Os estudantes de hoje em dia já não são mais como os de antes, eles já nasceram imersos nos benefícios e desafios do mundo virtual.
Além disso, os nativos digitais são ao mesmo tempo mais ansiosos e empáticos e enxergam o mundo de maneira diferente, sob uma ótica mais sustentável e aberta ao novo e diferente.
E a escola precisa acompanhar o desenvolvimento destes novos jovens, já que o ensino tradicional e, consequentemente, os métodos avaliativos estão se mostrando cada vez mais insuficientes.
O relatório de desempenho escolar, então, surge como uma alternativa, uma tendência educacional capaz de apresentar descritivamente os pontos fortes e também aqueles que merecem uma maior atenção dos estudantes de maneira individual e pessoal.
Isso porque já se notou que os boletins, instrumentos que mostram apenas números e conceitos, não avaliam, de fato, o desempenho escolar dos alunos.
Se você ainda não conhece o relatório de desempenho escolar que substitui o antigo boletim, não se preocupe, pois neste artigo vamos te contar tudo sobre ele para que você possa adotá-lo em sua escola. Vamos lá?
O que é um relatório de desempenho escolar?
O relatório de desempenho escolar é uma ferramenta de demonstração de desempenho dos alunos, como o próprio nome sugere.
Ele funciona mais ou menos como um boletim escolar, mas ao invés de números ou conceitos, apresenta um relato descritivo a respeito dos pontos fortes e de atenção de um determinado aluno em uma determinada disciplina.
Um relatório de desempenho escolar é um método ainda novo que vem para se adequar aos estudantes do século XXI, a Geração Z que, muitas vezes, não se contentam apenas com um boletim que não descreve de fato quais os aspectos que necessitam ser melhorados e são modos de avaliação bastante impessoais.
Além disso, o relatório de desempenho escolar também ganha força porque é um método de avaliação de desempenho descritivo completo que se alinha ao que a BNCC acredita. Já que busca avaliar não só competências e habilidades de estudo técnicas mas também as competências socioemocionais.
Isso porque para se desenvolver um relatório de desempenho escolar, anteriormente, é necessário se pensar em quais métodos avaliativos apresentar aos alunos, para que o relatório possa ser elaborado.
A seguir vamos te mostrar quais os tipos de avaliação que casam melhor com o relatório de desempenho escolar.
Quais métodos avaliativos usar para produzir um bom relatório de desempenho escolar?
O relatório de desempenho escolar vai avaliar o desenvolvimento dos estudantes durante um determinado período de tempo, assim como os boletins.
Você e sua equipe pedagógica irão determinar qual será este período de tempo. Pode ser um bimestre, um semestre ou mesmo um ano.
E para produzir este relatório de desempenho escolar, métodos avaliativos deverão ser dados aos alunos durante o período de tempo estabelecido.
Estes métodos deverão ser pensados em conjunto com os professores, pois são eles quem irão manusear o resultado encontrado e posteriormente passá-lo ao relatório de desempenho escolar.
Separamos para você algumas sugestões de métodos avaliativos. Acompanhe!
- avaliações mais tradicionais de cada disciplina;
- discussões mais abertas e rodas de conversa. Nesse caso, você pode usar gravadores ou filmagens para consultar cada colocação dos alunos em relação aos conteúdos escolhidos pelos professores (para as matérias da área de humanas essa é uma ótima estratégia de avaliação);
- apresentação de seminários;
- trabalhos em grupo, o que além de produzir um bom relatório ainda ajuda na aceitação do outro e de uma opinião distinta, favorecendo um ambiente saudável e livre de bullying escolar;
- autoavaliações, onde os alunos podem trabalhar a competências socioemocionais, como autogestão, sendo sinceros em relação à nota que acham que merecem;
- sala de aula invertida, em que é o aluno que procura sobre determinado assunto em casa e apenas tira dúvidas com o professor;
- gamificação, que é a utilização de jogos dentro de sala de aula;
- utilização do ensino híbrido, avaliando como os alunos conseguem utilizar os meios tecnológicos para produzir conhecimento sobre determinado conteúdo.
Enfim, você deve investir em métodos avaliativos que deem base para construir um relatório de desempenho escolar completo sobre a curva de aprendizagem dos alunos de maneira efetiva e descritiva.
Quais os benefícios de se substituir o boletim por um relatório de desempenho escolar?
Os relatórios escolares são altamente impactantes na avaliação do aprendizado dos alunos e trazem benefícios a toda a comunidade escolar: professores, coordenadores, diretores e alunos.
Isso porque para produzir um bom relatório, a escola deverá optar por diversificar e utilizar meios avaliativos que condizem com a educação 4.0 (uma educação que busca unir o acompanhar o desenvolvimento dos alunos de sua escola, de modo moderno e tecnológico) e que trazem inúmeros benefícios aos estudantes.
Abaixo listamos alguns destes benefícios para você. Confira!
- detalhamento dos pontos positivos e negativos dos alunos;
- avaliação pessoal empática;
- possibilidade de demonstrar ao aluno onde de fato ele deve melhorar;
- substituição de números ou conceitos por descrições completas sobre aspectos pertinentes ao desenvolvimento do estudante técnica e socioemocionalmente;
- aproximação de professores e estudantes;
- possibilidade dos professores atuarem nas dificuldades de maneira mais assertiva;
- adequação à BNCC, que prega um ensino mais humanizado e uma formação completa do aluno;
- possibilidade de tornar o aluno protagonista de seu próprio ensino-aprendizagem.
Além destes, o relatório de desempenho escolar traz à escola vários outras vantagens e, por isso, vale muito a pena considerá-lo.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor o relatório de desempenho escolar, este método moderno e mais educativo e que o aplique em sua escola. Aproveite também e confira o nosso artigo sobre metodologias ativas, que tem tudo a ver com o assunto deste post e certamente vai te ajudar a desenvolver um bom relatório de desempenho escolar!