A hora da avaliação escolar é um momento de extrema relevância para os professores, escola, pais e também para os alunos.
Para os professores, esse é o momento de verificar se o ensino que tem sido passado dia após dia está realmente sendo absorvido pelos estudantes.
Para coordenadores da instituição, ela é fundamental para fazer as análises dos resultados para posteriormente realizar planejamentos escolares futuros.
De forma semelhante, os pais têm interesse nos resultados apresentados, porque eles também são corresponsáveis pela educação dos filhos, a fim de estimulá-los sempre a perseguirem os melhores resultados.
Já para os alunos, o momento da avaliação escolar é decisivo, pois são as notas obtidas que dirão se eles irão ou não avançar para os próximos ciclos.
Neste artigo, você vai entender tudo sobre avaliação escolar: seus objetivos, os principais tipos, suas características e muito mais. Além disso, preparamos um bônus ao final, para você conhecer 4 métodos de avaliação na educação a distância que irão ajudar você e sua escola em como avaliar no ensino remoto. Confira!
Índice
Os objetivos da avaliação escolar
Quais são os principais tipos de avaliação?
[Bônus] 4 métodos de avaliação na educação a distância
O que é a avaliação escolar
Qual imagem vem na sua cabeça quando você escuta alguém falar em avaliação escolar? Muito provavelmente você deve pensar em uma sala de aula cheia de alunos fazendo prova, certo? Mas o ato de avaliar não é uma prática somente feita nas instituições de ensino.
A avaliação é um processo que faz parte da nossa vida. Veja bem: quando recebemos um elogio ou até mesmo uma crítica é porque fomos avaliados por alguém. E podemos avaliar vários aspectos em uma pessoa, como o seu comportamento, a maneira de se organizar, o jeito de se comunicar e agir. Dessa forma, estamos criando alguns pré-conceitos sobre esta pessoa, causados pelas impressões que ela nos transmite.
Já na escola, a avaliação sempre se fez presente e bastante necessária, pois ela serve como uma régua de medição do aprendizado adquirido pelos alunos por meio da realização de provas.
Até pouco tempo atrás, uma metodologia comum era a aplicação de somente uma prova para cada disciplina cursada e o aluno era avaliado dessa forma.
Com isso, muitas outras competências do indivíduo ficavam de fora, pois elas não eram consideradas, o que prejudicava muito aqueles que não conseguiam uma nota suficiente.
Em muitas situações, o aluno pode ter um ótimo desempenho na argumentação e exposição da sua ideia, debatendo e apresentando seu ponto de vista com colegas, mas também pode se sair mal em avaliações apenas porque se sente ansioso na hora de fazer um exercício avaliativo, por exemplo. Afinal, a situação de ser avaliado pode possibilitar a sensação de medo em alguns estudantes.
Para além de todas essas questões expostas e acreditando que os instrumentos de avaliação escolar devem ser mais que números, que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge orientando a mudança de alguns aspectos tradicionais da educação e procurando tornar o aluno protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem.
Com a BNCC em vigor, a educação passou a avaliar o aluno de formas diferentes, considerando todo o seu potencial diante do processo ensino, o seu envolvimento com a aprendizagem, da sua participação e envolvimento nas atividades e em sala de aula, nas tarefas e trabalhos de casa, etc.
Tudo isso passou a ser visto como avaliação e que deve ser feita continuamente, ao longo do período escolar, estando integrada aos objetivos do professor e da escola, que precisam estar claros e bem definidos.
Agora que você entendeu o que é a avaliação escolar, vamos conhecer quais são os seus objetivos.
Os objetivos da avaliação escolar
Como vimos, atualmente a avaliação escolar serve para diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.
Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo ensinado pelo professor foi absorvido pelos estudantes, bem como aferir se eles estão conseguindo acompanhar o processo de ensino-aprendizagem. Mas ela também mostra as fragilidades de cada um, com o intuito de serem melhoradas nos próximos passos da jornada ao conhecimento.
E engana-se aqueles que pensam que as avaliações se aplicam apenas aos alunos, pois o resultado delas também é essencial para averiguar se o método de ensino utilizado em sala pelo corpo docente é eficaz. A partir disso, o professor pode refletir e aprimorar sua metodologia.
