Captar novos alunos nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, pensar em estratégias de captação é uma parte muitíssimo importante de todo planejamento escolar e vai exigir de você e de toda a equipe que faz parte de sua escola muito trabalho e dedicação.
A tecnologia vem modificando todos os âmbitos da sociedade, inclusive o mercado educacional. E ela tem, inclusive, modificado as estratégias para angariar novas matrículas.
Pensando em ajudá-lo a elaborar campanhas de matrícula escolar eficientes e que condizem com o século XXI, separamos algumas dicas para captação de alunos para você. Para conferi-las, basta seguir na leitura!
1. Invista em um ensino de qualidade
Investir em um ensino de qualidade é a primeira de nossa lista de dicas para captação de alunos.
Parece óbvio, mas é necessário destacar essa dica. Um dos meios de maior captação de estudantes é a propaganda boca a boca, os pais e responsáveis que fazem parte de sua escola irão comentar, contar e até indicar a instituição aos seus amigos, desde que o ensino oferecido seja de excelência.
Por isso, invista na capacitação de docentes, coordenadores e demais colaboradores de sua instituição. Esteja sempre atento aos resultados obtidos nos últimos vestibulares e no Enem. E, além disso, invista sempre em um ensino voltado à formação cidadã dos estudantes, por meio do ensino de competências socioemocionais.
Tudo isso fará com os que pais e responsáveis que ainda não fazem parte de sua escola se sintam atraídos e matriculem seus filhos em sua instituição.
2. Procure por metodologias ativas que façam do aluno protagonista em seu processo de ensino-aprendizagem
Os alunos de hoje em dia já não se mantêm atentos às aulas como antes. Isso acontece porque os estudantes do século XXI possuem um acesso muito maior à informação, o que faz com que eles se sintam desmotivados com as antigas aulas tradicionais, em que apenas o professor era o detentor de todo o conhecimento.
E é nesse sentido que as metodologias ativas têm ganhado espaço no sistema educacional atual. Elas vêm para atender às demandas da educação 4.0 — uma versão moderna e arrojada da educação —, que acredita na aliança entre tecnologia e ensino presencial.
Dentre essas metodologias podemos destacar o ensino híbrido, cujo objetivo final é unir de maneira equilibrada ensino presencial e tecnologia. E isso só é possível por meio de suas práticas pedagógicas:
- Modelo Rotacional;
- Sala de Aula Invertida;
- Rotação por estações;
- Rotação Individual;
- Laboratório Rotacional;
- Modelo Flex;
- Modelo à la Carte;
- Modelo Virtual Aprimorado.
Mas, afinal, o que tudo isso tem a ver com a captação de alunos?
Inserir metodologias ativas em sua escola é uma forma de atrair cada vez mais pais e alunos que estão antenados às novidades e o bem que os aparatos tecnológicos podem proporcionar.
Além disso, essas metodologias ativas buscam inserir o aluno no centro de seu processo de ensino-aprendizagem, fazendo dele protagonista e não um mero telespectador. Tudo isso está em perfeita comunhão com o que prega a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Básica.
3. Utilize o marketing digital para atrair alunos
Você sabia que o marketing digital pode ajudar você a atrair novas matrículas?
É isso mesmo! O marketing digital é constituído por várias atividades ligadas ao desenvolvimento e propagação de marcas e produtos por vias completamente digitais. Isso quer dizer que a propagação e criação de conteúdo relevante sobre sua escola será feita e divulgada por meio de ferramentas tecnológicas.
O marketing digital é uma macro ferramenta e apresenta algumas estratégias para ser colocado em prática.
As principais estratégias que compõem o marketing digital são: o SEO, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Essa é uma das dicas de captação de alunos mais legais e produtivas, já que vai fazer com que sua escola se aproxime dos alunos que a frequentam e daqueles que você quer que frequentem. Isso porque a geração Z está acostumada a lidar com informações de maneira online.
As empresas estão cada vez mais se dedicando ao marketing digital pela sua possibilidade de análise de dados e constante melhoria das campanhas realizadas. Atualmente, existem centenas de ferramentas que te ajudam a identificar qual público você quer atingir, se suas campanhas de marketing estão dando certo e o que você pode fazer para melhorá-las no ambiente digital, possibilitando captar alunos em tempos de distanciamento social.
