Hoje, com a tecnologia cada vez mais presente na educação, é preciso pensar em metodologias ativas segundo a BNCC que consigam prender a atenção dos alunos.
A busca por esses meios visa encontrar formas de potencializar a aprendizagem, engajar os estudantes e, sobretudo, fazer sentido no processo de ensino-aprendizagem.
Buscar novas formas de ensino não é novidade na educação; em todas as épocas a escola buscou aprimorar seus processos, porém, com a orientação da BNCC, aliada à essas práticas, se tornou mais possível favorecer as ações educacionais.
Porém, os passos para isso precisam acontecer de acordo com o momento em que cada instituição se encontra e também devem pensar no estudante, não só nos aspectos cognitivos, mas em processos que estimulem o desenvolvimento do pensamento crítico, da colaboração, da comunicação e da criatividade.
Neste artigo, vamos apresentar o conceito dessas metodologias, falar um pouco sobre a Base Nacional Comum Curricular e mostrar a você a relação das metodologias ativas segundo a BNCC. Confira!
O que são metodologias ativas
As metodologias ativas representam uma nova perspectiva com relação ao padrão de ensino tradicional, o qual sempre foi focado no professor como um agente principal e o aluno como passivo.
Esse tipo de método é, portanto, uma nova maneira de pensar o ensino e está ligado a um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que tem a proposta de guiar de forma única, o currículo de toda a educação básica brasileira.
A prática das metodologias ativas visa trazer o estudante para o protagonismo do aprendizado. Dessa maneira, o aluno passa a ter uma postura mais ativa na construção do seu conhecimento e o professor passa a ser o seu orientador.
Assim, o principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.
O que é a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que descreve as aprendizagens básicas e essenciais — chamadas de habilidades — para todos os estudantes brasileiros durante o ensino básico, ou seja, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Esse documento deve ser seguido para a criação do currículo em todas as escolas brasileiras, tanto públicas quanto particulares.
A BNCC se desdobra em competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.
Dessa forma, o grande desafio das escolas consiste em desenvolver o ensino e as atividades pedagógicas com base nessas competências e habilidades, oferecendo ao aluno a condição de protagonista na construção dos seus conhecimentos. Abandonando assim, o foco exclusivo no acúmulo de conteúdos, na resolução de exames e nas práticas costumeiras.
Porém, o documento não descreve as ações ou condutas esperadas do professor, nem induze à opção por abordagens ou metodologias. Essas escolhas estão no âmbito dos currículos e dos projetos pedagógicos, que devem ser adequados à realidade de cada instituição, considerando o contexto e as características dos seus alunos.
No entanto, as atividades devem garantir a apropriação de procedimentos cognitivos e o uso de metodologias que favoreçam o protagonismo dos alunos, e organizar-se em torno de um ou mais dos seguintes eixos estruturantes:
- investigação científica: supõe o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas e a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade;
- processos criativos: supõem o uso e o aprofundamento do conhecimento científico na construção e criação de experimentos, modelos, protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam a demandas para a resolução de problemas identificados na sociedade;
- mediação e intervenção sociocultural: supõem a mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade;
- empreendedorismo: supõe a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços inovadores com o uso das tecnologias.
Portanto, é urgente necessidade de preparar os educadores para essas demandas. Dessa forma, é essencial que as escolas promovam com os professores, treinamentos, estudos dirigidos, e também motivem o corpo docente a se aprofundar no conhecimento das diversas metodologias ativas segundo a BNCC.
Hoje, a escola que não souber trabalhar com sala de aula invertida, PBL, storytelling, estudo do meio, gamificação, entre outras metodologias de aprendizagem, está completamente ultrapassada, uma vez que a aula expositiva não atende mais às demandas das novas gerações.
Dessa maneira, se tornou praticamente impossível oferecer uma aula sem a integração das metodologias ativas segundo a BNCC, que visam trabalhar as competências e habilidades dos alunos.
Metodologias ativas segundo a BNCC
Nesse contexto, as metodologias ativas segundo a BNCC se destacam como uma forma distinta de enxergar o aprendizado. Sendo assim, esse tipo de metodologia é crucial para que as escolas consigam obter um maior engajamento, desenvolvimento e capacidade de investigação e reflexão dos alunos e também dos professores.
Confira algumas abordagens de metodologias ativas segundo a BNCC que podem ser aplicadas em sala de aula:
- aprendizagem baseada em problemas (PBL);
- ensino híbrido;
- estudo de caso;
- gamificação;
- mão na massa – hands on;
- promoção de seminários e discussões;
- sala de aula invertida;
- storytelling.
Essas metodologias ativas segundo a BNCC visam formar estudantes e também professores nas competências e habilidades como a argumentação; comunicação; cultura digital; empatia e cooperação; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; responsabilidade e cidadania; trabalho e projeto de vida.
Esperamos que você tenha gostado de aprender sobre as metodologias ativas segundo a BNCC. Para você saber mais sobre o assunto, leia nosso próximo artigo e veja como as metodologias ativas favorecem o aprendizado! Boa leitura!