De modo geral, os objetivos da avaliação escolar são:
- mensurar o desempenho escolar dos estudantes;
- avaliar a curto, médio ou longo prazo se os alunos estão aprendendo realmente os conteúdos;
- analisar se as competências e habilidades desenvolvidas em sala de aula foram absorvidas completamente;
- orientar o planejamento das estratégias pedagógicas futuras a serem implantadas na escola.
Conhecer os objetivos da avaliação escolar é muito importante, porém, conhecer os diferentes tipos de avaliação para se aplicar em sua escola são substanciais.
Afinal, hoje em dia é necessário analisar o desempenho dos alunos de forma unificada, verificando se eles participam da aula e se eles têm sido personagens ativos em seu processo de ensino-aprendizagem.
A seguir, separamos os principais tipos de avaliação escolar que você precisa conhecer!
Quais são os principais tipos de avaliação?
As avaliações são instrumentos utilizados para verificar o nível de desempenho escolar dos alunos. Há vários tipos de avaliação escolar, o que justifica o fato de que elas possuem funcionalidades diversas.
É importante ter em mente que as avaliações são mais que simples provas que atestam o conteúdo. Mesmo porque já se sabe que as provas nem sempre conseguem diagnosticar se o estudante aprendeu ou não determinado conteúdo.
No entanto, a importância das avaliações é imensa para o processo de ensino-aprendizagem, já que além de avaliar, elas também prepararam os alunos para as provas que concedem acesso ao ensino superior.
E é por isso que vamos te contar sobre os principais tipos de avaliação que se adequam à BNCC e como as avaliações aplicadas de maneira empática, por meio de metodologias ativas, podem melhorar o desempenho dos estudantes e o da escola.
Avaliação contínua
A avaliação contínua constitui-se como um processo avaliativo que busca medir o desempenho dos estudantes de maneira integral.
E para que esse método de avaliar os estudantes seja feito de modo completo, as propostas de atividades, pensadas e elaborados por coordenadores e professores deverão ser postas em prática durante todo o semestre ou ano letivo escolar.
A seguir, vamos mostrar a você as principais características da avaliação contínua. Acompanhe!
Características da avaliação contínua
Como a avaliação contínua é considerada um processo de aprendizagem, ela é projetada para cumprir uma dupla função: treinar e avaliar o estudante, ao mesmo tempo que coleta dados que possibilitam aos coordenadores analisarem as dificuldades coletivas e individuais e, assim, pensarem em práticas pedagógicas que atuem no melhoramento do desempenho dos alunos.
Portanto, a principal característica da avaliação contínua é justamente seu viés voltado para o desenvolvimento pleno dos estudantes.
Isso se justifica porque esse modelo de avaliação escolar não quer apenas testar o conhecimento técnico aprendido pelos alunos, mas, também, o desenvolvimento de outras habilidades e competências desenvolvidas ao longo de um ano letivo que irão, de alguma maneira, impactar o desempenho escolar como um todo e ainda na formação de caráter desses indivíduos.
Todos esses aspectos são altamente relevantes para preparar o estudante para provas que testam outros aspectos, como o controle emocional e o nível de estresse, o que é o caso da própria prova do Enem. Já que este exame é muito extenso e cansativo, e é fundamental que os estudantes tenham um bom preparo físico e mental.
Além disso, a vida adulta e o mercado de trabalho vão exigir dos estudantes muito mais que meros conhecimentos técnicos, mas também que eles saibam lidar com as adversidades, pessoas e pensamentos diferentes dos seus.
Agora que você já sabe o que é uma avaliação contínua e quais as suas características, deve estar se perguntando como aplicá-la em sua instituição de ensino, certo?
A seguir, mostramos a você algumas alternativas para se ter um processo contínuo de avaliação, que mensura adequadamente o aprendizado dos estudantes. Confira!
A aplicação da avaliação contínua na escola
Como mencionamos, a avaliação contínua não se resume a provas bimestrais ou semestrais que avaliam única e exclusivamente se o estudante aprendeu ou não um determinado conteúdo, por meio de questões objetivas e subjetivas.
Para avaliar um aluno de modo contínuo, os professores precisam ir além das provas regulares e possuir um olhar atento à evolução dos estudantes dentro e fora da sala de aula.
