A Base Nacional Comum Curricular foi pensada durante anos. Ela vem sendo citada, trabalhada e aperfeiçoada desde a constituição de 1988, para enfim ser completamente homologada no fim de 2018.
Ela demorou tanto tempo assim para ser posta em ação porque é considerada o melhor e mais completo documento regulador da Educação Básica brasileira.
Mas, afinal, qual o objetivo da BNCC no fim das contas?
É claro que a Base possui um objetivo, uma finalidade específica e ampla, mas para se alcançar este objetivo central ela determina algumas pequenas diretrizes. E para que tudo isso fique bem claro para você, vamos neste texto te contar qual o objetivo da BNCC e ainda como você vai conseguir alcançá-lo em sua escola. Vamos lá?
Qual o objetivo da BNCC?
Responder a pergunta “qual o objetivo da BNCC?” envolve conhecer toda a história da Base e porque ela foi ela criada.
Bom, a BNCC foi criada, como mencionamos acima, para guiar a Educação Básica do Brasil. E sua história, que ultrapassa os 30 anos, nos conta que este documento tem um grande valor e que deve ser levado a sério por todas as instituições de ensino público e privado do país.
Isso porque o objetivo principal da BNCC é ser uma balizadora da qualidade da educação de crianças e jovens no Brasil e estipular um currículo único para cada uma das etapas da Educação Básica. A Base acredita em uma educação mais democrática e de qualidade para todas as pessoas, sejam elas de melhor ou pior condição financeira.
É sabido que uma grande parte de crianças e jovens brasileiros não possuem ensino de qualidade, em decorrência do ensino deficitário de algumas escolas públicas estaduais e municipais.
Mas sabemos também que isso só vai mudar a partir de atitudes. É o que a BNCC veio fazer. Ela busca moldar o currículo da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para toda a educação nacional, a fim de assegurar o direito de crianças e de jovens de terem a mesma qualidade de ensino e, posteriormente, o mesmo nível de capacitação para alcançar uma vaga no ensino superior.
A BNCC busca atingir este fim por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagens e desenvolvimentos. Além disso, a Base tem como um outro objetivo superar a fragmentação das políticas educacionais no país e fortalecer o regime de colaboração entre as três esferas governamentais.
Para a Base Nacional Comum Curricular, as aprendizagens essenciais devem assegurar a todos os estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que deverão consubstanciar, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Então, para assegurar que objetivo da BNCC seja de fato cumprido, ela estipula 10 competências que servirão de base para todas as etapas da Educação Básica. A seguir, vamos te mostrar quais são estas 10 competências. Acompanhe!
Quais são as 10 competências da BNCC?
Como mencionamos, a Base propõe 10 competências e elas têm tudo a ver com a pergunta: “qual o objetivo da BNCC”. Portanto, confira quais são elas.
- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Para alcançar o objetivo central proposto pela BNCC, oferecendo ensino de qualidade aos alunos de sua escola por meio de um currículo unificado, você precisa conhecer essas 10 competências e, junto de seus coordenadores pedagógicos e educadores, colocá-las em prática em sua escola.
Além disso, você deverá guiar o planejamento anual de sua instituição com base nas diretrizes da Base e ainda treinar e estimular professores a fazerem seus planos de aula seguindo o que a BNCC propõe.
Bom, mas nem sempre dá para fazer tudo isso sozinho, afinal, a BNCC ainda é muito recente e para conhecer tudo o que ela propõe é necessário conhecê-la profundamente, o que leva muito tempo. E tempo é artigo de luxo para aqueles que fazem parte da comunidade escolar, pois, muitas vezes, há provas para serem feitas e corrigidas, aulas a serem dadas, uma escola inteira para gerir, enfim, tarefa é o que não falta.
E às vezes uma ajudinha é bem vinda para conseguir alcançar o objetivo fim proposto pela BNCC. E é por isso que no próximo tópico vamos te contar como o uso de uma plataforma online pode te ajudar a alcançar o objetivo que a Base propõe com os alunos de sua escola.
Como ajudar alcançar o objetivo da BNCC?
A BNCC é muitíssimo extensa e responder a questão: “qual o objetivo da BNCC” envolve conhecer bem este documento e suas diretrizes para que, além de obter esta resposta, este objetivo seja de fato alcançado.
Pois bem, nós respondemos a questão e te mostramos que o objetivo da Base é ser uma espécie de balizadora da qualidade da Educação Básica Brasileira e ainda que o ensino oferecido deve ser baseado em um currículo único que abranja tudo aquilo proposto pela BNCC.
Alcançar o objetivo de possuir um currículo comum e oferecer ensino de qualidade aos alunos de sua escola só será possível por meio de planejamento. E para te ajudar neste planejamento, algumas plataformas online já vêm pensando e estruturando materiais que ajudam os professores de sua escola a preparar aulas com base nas competências e habilidades estipuladas pela BNCC.
Para você ter uma ideia, plataformas virtuais de ensino e prática de redação já esmiuçaram toda a BNCC e criaram materiais riquíssimos que indicam aos professores quais os gêneros textuais trabalhar com cada ano de cada etapa da educação básica. Isso porque, para a BNCC, o ensino de gramática deve ser contextualizado por meios de diferentes textos.
Assim, os alunos não aprendem as regras gramaticais de modo solto e sem aplicações reais. Ao contrário, eles vêm como as regras funcionam, na prática, dentro dos textos.
Além de indicar diferentes gêneros, essas plataformas também sugerem temas de redação a serem trabalhadas com os alunos, uma excelente forma de aplicar a BNCC e transmitir conhecimento de qualidade aos alunos.
Esperamos que tenhamos respondido qual o objetivo da BNCC e que ele esteja claro para você! Aproveite para ler o nosso artigo sobre BNCC na prática e entender como a fazer a Base vai funcionar para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio!