Elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC é uma das principais dúvidas de professores e coordenadores pedagógicos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017 e implementada a partir de 2019, define as aprendizagens essenciais que todos os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem desenvolver.
Mais do que orientar currículos, a BNCC garante que alunos de escolas públicas e privadas tenham acesso a um ensino de qualidade e em condições de equidade. Por isso, é fundamental que os planos de aula estejam alinhados às competências gerais e habilidades específicas previstas pela BNCC.
Neste artigo, você vai entender como estruturar um plano de aula passo a passo, seguindo as orientações da BNCC e criando atividades que realmente engajem os alunos.
O que é um plano de aula?
Antes de elaborar um plano de aula, é essencial compreender o que esse planejamento envolve.
Um plano de aula é a ferramenta que o professor utiliza para organizar o conteúdo que será trabalhado com os alunos, definindo de forma clara os objetivos de aprendizagem, os recursos didáticos e as formas de avaliação.
Esse planejamento garante que as aulas sejam mais estruturadas, eficientes e coerentes com as competências previstas na BNCC. Vale destacar que um mesmo tema pode ser desenvolvido em duas ou mais aulas, dependendo da complexidade do conteúdo e das necessidades da turma.
Por que fazer um plano de aula?
Sabendo o que é na prática um plano de aula, é comum se perguntar qual a sua importância.
É de conhecimento geral que aquele que se propõe a viver da educação, sendo professor, não pode se dar o luxo de ter poucas turmas.
Sendo assim, uma das grandes vantagens de fazer um plano de aula é a otimização do tempo.
Preparar todo o conteúdo pode demandar um tempo em sua confecção. No entanto, adiantará sua vida no futuro, uma vez que cada matéria poderá exigir de você várias aulas e não será necessário pensar o que vai ser passado em cada uma delas, já que o planejamento já estará pronto.
Um dos maiores desafios enfrentados pelos professores é conseguir chamar atenção dos alunos, mantê-los motivados e participativos. Planejar como dar a aula pode fazer com que você consiga identificar o que faz os olhos dos estudantes brilharem e combater a indisciplina.
Sintetizando: o plano de aula é uma ótima estratégia para que você não se perca durante as aulas. Organize e otimize seu tempo e mantenha seus alunos motivados e participativos.
Leia também: 8 dicas de como preparar uma aula e engajar os alunos
Como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC?
Agora que você sabe o que é e para que serve, vamos ajudar você a fazer um plano de aula de acordo com a BNCC.
Confira os passos para a realização de um plano de aula competente e em comunhão com as normas da Base Nacional Comum Curricular.
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1º Passo: conheça a fundo as diretrizes da BNCC para educação básica
Inicialmente você precisa conhecer as competências e habilidades exigidas pela BNCC. Para cada área da educação básica, composta pela educação infantil, ensino fundamental e médio, existem competências específicas.
Para a educação infantil, a BNCC estipula direitos e aprendizagens e campos de experiência.
Ensino Infantil
Direitos de aprendizagem:
- Conviver.
- Brincar.
- Participar.
- Explorar.
- Expressar.
- Conhecer-se.
Levando em consideração os direitos de aprendizagem estabelecem-se os campos de experiência.
Campos de experiência
- O eu, o outro e o nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamentos e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
É interessante pontuar que para cada um dos campos de experiência existem pelo menos 3 objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, que serão pensados de acordo com as faixas etárias, que são três:
- zero a 1 ano e 6 meses,;
- 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses;
- 4 anos a 5 anos e 11 meses.
Para esclarecer melhor, selecionamos como exemplo o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento para a faixa etária correspondente a de zero a 1 ano e 6 meses e que se relaciona ao campo de experiência “Traços, sons, cores e formas”:
EIO1TS01: Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
Já para o ensino fundamental, a Base Nacional Comum Curricular estabelece as áreas do conhecimento e as respectivas disciplinas que as compõem.
