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O que são os itinerários formativos do Novo Ensino Médio?

  • Roberta Firmino
  • 12/02/2020
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Desde que as mudanças na estrutura do ensino médio foram anunciadas e começaram a ser discutidas, um ponto de bastante atenção para os professores e gestores escolares tem sido os itinerários formativos.

Eles servirão para nortear as atividades e conteúdos em que os estudantes desejam se aprofundar. Mas, afinal, como isso vai funcionar?

No artigo de hoje, tiraremos todas as suas dúvidas sobre os itinerários formativos, como eles funcionarão e como serão construídos. Vamos lá?

Itinerários formativos e Novo Ensino Médio: qual a relação?

Os itinerários formativos fazem parte das mudanças do Novo Ensino Médio. Portanto, para entendermos o que são eles e como funcionam, é fundamental conhecermos quais são as alterações dessa etapa do ensino básico de forma mais ampla.

Em 2016, o ex-presidente Michel Temer apresentou uma Medida Provisória propondo a reformulação do Ensino Médio. 

Dentre as mudanças propostas, estão:

  • aumentar a carga horária obrigatória para o Ensino Médio de 800 horas anuais para 1.000 horas por ano;
  • divisão da grade curricular entre as disciplinas obrigatórias da BNCC e os itinerários formativos;
  • maior flexibilidade na organização do Ensino Médio;
  • possibilidade de professores com “notório saber” ministrarem algumas disciplinas.

Portanto, essas alterações compõem o que chamamos de “Novo Ensino Médio”. No artigo de hoje, porém, vamos focar nos itinerários formativos.

Flexibilidade no ensino: o que são os itinerários formativos e como funcionam?

Os itinerários formativos são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola que os estudantes poderão seguir a partir do 1º ano do ensino médio com o objetivo de se aprofundar em determinada área de conhecimento ou de se qualificar profissionalmente.

Ao longo de todo o Ensino Médio, os estudantes deverão dedicar, no mínimo, 1.200 horas da carga horária para as disciplinas dos itinerários formativos. 

A ideia é dar maior autonomia para que os estudantes possam optar sobre qual área desejam se aprofundar. 

Como você verá mais para a frente, existem diversas possibilidades de itinerários formativos. Porém, não é necessário que a escola conte com todos eles em sua grade curricular. A Lei do Novo Ensino Médio determina que a escola disponibilize 2 itinerários formativos, no mínimo. 

Isso quer dizer que a escola pode optar por oferecer o itinerário formativo de Linguagens e suas Tecnologias e Qualificação Profissional, por exemplo.

Além disso, a construção de cada itinerário também fica sob a responsabilidade da instituição de ensino.

Mas e as demais disciplinas?

Além dos itinerários formativos, o estudante terá que cumprir a carga horária relacionadas às aprendizagens básicas determinadas pela BNCC. Porém, ela não deverá ultrapassar 1.200 horas ao longo de todo o Ensino Médio.

Apesar da flexibilidade permitida por meio da Lei do Novo Ensino Médio, algumas disciplinas são obrigatórias:

 

  • inglês, ao longo do ensino médio;
  • português e matemática em todos os anos;
  • uso do idioma materno pelas comunidades indígenas.

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Tipos de itinerários formativos: quais são as possibilidades?

Como dissemos anteriormente, a ideia dos itinerários formativos é permitir que os alunos decidam se desejam se aprofundar em determinada área de conhecimento ou se qualificar profissionalmente.

Sendo assim, eles se dividem em 3 tipos:

  1. área de conhecimento;
  2. formação técnica e profissional;
  3. integrado.

Vamos explicar sobre cada um deles abaixo!

1. Área de conhecimento

Nesse tipo de itinerário, os estudantes podem aprofundar seus conhecimentos em determinada área de conhecimento e suas aplicações.

Sendo assim, os itinerários possíveis são:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais aplicadas;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Matemática.

2. Formação técnica e profissional

O estudante já quer sair do ensino médio preparado para o mercado de trabalho? Então, os itinerários formativos de formação técnica e profissional podem ser os ideais.

As possibilidades são as seguintes:

  • Qualificação profissional (desenvolvimento de competências para perfil profissional disponível no Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO));
  • Habilitação profissional técnica de nível médio (formação reconhecida por diploma de algum curso do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT));
  • Formação experimental (formação profissional que não é reconhecida formalmente, mas tem o prazo de 6 meses a 5 anos para ser incluído no CNCT).

3. Integrado

Por fim, como o próprio nome explica, os itinerários formativos do tipo integrado combinam mais de uma área de conhecimento ou uma área de conhecimento e uma formação técnica e profissional.

Construção dos itinerários: quais são os referenciais?

Entendemos o que são e as possibilidades dos itinerários formativos. Mas como começar, de fato, a construí-los?

Em abril de 2019, o Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União, os referenciais para a construção dos itinerários formativos. O documento detalha os componentes dos eixos estruturantes gerais e específicos de cada tipo de itinerário.

Os eixos estruturantes são os seguintes:

  • Investigação científica;
  • Processos criativos;
  • Mediação e intervenção sociocultural;
  • Empreendedorismo.

E aí, deu para conhecer melhor os itinerários formativos e como eles serão construídos nas escolas? Já que estamos falando sobre as mudanças do Novo Ensino Médio, aproveite para conferir o nosso artigo sobre a construção de um planejamento baseado na BNCC!

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Roberta Firmino

Roberta Firmino

Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e SEO e apaixonada por educação.
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