A hora de avaliar os estudantes é um momento de extrema relevância para a comunidade escolar. Para os professores, esse é o momento de verificar se o ensino que tem sido passado dia após dia está realmente sendo absorvido pelos estudantes.
Para coordenadores, o momento da avaliação é imensamente relevante, pois, é a partir da análise dos resultados que eles trabalharão em planejamentos escolares futuros.
Já para os alunos, o momento da avaliação é decisivo, são as notas obtidas que dirão se eles devem ou não avançar para os próximos ciclos.
Assim como suas funções, os objetivos da avaliação escolar são os mais diversos. E você sabe dizer, afinal de contas, quais são eles e como alcançá-los?
Se você ainda tem dúvidas sobre os objetivos da avaliação escolar e, ainda, quais caminhos seguir para conseguir atingi-los, não há problema algum. Neste artigo vamos te contar quais são as principais finalidades das provas avaliativas aplicadas nas escolas e ainda te mostrar alguns dos tipos de avaliação que se adequam à BNCC para que você as insira em sua instituição de ensino. Vamos lá?
Quais os objetivos da avaliação escolar?
Os objetivos da avaliação escolar são:
- mensurar o desempenho escolar dos estudantes;
- avaliar a curto, médio ou longo prazo se os alunos estão aprendendo realmente os conteúdos;
- analisar se as competências e habilidades desenvolvidas em sala de aula foram absorvidas completamente;
Além desses objetivos voltados aos estudantes, a análise dos resultados obtidos nas avaliações também são muitíssimo relevantes para o planejamento das estratégias pedagógicas futuras a serem implantadas na escola.
Conhecer os objetivos da avaliação são importantes, porém, conhecer os diferentes tipos de avaliação para se aplicar em sua escola são substanciais. Afinal, hoje em dia, já se sabe que para mensurar por inteiro o desenvolvimento de um estudante, não basta só verificar os números, é necessário analisar o desempenho de forma unificada, verificando se eles participam da aula e se eles têm sido personagens ativos em seu processo de ensino-aprendizagem.
Tudo isso, porque a BNCC — Base Nacional Comum Curricular — veio para modificar o currículo dos estudantes da Educação Básica.
O horizonte idealizado pela Base se resume, brevemente, em fazer com que os alunos de todas as classes sociais tenham acesso ao mesmo tipo de aprendizagem. Para que isso seja possível, um dos pilares da BNCC é o protagonismo estudantil e a modificação do ensino tradicional, há tempos usado nas instituições, onde o aluno é um mero receptor e apenas o professor detém todo conhecimento.
E foi pensando nesse objetivo amplo que resolvemos sugerir para você alguns tipos de avaliação para inserir em sua escola. Acompanhe!
Quais são os tipos de avaliação para aplicar em sua escola?
Agora que você sabe quais são, afinal, os objetivos da avaliação escolar, resolvemos te mostrar também os principais tipos de avaliação para que você faça sempre a melhor escolha na hora de mensurar o desempenho dos estudantes de sua escola. Confira!
1. Atividades de produção de conteúdo online
Além do protagonismo estudantil, a BNCC também aborda a questão da tecnologia aliada à educação. Tanto, que em um de seus objetivos ela especifica:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Nesse sentido, é interessante pensar no Ensino Híbrido, uma metodologia ativa que busca unir o melhor do ensino presencial e das alternativas tecnológicas.
Dentro do ensino híbrido, as atividades de produção de conteúdo online são ótimas alternativas para avaliar os estudantes.
Antes de aplicá-las, no entanto, é interessante que educadores da área da língua portuguesa deem uma aula embasada em gêneros textuais, após essa primeira aula expositiva podem solicitar aos alunos que produzam uma redação.
As redações dos diferentes gêneros textuais são ótimas alternativas para avaliação na educação de alunos a distância.
E para ajudar professores a se organizar e apresentar diferentes temas e eixos temáticos, já existe atualmente plataformas online de redações. Dentro dessas plataformas, os professores e professoras de português poderão criar atividades e incluir alunos, dando um prazo máximo para que a tarefa seja feita.
Essa estratégia é uma ótima opção e cumpre perfeitamente com objetivos da avaliação escolar, que é melhorar e atuar no desenvolvimento pleno dos estudantes, e está em plena conformidade com o que propõe a BNCC.
2. Seminários
Os seminários também estão dentro das metodologias ativas, que contemplam bem o que a Base Nacional Comum Curricular prega.
Avaliar um estudante, como já comentamos, não é só analisar se a nota alcançada em determinada prova é suficiente para avançar, ao contrário, hoje já se sabe que avaliar passa por compreender todo o processo e desempenho dos alunos ao longo dos ciclos escolares.
E, nesse sentido, os seminários conseguem avaliar a autonomia dos estudantes em procurar se informar sobre o conteúdo para depois apresentá-lo em sala de aula. Avaliam também o nível de argumentação e oratória dos estudantes e ainda o comprometimento destes em se informar o melhor possível e assim participar ativamente das discussões.
3. Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é uma prática ativa bastante interessante e tem o objetivo de colocar o aluno como protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem, como propõe a BNCC.
A ideia aqui, é que os alunos estudem o conteúdo anteriormente e só depois o professor responda a algumas dúvidas.
Um exemplo de tema para se trabalhar e avaliar os estudantes por meio da sala de aula invertida é a Segunda Guerra Mundial. Isso porque esse é um assunto bastante vasto e fácil de se encontrar na internet; os alunos conseguirão ver vídeos e documentários e se inteirar bem sobre o assunto.
É claro que você poderá e, na verdade, deverá intervir, caso eles se equivoquem com algum conceito. Mas essa é uma estratégia avaliativa muito produtiva e que cumpre bem os objetivos da avaliação escolar e consegue mensurar completamente o desenvolvimento dos estudantes.
4. Autoavaliação
Por fim, mas não menos importante, selecionamos a autoavaliação como uma forma produtiva de se avaliar os estudantes.
A autovaliação é interessante, pois trabalha com os alunos aspectos e competências socioemocionais, algo que também é proposto pela BNCC.
Em especial a autogestão e a autoconsciência são amplamente reforçados aqui, já que se autoavaliando, os alunos deverão ser sinceros quanto à nota que darão a si e ao desempenho que obtiveram na matéria.
Bom, esperamos que você tenha sanado todas as suas dúvidas a respeito dos objetivos da avaliação escolar e que a partir da leitura deste artigo você consiga pensar em avaliações que mensurem o desenvolvimento completo dos estudantes de sua escola. Aproveite para ler nosso artigo sobre as competências socioemocionais propostas pela BNCC!