Ensino Fundamental
Áreas do conhecimento
- Linguagens – Língua Portuguesa, Arte e Educação Física
- Matemática – Matemática
- Ciências da Natureza – Ciências
- Ciências Humanas – Geografia, História
- Ensino Religioso – Ensino Religioso
O ensino fundamental é dividido em anos iniciais e anos finais, e para cada um deles há unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades diferentes para cada disciplina específica.
Vejamos um exemplo:
Ciências 1º ano:
| Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
| Vida e evolução | Corpo humano
Respeito à diversidade |
(EF01CI02) Localizar, nomes e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para manutenção da saúde. (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. |
Já o ensino médio está dividido em quatro áreas do conhecimento.
Ensino Médio
- Linguagens e suas tecnologias – Língua Portuguesa
- Matemática e suas Tecnologias – Matemática
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
Assim como o ensino fundamental, existem unidades temáticas, objetivos de conhecimento e habilidades específicas para cada área do conhecimento.
2º Passo: escolha o conteúdo da aula
Muito bem, após ter todo o conhecimento das diretrizes estabelecidas para cada área do conhecimento determinadas pela BNCC, é chegada a hora de selecionar o conteúdo a ser sistematizado em seu plano de aula.
Para facilitar sua escolha, selecionamos como exemplo a área de linguagens do ensino médio e, logo, língua portuguesa.
Dentro da grande gama de conteúdos que podem ser abordados nessa disciplina, escolhemos gêneros textuais.
É interessante apontar que o conteúdo deverá trabalhar claramente um dos campos de atuação que podem ser:
- Campo da vida pessoal
- Campo de atuação na vida pública
- Campo das práticas de estudo e pesquisa
- Campo jornalístico-midiático
- Campo artístico-literário
Para cada um desses campos, existem diversas habilidades e competências a serem trabalhadas.
Você deve, portanto, escolher em qual desses campos o gênero textual se encaixa, as habilidades que serão desenvolvidas e as competências que serão abrangidas.
Dentro do gênero textual, escolhemos a tirinha, objetivando trabalhar a visão crítica dos alunos, além de linguagem verbal e não verbal e interpretação de texto.
Após todo esse processo de escolha, você deverá preencher de maneira mais técnica as seguintes questões:
- Data:
Você deve preencher aqui a data que irá passar o conteúdo aos alunos.
- Duração:
Aqui, você deverá preencher a quantidade de aulas de que você necessitará para concluir o conteúdo.
- Área do conhecimento
Esta é área em que você selecionará a matéria específica.
Em nosso exemplo, gêneros textuais: tirinha.
- Unidade temática
Aqui, você deverá selecionar a unidade temática específica para a área do conhecimento selecionada.
- Objeto de conhecimento
Determine o objeto de conhecimento específico para a unidade temática, levando em consideração a área do conhecimento e unidade temática.
- Habilidades
As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente.
Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.
- Métodos
Para cada aula selecionada para passar o conteúdo à turma, selecione a metodologia que irá utilizar.
Por exemplo, na primeira aula sobre a análise da tirinha você pode ir conduzindo a discussão sobre as questões sociais que ali estão presentes e trazendo os alunos para dentro do diálogo, com perguntas e sugestões sobre o tema.
- Recursos
Preencha quais serão os recursos que você deverá ter em mãos para que a aula aconteça. Como um número de cópias das tirinhas para todos os alunos, lápis, quadro branco e pincel. Enfim, todo o material que você irá utilizar nas aulas sobre o conteúdo selecionado.
- Avaliação
Por fim, você deverá selecionar o meio pelo qual os alunos serão avaliados.
No caso da tirinha, você poderá sugerir uma prova, caso queira algo mais voltado a uma maneira mais conservadora de avaliar, ou você poderia sugerir que os alunos produzissem uma tirinha na prática.
Agora que você já sabe como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC, pode dar o próximo passo no seu planejamento pedagógico. Quer organizar suas aulas de forma ainda mais estratégica? Então confira também nosso conteúdo sobre como fazer um planejamento anual alinhado à BNCC e leve sua prática docente para outro nível.








