Entenda a importância de acompanhar a frequência escolar de perto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A frequência escolar é um indicativo que pode revelar muito mais do que simples faltas ou assiduidade às aulas. 

A dificuldade da frequência escolar é um problema que acomete escolas públicas, mas também escolas privadas. E é essencial conhecer as raízes desse desafio para então pensar em soluções plausíveis para solucioná-lo. 

Afinal, ela pode estar atrelada a problemas pessoais e afetar a vida acadêmica e social dos alunos. 

É por isso que neste artigo vamos te contar a importância de acompanhar a frequência escolar dos estudantes de sua escola e como identificar casos mais sérios, em que será precisa chamar pais e responsáveis e tratar do assunto mais profundamente. Vamos lá?

Qual a importância de acompanhar a frequência escolar dos alunos?

O índice de frequência escolar é um indicativo que serve para que a escola tenha noção de quem são os alunos faltosos e quais são os motivos pelos quais esses alunos têm faltado às aulas.

A importância de se acompanhar o índice de frequência escolar é muitíssimo importante, já que a partir desse dado será possível identificar se um estudante está desmotivado com alguma disciplina em particular ou se essa desmotivação é algo mais geral, e então pensar em estratégias pedagógicas que motivem os estudantes.

Além disso, acompanhar a frequência escolar é fundamental para identificar se os estudantes estão com algum problema particular que tem se refletido em sua assiduidade às aulas.

De modo geral a frequência escolar tende a diminuir na adolescência, portanto, é essencial identificar por que isso acontece e quais os principais motivos. 

Veja a seguir quais os possíveis motivos que podem levar alunos a faltarem às aulas com frequência.  

Quais os principais motivas que levam alunos a faltar às aulas?

Confira a seguir quais são os 3 principais motivos que podem levar alunos a ter uma baixa frequência escolar.

1. Pouco frequência pode indicar evasão escolar

A evasão escolar acontece quando os alunos resolvem deixar seus estudos por algum motivo. 

A evasão é mais comum em escolas públicas, em que, em muitos casos, os alunos têm de fazer a dura escolha de estudar ou trabalhar para ajudar a manter as contas de casa em dia.

Porém, a evasão também atinge estudantes da rede privada. Com uma menor frequência, alunos com um nível de renda mais elevado deixam as escolas, mas é possível que isso acontece sem o conhecimento dos pais. 

Por isso, é muito importante estar atento ao índice de frequência escolar dos alunos e investigar os motivos. 

2. Muitas faltas e pouca assiduidade às aulas pode indicar casos de bullying

A baixa frequência escolar também pode indicar que o estudante tem passado por casos de bullying na escola.

Esse é um motivo seríssimo e que pode, infelizmente, afastar os estudantes do ambiente escolar. É muitíssimo importante estar atento aos casos de bullying na escola, pois isso mexe com a autoestima dos alunos, podendo levá-los a casos depressivos e a comprometer seriamente seu rendimento escolar.

É dever da escola, portanto, estar atento aos casos de bullying e intervir sempre que presenciar algo. O professor ou professora são cruciais nesse caso, já que são eles que passam mais tempo com os estudantes e podem identificar, combater e reportar os casos à coordenadoria e direção da escola.

3. A pouca frequência escolar pode indicar desinteresse nas aulas 

Um outro causador da baixa frequência escolar é o desinteresse pelas aulas. E, nesse caso, analisar o desempenho escolar do aluno pode ser uma alternativa viável para identificar a causa das faltas em excesso. 

Porém, se mais alunos têm faltado a uma mesma disciplina é interessante chamá-los para conversar e entender o que eles têm a dizer sobre o professor ou a abordagem. É normal que algumas modificações tenham que ser feitas. Pode ser que o professor precise adequar sua linguagem para acessar os alunos de maneira mais clara e fazê-los entender a matéria de maneira mais completa.

No próximo tópico vamos te mostrar algumas dicas para que você consiga identificar se alunos faltosos têm tido problemas mais graves e necessitam do auxílio da escola.

Como identificar se alunos faltosos estão com problemas extraclasse?

A escola é um ponto de apoio para seus estudantes, por isso, é essencial que ela saiba como identificar, a partir de uma baixa frequência escolar, possíveis problemas mais graves, como situações em casa ou mesmo bullying escolar, e auxiliar esses estudantes a superarem os desafios.

Confira a seguir algumas estratégias para conseguir identificar esses possíveis problemas.

1. Acompanhe o desempenho escolar dos alunos de perto

É necessário acompanhar o desempenho escolar dos estudantes de sua escola de perto. Perceba se o estudante teve uma queda brusca de rendimento e procure entender os motivos pelos quais isso aconteceu.

O desempenho escolar é muito mais que apenas notas e rendimento escolar. O desempenho está relacionado também à participação nas aulas, à interação com outros colegas e com os demais colaboradores da escola. Estar atento a isso é fundamental para entender porque o aluno tem tido uma baixa frequência escolar.


2. Mantenha um contato regular com pais e responsáveis 

Outra maneira de identificar possíveis problemas mais sérios em alunos faltosos é por meio de um contato regular com pais e responsáveis. 

Esse contato pode ser feito em reunião de pais, de maneira mais abrangente. Ou, caso o coordenador ou coordenadora ache conveniente, pode chamar em particular o responsável para uma conversa mais aberta e procurar entender os motivos que têm levado o estudante a ter uma baixa frequência escolar. 

Somente a partir da união entre família e escola será possível identificar o real problema ou situação que o estudante está enfrentando e assim auxiliá-lo da melhor maneira possível.

3. Esteja aberto a conversas e ouça o que os alunos têm a dizer

Mostre aos alunos da escola que eles podem contar com você seja qual for o problema.

Essa relação é essencial para que os alunos se sintam seguros dentro do ambiente escolar e possam partilhar desafios e problemas. 

Bom, esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouquinho melhor sobre a importância de acompanhar de perto a frequência escolar dos alunos. Aproveite para ler nosso artigo sobre práticas pedagógicas inclusivas e inserir uma educação acolhedora em sua instituição!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Pesquisa]

Ensino online em tempos de coronavírus

Os desafios das instituições de ensino para a emergente adaptação ao “novo normal”: perspectivas e tendências para a gestão escolar.

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo de sua escola, mas não sabe como? Então este material foi feito para você! Nele você encontra tudo sobre a Avaliação Formativa, uma estratégia inovadora que promete melhorar o desempenho escolar!

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Ebook]

Ensino híbrido: o que é, benefícios e como aplicar na prática.

Não sabe o que é o Ensino Híbrido e quais são suas práticas pedagógicas? Então este ebook foi feito para você! Nele você encontra quais são as metodologias do ensino híbrido e como aplicá-las na prática.

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter