As avaliações são instrumentos utilizados para verificar o nível de desempenho escolar dos alunos. Há vários tipos de avaliação distintos, o que justifica o fato de que elas possuem funcionalidades diversas.
É importante ter em mente que as avaliações são mais do que simples provas que atestam o conteúdo. Mesmo porque já se sabe que as provas nem sempre conseguem diagnosticar se o estudante aprendeu ou não determinado conteúdo. Muitos são os fatores que podem alterar uma nota, como ansiedade, problemas externos e outros.
No entanto, a importância das avaliações é imensa para o processo de ensino-aprendizagem, já que além de avaliar, elas também prepararam os alunos para as provas que concedem acesso ao ensino superior.
E é por isso que neste artigo vamos te contar sobre os principais tipos de avaliação e como as avaliações aplicadas de maneira empática, por meio de metodologias ativas, podem melhorar o desempenho escolar dos estudantes.
Para conferir este conteúdo, basta seguir na leitura! Vamos lá?
Quais são os principais tipos de avaliação?
Separamos para você os 3 tipos de avaliação mais comuns. Confira!
1. Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica é utilizada, como o próprio nome sugere, para diagnosticar o desenvolvimento dos estudantes em determinados conteúdos.
Os resultados obtidos nas avaliações diagnósticas devem ser lidos e analisados com muito cuidado por professores e professoras, já que será com base nessas métricas que ações pedagógicas deverão ser desenvolvidas, para melhorar o desempenho dos alunos, caso isso seja necessário.
Uma boa alternativa para se conseguir resultados que informem, da maneira mais fiel possível, se os alunos estão aprendendo ou se acertam as questões por sorte, chute ou cola é por meio da TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Aplicar simulados que tenham a correção TRI é um dos melhores caminhos para identificar se o ensino dado foi absorvido completamente, já que esse método de correção consegue diferenciar “chutes” de acertos em questões progressivas.
2. Avaliação formativa
A avaliação formativa busca avaliar de maneira constante se as práticas pedagógicas adotadas pelos educadores têm alcançado os resultados esperados.
Para isso, pode-se usar diversos tipos de prova:
- provas tradicionais;
- seminários;
- trabalhos em grupo;
É importante aqui variar nos tipos de avaliação, já que quanto mais chances de avaliar se os alunos estão aprendendo ou não determinado conteúdo, melhor.
4. Avaliação somativa
As avaliações somativas são avaliações externas. Elas são aplicadas geralmente ao fim de um semestre ou ano letivo e avaliam os resultados de todos os alunos que cursam determinado ano escolar.
Elas são muito importantes para avaliar o desempenho escolar dos alunos como um todo e mostrar aos educadores quais as principais dificuldades dos alunos, de maneira mais abrangente. Elas podem ser usadas, inclusive, para comparar o resultado da escola ano a ano.
Para obter melhores resultados, é interessante analisar e pesquisar por escolas que oferecem o mesmo tipo de ensino e, talvez, estipular uma nota ou média geral que você deseja que os alunos alcancem.
Isso é importante porque dá um panorama geral à escola do que precisa ser melhorado para que o resultado da instituição seja satisfatório e que assim, ela consiga se destacar em sua região.
Qual a relação entre metodologias ativas e os tipos de avaliação?
Bom, mas de nada adianta pensar em vários tipos de avaliação sem levar em conta como elas poderão estabelecer uma relação com as metodologias ativas.
As metodologias ativas são práticas pedagógicas pensadas em conformidade com o que prega a BNCC, já que elas buscam trazer o aluno para o centro do ensino-aprendizado, fazendo com que o estudante deixe de ser apenas um telespectador passivo e passe a agir ativamente.
Algumas das metodologias ativas mais conhecidas são:
- Sala de aula invertida
- Ensino Híbrido
- Promoção de seminários e discussões
- Gamificação
Todas essas metodologias ativas possuem um ponto em comum: o uso da tecnologia como aliada ao ensino.
A tecnologia têm modificado todos os âmbitos e a educação não ficaria de fora. O legal das metodologias ativas é que elas forçam o aluno a se desenvolver de maneira autônoma, utilizando meios digitais e tecnológicos.
E tudo isso está intimamente ligado aos diferentes tipos de avaliação. A possibilidade de utilizar a tecnologia para avaliar estudantes é uma alternativa cada vez mais viável.
Atualmente há plataformas parceiras, completamente onlines, que têm se especializado em criar meios de otimizar o tempo de educadores e coordenadores, permitindo a criação, aplicação e análise de resultados das avaliações
A seguir vamos te mostrar como essas plataformas online podem e vão te ajudar a aplicar diferentes tipos de avaliação e melhorar o desempenho dos estudantes de sua escola. Acompanhe!
Como uma plataforma online pode me ajudar com a aplicação de avaliações e o desempenho de alunos?
Já existem plataformas onlines especializadas em oferecer avaliações e simulados com correção TRI.
As avaliações com correção TRI são excelentes para serem usadas como avaliações somativas, como te contamos ali acima. Isso porque elas conseguem identificar se os alunos estão realmente aprendendo ou utilizando alguma muleta para alcançar bons resultados, como cola e chutes.
Além de uma forma de correção que realmente avalia o conhecimento, as avalição com TRI também preparam os alunos para o maior vestibular do Brasil: o Enem, que também possui este método de correção.
Além de todos esses benefícios, uma plataforma online que oferece avaliações com correção TRI também otimizará o tempo de educadores, que poderão voltar seus esforços para pensar em estratégias pedagógicas para melhorar os resultados dos estudantes com base nos resultados obtidos.
Então, não perca tempo e já procure hoje mesmo por uma plataforma online que ofereça avaliações com correções TRI.
Bom, esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco melhor os tipos de avaliação. Aproveite para ler também o nosso texto sobre como fazer uma avaliação de desempenho escolar, um assunto superpertinente e que tudo tem a ver com os tipos de avaliação!