Os avanços tecnológicos vêm transformando todos os âmbitos sociais, inclusive, o educacional. Se antes o método tradicional, do professor, detentor de todo conhecimento, transmitindo aos alunos o ensino, era suficiente, hoje, já não é mais.
E para acompanhar e ensinar a Geração Z, aqueles que já nasceram imersos nos benefícios e desafios advindos da tecnologia, a escolas têm tido que se moldar para acompanhar o desenvolvimento desses nativos digitais.
E é nesse sentido que a sala de aula invertida tem ganhado espaço na educação brasileira. Ela é uma metodologia ativa que veio para transformar os estudantes passivos e ouvintes para ativos a produtores de conhecimento.
Se você não conhece tão bem o que é a sala de aula invertida, mas tem interesse em aplicá-la em sua escola, este artigo foi feito para você. Nele vamos te apresentar esta metodologia ativa e ainda te mostrar seus benefícios para a comunidade escolar. Vamos lá?
O que é a sala de aula invertida?
A sala de aula invertida é uma metodologia ativa, atual e moderna, que procura fazer do aluno ator principal de seu caminho rumo ao conhecimento.
Para isso, o educador deve passar qual será o conteúdo brevemente, mas indicar aos alunos que pesquisem sobre o assunto em casa pelos meios necessários. Em um terceiro momento, os alunos deverão levar o conteúdo aprendido em sala de aula apenas para sanar suas dúvidas.
Mas o que se nota na sala de aula invertida é que os estudantes estão por si só, de maneira autônoma, sendo completamente ativos.
Seria interessante, inclusive, que você sugerisse, como tarefa individual ou em grupo, que os alunos ensinassem aos demais o assunto estudado em casa. Já que, de acordo com a pirâmide de aprendizagem, aprendemos muito mais quando ensinos determinado assunto a alguém.
O que são metodologias ativas?
As metodologias ativas são uma nova maneira de pensar o ensino tradicional. Isso porque uma dos princípios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular, que deve guiar o currículo de toda a Educação Básica brasileira) é a promoção do aluno como protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, as metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios pelos quais eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula.
Pois bem, agora que você já conhece um pouquinho sobre metodologias ativas, vamos aos benefícios da sala de aula invertida.
Quais os benefícios da sala de aula invertida?
A sala de aula invertida traz vários benefícios aos professores e alunos. Listamos algumas dessas vantagens para você a seguir. Acompanhe!
1. Favorece o protagonismo do estudante
A sala de aula invertida favorece o protagonismo dos estudantes, já que todo o processo de se pesquisar sobre o tema será feito de maneira individual e sem auxílio do professor.
O alunos terá que desvendar os mistérios daquele assunto por si só, produzindo conhecimento. É claro que as dúvidas serão levadas à sala de aula e sanadas pelos professores, mas o primeiro contato com o assunto será feito pelo aluno sem nenhum auxílio, forçando-o a pensar e se desenvolver sozinho.
2. Desenvolve as habilidades
A sala de aula invertida permite que você trabalhe algumas habilidades com os estudantes. Além de pedir que os alunos pesquisem sobre o assunto em casa, é interessante solicitar que eles, em grupo, apresentem este tema aos demais alunos ou que você promova uma espécie de discussão, perguntando a eles o que cada um entendeu.
Esta estratégia favorece a argumentação dos estudantes que precisarão defender o seu ponto de vista. Além disso, a sala de aula invertida também trabalha competências socioemocionais, como a autogestão e as habilidades de relacionamento, já que o aluno terá que ouvir e, ainda que discorde, respeitar a opinião do outro.
É importante lembrar que as competências socioemocionais são propostas pela BNCC e possuem um papel fundamental na conscientização e combate ao bullying escolar.
3. Otimiza o tempo dos professores e alunos
Outro benefício da sala de aula invertida é a otimização do tempo de professores e alunos. Alguns temas mais complexos devem sim ser ensinados aos alunos da maneira mais “tradicional”, porém, há vários conteúdos que podem ser aprendidos por meio da sala de aula invertida, favorecendo a otimização do tempo.
Isso porque os assuntos que serão vistos pelos alunos em casa primeiro não precisarão de um preparo de aula como os demais conteúdos. Durante este tempo, os professores poderão fazer outras atividades, o que terá que ser desenvolvido pelos educadores é apenas a preparação para as dúvidas e a promoção de discussões.
4. Promove um aprofundamento no debate e melhora o nível de aprendizado
Uma outra vantagem da sala de aula invertida é a promoção do debate e a melhoria do nível de aprendizado dos estudantes.
Quando os alunos pesquisam pelo assunto antes, eles reforçam o conteúdo, e quando a proposta é ensinar, eles aprendem muito mais. Isso é já comprovado por estudiosos e cientistas.
De acordo com os estudos do cientista William Glasser, por exemplo, os estudantes que são expostos a metodologias ativas, como a sala de aula invertida, se desenvolvem e aprendem muito melhor.
A partir desses estudos, Glasser desenvolveu um gráfico em forma de pirâmide de conhecimento. Confira-a a seguir:
- no topo da pirâmide: há a leitura, representando 10% da aprendizagem;
- apenas ouvindo o conteúdo aprendemos: 20%;
- assistindo a uma vídeoaula: 30%
- escutando e vendo ao mesmo tempo: 50%;
- discutindo sobre determinado tema: 70:
- quando se pratica exercícios de fixação: 80%;
- finalmente, na base da pirâmide: ao ensinar determinado conteúdo a alguém: 95%
Com base nestes dados, pode-se notar que o método tradicional de absorção do conteúdo nem sempre é a melhor maneira de se aprender, mas, ao contrário, quando se assume um lugar ativo em seu próprio processo de conhecimento, a aprendizagem é muito mais efetiva.
Como instituir a sala de aula invertida em minha escola?
Pensar “fora da caixinha” nem sempre é tarefa fácil a ser feita. Estamos muito acostumados ao método tradicional e pensar em alternativas que fujam dele demanda um tempo precioso. E tempo é um artigo de luxo para professores.
Sabendo disso, plataformas educacionais online já estão se especializando em soluções que otimizem o tempo de professores. Algumas plataformas especializadas em redação, por exemplo, já oferecem soluções para alunos do ensino fundamental – anos finais e ensino médio.
O interessante é que os temas disponíveis têm a ver com a proposição de aulas que trabalhem diferentes gêneros textuais e ainda propostas de redação como atividade de absorção do conhecimento.
A vantagem de contar com uma plataforma online que te ajuda na hora preparar aulas é que elas vão otimizar o seu tempo e, assim, você ganha uma folguinha para pensar em estratégias de aulas diferentes, como a sala de aula invertida.
Bom, esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco melhor a sala de aula de invertida e que a aplique em sua escola. Aproveite para conhecer outras metodologias ativas no artigo que fizemos especialmente para você!
1 comentário em “Conheça a sala de aula invertida e suas vantagens”
Amei os discurso muito esclarecedoras essas práticas.