Ao longo do período letivo, os alunos passam por uma série de estratégias de avaliações. Tais aplicações têm o intuito de verificar se, de fato, a aprendizagem deles está ocorrendo.
Além disso, as avaliações funcionam como uma ferramenta poderosa de diagnóstico. Porém, somente a aplicação da avaliação formal não adianta, pois os alunos se preparam com uma memorização de curta duração e acabam esquecendo o conteúdo.
Existem diversos meios para mensurar o que está sendo aprendido. Para saber se os alunos fixaram as matérias, é possível usar diversas técnicas.
Neste artigo, vamos apresentar 8 sugestões que podem ajudar na elaboração de avaliação do professor! Confira!
8 estratégias de avaliação para aplicar com os alunos
As estratégias de avaliação correspondem a um conjunto de métodos utilizados para analisar o desempenho dos alunos, medindo seus conhecimentos sobre os assuntos ensinados.
No entanto, elas também ajudam em outros aspectos relevantes do processo de ensino-aprendizagem, como a avaliação diagnóstica, por exemplo.
Essa diversificação no momento de avaliar tem o objetivo de promover o avanço do aluno de forma fragmentada e objetiva. A seguir, listamos algumas ferramentas eficazes para avaliar os alunos:
1. Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica é uma ferramenta que traz informações sobre o quanto o estudante domina determinados conhecimentos, habilidades e competências. Com essa estratégia é possível mapear os pontos fortes e as dificuldades de forma qualitativa.
Logo, as informações oferecidas por esse diagnóstico ajudam a guiar o planejamento do professor e, consequentemente, na escolha da intervenção pedagógica a ser aplicada, conforme as necessidades de cada aluno.
Isso permite que seja visto seu progresso, até ele atingir novos patamares em suas competências.
2. Avaliação formativa
A avaliação formativa busca avaliar de maneira constante se as práticas pedagógicas adotadas pelos educadores alcançam os resultados esperados.
Para isso, o professor pode se valer de diversos tipos de prova:
- provas tradicionais;
- seminários;
- trabalhos em grupo, entre outras.
É interessante variar nos tipos de avaliação, já que quanto mais chances de avaliar se os alunos estão aprendendo ou não determinado conteúdo, melhor.
AVALIAÇÃO FORMATIVA:
O QUE É, CARACTERÍSTICAS E QUAIS SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
3. Participação em sala de aula
Dentre as estratégias de avaliação que o professor pode utilizar também está a participação dos alunos em sala de aula. É interessante verificar se eles interagem com o assunto, se participam ativamente das atividades propostas, se trabalham bem em grupo e prestam atenção nas aulas.
Observar essa participação também implica sobre o bem-estar dos estudantes no ambiente escolar, não necessariamente no seu desempenho nas disciplinas.
Afinal, quando o ensino não é feito em um local adequado, o processo de aprendizagem pode ficar comprometido.
Por isso, é preciso fazer uso de meios eficientes para que a análise seja feita da melhor maneira e, assim, o aluno obtenha a avaliação correta.
4. Métodos alternativos de avaliação
Claro que as provas tradicionais continuam sendo úteis para avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre determinados assuntos, mas elas são bem limitadas. Isso porque, há outros tipos de conhecimento que não são possíveis de analisar.
Portanto, a escola deve ser mais aberta a novos métodos e incentivar os professores a adotarem estratégias de avaliação alternativas, como trabalhos práticos, projetos interdisciplinares, pesquisas, entre outros.
Atividades dessa natureza permitem uma avaliação mais completa e precisa, que vai além dos conhecimentos teóricos dos alunos e o seu desenvolvimento. Elas também oferecem aos estudantes oportunidades para adquirir ou melhorar habilidades e competências importantes para toda a vida.
Além disso, na maioria dessas propostas, os estudantes se divertem enquanto aprendem e conseguem assimilar como os assuntos estudados nas aulas podem ser aplicados no cotidiano.
5. Caixa de sugestões
Outra alternativa de avaliação é a caixinha de sugestões. Esse objeto pode ser deixado próximo à porta ou na mesa do professor, por exemplo. Nada impede também de utilizar ferramentas online, como os formulários, com a possibilidade de aceitar respostas anônimas.
Essa é uma excelente forma de receber retorno dos alunos que se sentem envergonhados de se aproximar do docente para falar algo ou tirar dúvidas.
Nesse sentido, o professor vai ter um retorno sobre o seu trabalho e saber dos próprios alunos o que eles têm necessidade.
6. Projetos extraclasse
Para propor projetos extraclasse, uma boa ideia é explorar problemas reais objetivando encontrar soluções criativas. Por exemplo, temas como preservação ambiental são extremamente importantes e se relacionam a diversos campos do conhecimento.
Os projetos trazem diversos benefícios e enriquecem o processo de aprendizagem, pois eles não só permitem que os alunos apliquem conceitos aprendidos nas aulas, mas também ajudam na associação de disciplinas diferentes.
Além disso, essas atividades exigem a interação entre a turma, possibilitando a troca de experiências e a aprendizagem colaborativa. Assim, uns aprendem com os outros e o professor pode avaliar os alunos a partir dessas trocas.
7. Autoavaliação
Quando se fala em estratégias de avaliação, também precisamos destacar a autoavaliação. Quando os alunos avaliam seu próprio desempenho, os professores fazem com que eles reflitam sobre seu aprendizado, sua postura, suas dificuldades e seu desenvolvimento.
Dessa maneira, a autoavaliação pode ser usada para estimular os estudantes a terem mais responsabilidade com seu próprio aprendizado. Assim, eles despertam para a consciência de que sua participação é importante até mesmo nas avaliações.
8. Ferramentas tecnológicas
Os recursos digitais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e as tecnologias educacionais têm acompanhado essa transformação.
A tecnologia amplia horizontes e pode ajudar na hora de avaliar o estudante. Uma ferramenta que pode ajudar a analisar como está o desempenho de cada aluno em cada disciplina é o simulado.
Além disso, o simulado possibilita outras análises, como no aprimoramento das estratégias de ensino, na motivação da equipe, na preparação dos alunos para os vestibulares etc.
O que achou dessas 8 estratégias de avaliação para os alunos? Para saber mais sobre esse processo, leia também o nosso artigo completo sobre avaliação escolar!
[E-book Gratuito]
Enfrentando desafios para pensar e planejar aulas, atividades e avaliações online? Confira este guia da educação online!