Por isso, uma das principais particularidades da avaliação contínua são as constantes anotações sobre o desenvolvimento de cada aluno. Fazer anotações específicas e detalhadas dos estudantes será fundamental para obter um resultado satisfatório.
Para isso, os educadores deverão considerar:
- Fazer fichas de avaliação individuais, em que serão anotadas as observações diárias sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula e sobre aquelas propostas a serem feitas em casa, para que, assim, o desenvolvimento dos estudantes seja medido de modo assertivo;
- Promover trabalhos em grupo para avaliar as competências socioemocionais dos estudantes e verificar como eles lidam com as frustrações e opiniões divergentes, formando cidadãos aptos a viverem em sociedade e se relacionarem dentro do mercado de trabalho;
- Usar a gamificação, uma metodologia ativa, que promove a interação e desenvolve o aluno por meio de jogos, que podem ser analógicos ou tecnológicos;
- Propor testes, provas e simulados que avaliem, por meio de questões que mensurem habilidades e competências. E que sejam vistos como um processo e não somente algo que sirva para passar ou não os estudantes para o próximo ano;
- A aplicação da autoavaliação como meio de promover o senso de responsabilidade e sinceridade entre os estudantes;
- A aplicação da avaliação formativa, já que ela acredita que o erro faz parte do processo de ensino-aprendizagem e não o enxerga como uma falta a ser evitada a qualquer custo;
- Propor atividades fora da sala de aula, em que o aluno possa aprender de forma autônoma e posteriormente dividir esse conhecimento com os demais colegas, por meio da sala de aula invertida e seminários, por exemplo.
Viu como é a avaliação contínua, suas características e aplicação?
A próxima avaliação escolar a ser vista é a diagnóstica. Continue a leitura para saber mais sobre ela!
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica, como o próprio nome sugere, é utilizada para diagnosticar o desenvolvimento dos estudantes em determinados conteúdos.
Os resultados obtidos nas avaliações diagnósticas devem ser lidos e analisados com muito cuidado pelos professores, já que será com base nessas métricas que as ações pedagógicas deverão ser desenvolvidas para melhorar o desempenho dos alunos, caso isso seja necessário.
Uma boa alternativa para ver se os alunos estão realmente aprendendo ou se estão apenas acertando as questões por sorte, “chute” ou cola é utilizando a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Ao aplicar simulados que tenham a correção TRI, sua escola conseguirá identificar se o ensino dado foi absorvido completamente, já que esse método de correção diferencia os “chutes” dos acertos em questões progressivas.
Agora vamos ver a importância da avaliação escolar diagnóstica.
A importância da avaliação diagnóstica
Quando se pensa em diagnosticar o desempenho dos alunos, é de suma importância entender o porquê de fazer isso e o que se está buscando. Afinal, assim é possível encontrar um propósito para esse diagnóstico e tomar ações práticas que melhorem, de fato, os resultados da escola.
É aí que entra a importância do processo de avaliação diagnóstica continuada: sua escola não vai apenas entender o desempenho dos seus alunos, mas também tomará as medidas necessárias para melhorá-lo.
Como a avaliação diagnóstica funciona
O processo de avaliação sempre fez parte do cotidiano das escolas. Contudo, essa tarefa necessita da análise de dados e da intervenção pedagógica.
Por isso, listamos as etapas do processo da avaliação diagnóstica para que você saiba como fazer isso de forma contínua e eficiente na sua escola.
Cada etapa visa garantir um melhor aproveitamento do tempo de toda a equipe pedagógica, na qualidade das atividades e na coleta de resultados que serão a base para futuras propostas de intervenção.
Conforme o gráfico, são 3 etapas e vamos falar cada uma delas a seguir:
1. Avaliações
Essa é a etapa mais comum e que, certamente, muitos estudantes precisam passar por elas.
É na etapa de avaliação que os professores e gestores escolares poderão coletar os dados necessários para analisar o desempenho de cada aluno para tomar as medidas necessárias visando melhorar os resultados.
2. Análise de dados
Após o término das avaliações, é extremamente importante que a equipe do colégio realize a análise das avaliações e, se possível, faça isso tomando como base a correção pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Dessa forma, é possível analisar a fundo o nível de desenvolvimento dos alunos de acordo com suas diferentes competências e habilidades.
