thinking é uma excelente proposta que visa encontrar soluções para os problemas propostos em aula. Assim, de forma estruturada, os professores incluem os alunos em pesquisas colaborativas de forma a desenvolver a empatia. 

Neste artigo, você irá aprender mais detalhes sobre o Design Thinking na educação, seus benefícios e como ele se aplica em sala de aula. Confira!

O que é Design Thinking?

O Design Thinking corresponde a uma nova metodologia usada para a solução de problemas. 

O termo foi incluído na educação como uma aprendizagem investigativa, que funciona com a colaboração de todos, de modo a desenvolver empatia. Assim, o Design Thinking na educação está centrado nas pessoas, contemplando suas necessidades individuais.

Além disso, a metodologia está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por oferecer aos alunos uma aprendizagem de acordo com a realidade e o seu contexto, visando resolver desafios.

Para entender melhor como aplicar essa metodologia no ensino, é preciso observar como ocorrem suas 5 etapas. Vejamos cada uma delas a seguir.

Como aplicar o Design Thinking em sala de aula

Não há uma forma única e correta de aplicar o Design Thinking, mas é importante considerar as 5 etapas que devem ser exploradas em sala de aula para solucionar problemas. 

Tais etapas proporcionam mais dinamismo, envolvimento e sentimento de pertencimento dos alunos, que colaboram para o redesenho das aulas.

Etapa 1: descoberta

A primeira etapa do Design Thinking na educação é chamada de descoberta por se tratar de um desafio específico que será revelado para a busca de solução. 

O desafio precisa ser entendido por todos os alunos e deve estar de acordo com sua faixa etária e nível de conhecimento. Ou seja, a metodologia deve ser planejada com base no currículo escolar de cada ano.

Etapa 2: definição ou interpretação

Coletadas as informações na etapa anterior, é preciso selecioná-las. Para isso, é necessário realizar a análise e a categorização dos dados para que, de fato, seja sistematizado qual problema se deseja solucionar.

É um momento de colaboração e de tomada de decisão, visto que os alunos envolvidos também podem participar dessa escolha, de forma a definir o que é importante para o desafio e para eles também.

Portanto, é na fase de definição, ou interpretação, que se define qual será o problema ou o desafio proposto.

Etapa 3: ideação

Essa fase do Design Thinking na educação consiste em gerar ideias para solucionar o problema apresentado. Aqui, a colaboração se torna ainda mais importante, já que a ideia de algum aluno pode complementar a do outro e assim por diante.

Ao final dessa “chuva de ideias”, é importante selecionar as que apresentam maior possibilidade de solucionar o desafio.

Vale ressaltar que o professor conduz toda a aprendizagem e deve direcionar os alunos no momento de ter e de escolher as suas opções de insights.

Etapa 4: prototipação

Na prototipação, as ideias passam a ganhar um formato, gerando, assim, um produto original.

Ele pode ser construído por meio de uma história, um diagrama, um anúncio, um modelo, uma maquete ou, ainda, algum material digital.

Contudo, seja qual for o protótipo gerado, o fator de sucesso para o aprendizado dos alunos precisa ser visto ao longo de todo o processo e seu resultado. Assim, o professor oferece os comentários acerca do desafio.

Logo, cabe a você acompanhar e auxiliar na construção do aprendizado dos alunos pela tentativa e erro. Assim, é possível fazer com que eles corrijam ou revisem o próprio trabalho, estimulando um ambiente de responsabilidade e empatia entre todos.

Etapa 5: teste ou evolução

Na última etapa, os alunos visualizam o que criaram e observam a evolução do trabalho que desenvolveram.

O professor precisa identificar quais foram os fatores de sucesso, saber as suas dificuldades, ou seja, documentar todas as ações que envolveram a solução do desafio.

Também é importante que eles façam a apresentação do trabalho para todos da turma ou até mesmo para comunidade escolar, expressando, assim, a importância de cada etapa e como elas foram desenvolvidas.

Isso é importante para que todos entendam como o compartilhamento de ideias, impressões e aprendizados geram melhorias contínuas.

Acompanhe o resumo de todas as etapas do Design Thinking na educação:

Quais são os benefícios do Design Thinking na educação?

Como apresentamos acima, o método do Design Thinking promove uma forma de pensar centrada nas pessoas. Sendo assim, sua aplicação em sala de aula visa criar oportunidades de aprendizagem desafiadoras para que os estudantes aprendam a desenvolver seus próprios processos de pensamento e aprendizagem

Sua aplicação também conduz à busca por soluções, o que possibilita grande diferença no modo de aprendizagem e propõe iniciativas novas e criativas que geram impacto positivo ao final.

O Design Thinking na educação tem muito a contribuir. Permite a troca de informações, de escutar o outro, criar, envolver e trabalhar com a solução de problemas. Possibilita, ainda, o pensamento visual e o desenvolvimento da empatia, colaborando com todas essas questões, desde o planejamento até a avaliação dos alunos.

Além disso, essa metodologia pode ser aplicada em todas as áreas do conhecimento, já que permite a participação ativa do aluno na construção do conhecimento.

Acompanhe, a seguir, outros benefícios do Design Thinking na educação para o processo de aprendizagem:

  • promove uma cultura de inovação nas aulas;
  • desenvolve competências que estimulam o protagonismo e incentivam a reflexão e o aprimoramento contínuos da comunidade escolar;
  • possibilita novas vivências, formas de aprender e oportunidades de aprendizagem para todos;
  • incentiva a cultura de pensamento;
  • estimula as habilidades necessárias para lidar com os desafios e as transformações do mundo, inclusive tecnológicas.

Gostou de saber sobre o Design Thinking na educação e como ele pode ser aplicado em sala de aula? Agora, aproveite para ler nosso próximo artigo e saiba mais sobre a cultura maker na escola!

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Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »
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Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
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