Bem interessante não é mesmo? Então não deixe para depois e procure hoje mesmo investir em marketing digital para sua escola!
4. Identifique quem é seu público alvo
Outra de nossas dicas para captação de alunos é a seguinte: identifique quem é seu público alvo.
Mesmo porque não adianta nada pensar em estratégias de marketing digital e produção de conteúdo online se você ainda não sabe quem quer atingir.
Para conhecer o público alvo de sua escola, você deverá olhar para sua instituição de ensino e, sobretudo, para seu planejamento escolar. Esse olhar deverá ser bastante atento e analítico, pois será a partir dele que você verificará qual o perfil das pessoas que mais se matriculam em sua escola.
Após essa análise, procure criar um perfil para uma pessoa fictícia e vá atribuindo características a essa pessoa.
Primeiro, pense se você quer atingir alunos ou pais ou os dois. Suponhamos que você queira atingir os pais ou responsáveis das crianças e jovens. Então, reflita a respeito das seguintes questões:
- “Quem eu quero que matricule seu filho em minha instituição?”
- “Qual a faixa etária dessa pessoa?”
- “Qual a profissão dessa pessoa?”
Depois disso, crie, de fato, essa pessoa fictícia e quando for direcionar a ela seus conteúdos, procure tratá-la com pessoalidade, como se a conhecesse, estabelecendo um vínculo, para que ela se sinta à vontade para matricular seu filho em sua escola.
Essa é uma estratégia bem interessante utilizada por diversas empresas para atrair seu público e, se feita com cuidado e atenção, vai te ajudar, e muito, a captar novos alunos.
5. Aposte em mídias sociais
A quinta de nossas dicas para captação de alunos é: aposte em mídias sociais para divulgação de sua escola.
Pense com cuidado e muita atenção e, então, crie uma conta no facebook, no instagram e no linkedin para sua escola. Além disso, procure investir na divulgação do nome, da missão, dos eventos e das conquistas de sua instituição.
Quanto mais seguidores, melhor a sua imagem virtual e, consequentemente, sua imagem real.
6. Crie um blog para sua escola
Seguindo com nossas preciosas e práticas dicas para captação de alunos: crie um blog para sua escola.
Se você não sabe muito bem do que se trata um blog, não há problema, explicamos melhor para você.
O blog é um espaço onde você vai poder criar e divulgar artigos relacionados diretamente à sua instituição de ensino e ainda outros assuntos que despertem o interesse dos alunos e pais. De quebra, você ainda trabalha a estratégia de Marketing de Conteúdo!
Dentro do blog de sua escola você pode abordar questões como quais as profissões do futuro, assuntos relacionados às principais datas do ano para os estudantes que vão prestar vestibular, como melhorar o desempenho nas aulas, além de diversos outros conteúdos interessantes e que gerem o envolvimento dos alunos
7. Conte com a ajuda de uma plataforma online
Por fim, mas não menos importante trouxemos a dica: conte com a ajuda de uma plataforma online.
Acreditamos que ao longo da leitura das outras dicas para captação de alunos você deve ter percebido como a tecnologia está cada vez mais presente no meio educacional e como o seu manuseio pode trazer bons frutos à sua instituição.
Atualmente, já existem plataformas online que oferecem simulados com correção TRI, questões inéditas nos moldes do Enem e temas de redações que preparam o estudante de modo efetivo. Contar com a ajuda de uma plataforma parceira que já tem todo o conhecimento e domínio do meio virtual para preparar seus alunos é realmente muitíssimo válido e efetivo.
Essa dica tudo tem a ver com a dica 1: invista em um ensino de qualidade, afinal, como mencionamos, oferecer um ensino de excelência é o primeiro passo que uma escola deve dar para captar novos alunos; e nada mais efetivo que apresentar aos alunos simulados e redações que os prepare efetivamente para os vestibulares.
E é por tudo isso que acreditamos que a ajuda de uma plataforma online que conheça todos os caminhos tecnológicos pode ajudar, e muito, a sua escola nessa empreitada de captação de estudantes.
Bom, esperamos que as nossas dicas para captação de alunos tenham sido realmente produtivas para você! Aproveite para ler nosso artigo sobre modelo de planejamento escolar para usar em sua instituição!