3. Intervenções pedagógicas
O processo da Intervenção é o último a ser feito em cada ciclo de avaliações. É justamente nele que será feita a coleta de todas as informações para entender o que se deve mudar, para que as lacunas identificadas no aprendizado sejam “preenchidas” com conteúdos e atividades que auxiliem os estudantes quanto à interpretação e compreensão do que está sendo ensinado.
Contudo, após finalizado o ciclo, é preciso iniciar uma nova etapa de avaliação continuada.
Entendeu como é feita a avaliação diagnóstica? No próximo tópico vamos mostrar a você como é a avaliação escolar formativa.
Avaliação formativa
A avaliação formativa busca avaliar de maneira constante se as práticas pedagógicas adotadas pelos educadores têm alcançado os resultados esperados.
Para isso, o professor pode se valer de diversos tipos de prova:
- provas tradicionais;
- seminários;
- trabalhos em grupo, entre outras.
Vale ressaltar, também, que é interessante variar nos tipos de avaliação, já que quanto mais chances de avaliar se os alunos estão aprendendo ou não determinado conteúdo, melhor.
AVALIAÇÃO FORMATIVA:
O QUE É, CARACTERÍSTICAS E QUAIS SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
Características da avaliação formativa
Agora que você já conhece um pouco sobre a avaliação formativa, conheça algumas de suas características:
1. Considera que o desempenho escolar não é algo estático
Para os grandes cientistas e pensadores, a avaliação formativa que realmente tem valor acredita que o desempenho escolar é algo provisório e em constante evolução.
Na prática, isso significa que cada novo resultado serve como base para um passo adiante, a fim de melhorar o desempenho escolar que está em constante evolução. E é justamente por isso que a avaliação formativa não vê o erro como uma falta, mas sim como algo que faz parte do processo de aprendizagem.
2. A avaliação não é pontual
Essa característica da avaliação formativa considera o estudante como ser em constante evolução, portanto não acredita em um método avaliativo pontual.
Ao contrário, a avaliação interessa pelo passado, presente e futuro dos estudantes, sempre contribuindo para o melhor desempenho, levando em conta o que foi, o que é e o que será aprendido por eles. Sendo mais que uma avaliação que mede um desempenho específico pontual, atendo-se ao processo de conhecimento que é longo e merece ser visto de maneira individualizada.
3. É uma avaliação diagnóstica
Por se interessar em formar um estudante de maneira plena, a avaliação formativa possui o caráter de ser diagnóstica.
Assim como a avaliação diagnóstica, a formativa também possui esse caráter, justamente por considerar o processo do ensino-aprendizagem dos estudantes a cada nova etapa. Essa característica permite uma melhor intervenção educacional, que será feita em um determinado momento adequado.
4. É uma avaliação inclusiva
A avaliação formativa é inclusiva, ou seja, ela não exclui ou descarta o aluno, mas o convida a melhorar e ser autor de seu processo de conhecimento.
E é por isso que um dos instrumentos mais usados dentro da avaliação formativa é a autoavaliação.
Essa é, portanto, uma alternativa bastante viável às escolas que procuram adotar uma educação inclusiva.
5. Avaliação de mão dupla
Isso significa que esse tipo de avaliação permite aos alunos darem um feedback às didáticas utilizadas pelos professores.
Já se sabe que os professores sempre oferecem feedbacks atualizados acerca do desenvolvimento dos alunos, mas estes também precisam informar aos professores informações sobre a didática e o ensino, como aspectos que têm ou não funcionado.
Tendo visto quais são as características da avaliação formativa, a seguir vamos mostrar quais são os seus instrumentos de avaliação mais utilizados.
Instrumentos de avaliação formativa
Os instrumentos de avaliação formativa se referem aos métodos utilizados por esse tipo de avaliação para mensurar o desempenho escolar dos alunos em determinadas matérias ou por determinados períodos de tempo.
A seguir vamos te mostrar os instrumentos de avaliação formativa mais comuns para que você possa inseri-los em sua escola.
1. Autoavaliação
A autoavaliação é um dos principais instrumentos de avaliação formativa, pois considera que os estudantes precisam atuar ativamente em seu processo rumo ao conhecimento.
Portanto, os estudantes não devem ser meros telespectadores, mas também devem ser autores do seu aprendizado. Esse protagonismo presente no método formativo das avaliações é também um dos principais pilares da Base Nacional Comum Curricular, que veio para modificar todo o currículo da Educação Básica brasileira, englobando a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Logo, nada mais autônomo que um instrumento avaliativo que permite com que os próprios estudantes meçam seu aprendizado sobre determinado assunto. Além de favorecer a atuação dos alunos, o trabalho com a autoavaliação é também uma das prerrogativas das competências socioemocionais.
Afinal, quando os próprios estudantes se avaliam, eles também estão praticando a autogestão e trabalhando aspectos, como sinceridade e empatia, e analisam se foram dedicados como deveriam.
2. Testes tradicionais
Os próprios testes tradicionais também são utilizados como instrumentos de avaliação formativa.
Unidos às autoavaliações, as provas tradicionais também são válidas para mensurar o nível de aprendizado dos estudantes.
No entanto, dentro da avaliação formativa, elas serão mais que meras provas, já que a avaliação formativa acredita que o erro é parte do processo e não uma falta grave.
3. Simulados
Os simulados não servem apenas para avaliar, mas também para preparar os estudantes para um determinado exame ou prova.
Há atualmente simulados online do Enem, por exemplo, que são excelentes alternativas para estudantes no Ensino Médio que estão se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e precisam estudar com afinco para essa prova tão concorrida.
Inclusive, algumas plataformas online já têm elaborado simulados do Enem com questões inéditas que seguem 100% as diretrizes do Exame oficial.
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4. Seminários
Os seminários também são instrumentos de avaliação formativa válidos, que promovem a autonomia e o protagonismo dos estudantes.
Afinal, essa é uma metodologia ativa que procura fazer com que os alunos manifestem sua opinião sobre determinado assunto. Assim, muda-se um pouco o cenário das aulas, em que o professor deixa de ser o centro da sala e detentor de todo o conhecimento.
Nesse tipo de metodologia e instrumento de avaliação formativa, os professores costumam fazer um círculo na sala e avaliam a participação dos estudantes na discussão sobre um conteúdo proposto com antecedência. Essa estratégia é bastante interessante e se adequada muito bem à ideologia de participação ativa dos estudantes durante as aulas, inclusive para aulas online.
5. Trabalhos em grupo
Os trabalhos em grupo também fomentam a curiosidade e o protagonismo dos estudantes. Por isso, são ótimos instrumentos de avaliação formativa.
Em grupo, os estudantes aprendem a lidar com a opinião do outro e a chegarem juntos a um consenso, o que é fundamental para trabalhar a diversidade e enfrentar o bullying escolar.
Viu como a avaliação formativa pode ser aplicada em sua escola?
E para continuar falando sobre a avaliação escolar, nosso próximo tópico vai apresentar a você a avaliação somativa.
Avaliação somativa
As avaliações somativas são avaliações externas. Elas são aplicadas geralmente ao fim de um semestre ou ano letivo e avaliam os resultados de todos os alunos que cursam determinado ano escolar.
Elas são muito importantes para avaliar o desempenho escolar dos alunos como um todo e mostrar aos educadores, de maneira mais abrangente, quais as suas principais dificuldades. Podem ser usadas, inclusive, para comparar os resultados da escola anualmente.
E para obter resultados mais fidedignos, é interessante analisar e pesquisar por escolas que oferecem o mesmo tipo de ensino e, talvez, estipular uma nota ou média geral que você deseja que os alunos alcancem.
Isso é importante porque oferece um panorama geral à escola do que precisa ser melhorado para que o resultado da instituição seja satisfatório e que assim, ela consiga se destacar em sua região.
Enquanto a avaliação formativa é um contínuo entre aprender, errar e aprender com o erro. A avaliação somativa é bastante pontual e mede o fim de um ciclo de aprendizagem. E é por isso que as avaliações somativas são, em sua maioria, avaliações externas.
Por ser uma avaliação que ocorre, geralmente, no final de algum processo de aprendizagem, encerrando um ciclo, as avaliações somativas também são conhecidas como resultados finais de aprendizagem.
Características da avaliação somativa
Confira, a seguir, as principais características da avaliação somativa:
- é uma avaliação diagnóstica;
- possui a função de informar e verificar o desempenho escolar dos estudantes;
- demarca e nivela a aprendizagem de um determinado número de estudantes;
- ajuda escolas a compararem seu resultado com o de outras instituições.
Tendo passado pelos principais tipos de avaliação, chegou a hora do bônus final! A seguir, você terá acesso a 4 métodos de avaliação na educação a distância que irão te ajudar a avaliar durante o ensino remoto.
[Bônus] 4 métodos de avaliação na educação a distância
Agora que você já tem conhecimento suficiente sobre a avaliação escolar, selecionamos 4 métodos distintos de avaliação na educação a distância para ajudar a sua escola neste momento de isolamento social. Confira!
1. Prova dissertativa
A prova dissertativa pode sim ser uma boa opção na educação a distância. Mas para que ela seja efetiva é necessário estipular uma data limite para sua realização, além de desenvolver questões novas e que não sejam tão fáceis de se encontrar na internet.
Apesar das questões dissertativas exigirem o raciocínio mais subjetivo do estudante que será avaliado, o ideal é tomar cuidado para não facilitar a cola de outros colegas e mesmo da internet.
Uma boa dica para evitar isso é alertar aos alunos que eles realmente precisam estudar e testar seus conhecimentos, caso contrário, eles não estarão em nível ideal de aprendizagem quando as aulas presenciais retornarem.
Ainda na linha das provas dissertativas, as redações utilizando os diferentes gêneros textuais são ótimas alternativas para a avaliação escolar de alunos a distância.
E para ajudar os professores a se organizar e apresentar diferentes temas e eixos temáticos, basta acessar as plataformas online de redações. Dentro delas, os professores de Língua Portuguesa poderão criar atividades e incluir seus alunos, determinando um prazo máximo para que a tarefa seja feita.
2. Prova objetiva
As provas objetivas também são uma opção quando o assunto é educação a distância.
Pensar em simulados e provas com questões inéditas evita que os alunos colem da internet ou de colegas.
E para os alunos que estão se preparando para o Enem, as avaliações devem ser ainda mais frequentes. Por isso, é importante desenvolver exames objetivos que estejam em consonância com o que cobram os exames de acesso ao Ensino Superior.
Sabendo da dificuldade e da falta de tempo de educadores em elaborar simulados completamente inéditos, já existem plataformas virtuais especializadas em oferecer avaliações online com questões nunca antes vistas e 100% alinhadas ao Enem.
Essas plataformas, além de preparar melhor alunos para as provas e exames, otimizam o tempo dos educadores e coordenadores pedagógicos.
3. Seminários
Os seminários e as discussões durante as aulas remotas ao vivo também podem ser consideradas uma forma de avaliação na educação a distância.
Você pode avaliar a participação dos alunos e se eles realmente estão se empenhando em debater e discutir os temas propostos.
Essa é uma maneira real de avaliação, sendo que será quase impossível um aluno que não leu ou não se inteirou sobre o tema de maneira detalhada, apresentar seu posicionamento a respeito do assunto.
4. Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é também uma forma de avaliação escolar a distância muito válida.
Basicamente, a ideia da sala de aula invertida é que os estudantes estudem o conteúdo antes e só depois o professor responde a algumas dúvidas.
Para o ensino a distância isso pode ser muito produtivo. Você pode solicitar que os alunos pesquisem determinado assunto para que na próxima aula apresentem sobre ele, cada um do seu jeito, informando aos colegas o que entenderam sobre o conteúdo.
Logicamente, você pode intervir caso eles se equivoquem com algum conceito e a avaliação, neste caso, poderá ser feita levando em conta o nível de engajamento e participação dos estudantes.
A sala de aula invertida é uma metodologia ativa que visa estimular os alunos a se tornarem personagens ativos em seu processo de ensino-aprendizagem. Essa ideia de autonomia e protagonismo estudantil é uma das bases da BNCC que norteia a Educação Básica Brasileira.
Esperamos que você tenha gostado do nosso guia completo sobre avaliação escolar e que a partir da leitura deste artigo você possa pensar em alternativas viáveis para avaliar os estudantes da sua escola. Aproveite para ler nosso post sobre educação online!