Um tema bastante importante que envolve o processo de aprendizagem é a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.
Vistas de forma tradicional, as provas e notas se tornam um mecanismo de exclusão e até mesmo de punição para alguns estudantes.
Contudo, a prática avaliativa deve ser revista para não ser mais utilizada somente com finalidade classificatória ou seletiva, mas sim com propósitos diagnósticos e inclusivos.
Uma maneira de colocar isso em prática é usar a avaliação como um espelho para que a escola, os professores e também os estudantes voltem o olhar para si mesmos, buscando as transformações das suas práticas e desenvolvimento.
Neste artigo, vamos abordar o processo de avaliar e suas funções, assim como a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Acompanhe!
O que é avaliação escolar
A avaliação escolar corresponde a um dos componentes do processo de ensino-aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar.
Dessa maneira, a avaliação tem como objetivo diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento dos alunos. Nesse sentido, ela pode ser vista de dois tipos:
- avaliação processual: que se refere a uma avaliação contínua;
- avaliação pontual: é a avaliação que se preocupa com os resultados.
Por meio da avaliação, é possível analisar os resultados (quantitativos e qualitativos) obtidos para perceber se os objetivos propostos foram alcançados. Um resultado quantitativo é o que pode ser mensurado por meio das notas e de informações. Já o resultado qualitativo refere-se ao produto do processo de ensino-aprendizagem, sendo observado de forma contínua e global.
Assim, o trabalho docente pode ser reorientado. Logo, a avaliação é uma reflexão do processo educativo que abrange, principalmente, o aluno e o professor.
Funções da avaliação
A avaliação apresenta três funções pedagógicas. São elas:
1. Função diagnóstica
A função diagnóstica é realizada no início do processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de direcionar o trabalho do professor. Nessa fase são levantados os conhecimentos prévios dos alunos, para que o docente possa verificar como colocar em prática o seu planejamento, de forma a atender as características e necessidades dos alunos.
2. Função formativa
A função formativa é realizada durante todo o processo de ensino-aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Assim, a função formativa proporciona, tanto ao professor quanto aos estudantes, as informações necessárias para corrigir possíveis dificuldades de aprendizagem, estimulando todos a continuarem a se desenvolver. Nessa fase se utiliza o famoso feedback de forma a reorientar os envolvidos em suas tarefas de forma positiva.
3. Função somativa
A função somativa é sempre realizada no final do processo. Essa função classifica os alunos quanto ao nível de aproveitamento e desenvolvimento. Nessa fase também são oferecidas as informações necessárias para o registro das atividades que foram desempenhadas pelos alunos.
Agora que você já sabe o que é a avaliação e as suas principais funções, acompanhe o próximo tópico sobre avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.
Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas
Uma das implicações que a avaliação escolar traz para o ensino são os seus benefícios para os alunos e até mesmo para os educadores.
No caso dos estudantes, ela é importante para verificar como está o andamento do seu aprendizado. Ela também permite que se busquem novos métodos para impulsionar os estudos e incentivar a autoavaliação.
Além disso, ela permite que os educadores verifiquem se os estudantes conseguiram atingir as metas definidas. Dessa forma, é possível traçar um novo direcionamento às ações pedagógicas para que os objetivos sejam atingidos.
Contudo, o momento de encarar o resultado das avaliações é sempre um ponto delicado para ambos os lados. Quando o assunto for o resultado das provas, é muito importante que os professores devolvam as avaliações para os alunos tomando alguns cuidados.
Por exemplo, a tradicional e temível caneta vermelha. Ela pode não ser a melhor estratégia de devolução, uma vez que, além de ser uma cor chamativa, também se relaciona ao significado de alerta, trazendo sempre a ideia de “perigo” e “errado”.
Por outro lado, existe uma forma interessante para contribuir com o resultado da avaliação. Uma delas é devolver a prova com anotações à parte, não somente anotando o que é certo ou errado. Assim, o aluno saberá todos os pontos a serem melhorados evitando o constrangimento e a sensação de que “errou tudo” ao ver sua avaliação “rabiscada”.
Isso é extremamente importante para que o aluno possa se autoavaliar, o que colabora bastante com o seu crescimento no âmbito escolar e também no seu desenvolvimento enquanto ser humano.
Já os casos que precisam de alguma atenção especial, a conversa continua sendo a melhor solução para isso. Pois, falar abertamente com o aluno, é muito melhor do que expô-lo na frente da turma, situação que pode lhe causar vergonha e constrangimento e gerar um impacto negativo na sua educação.
A avaliação escolar e suas implicações pedagógicas também atingem os pais ou responsáveis. Ao comunicar o resultado do desempenho dos alunos, é importante que o professor mostre para eles quais foram os critérios utilizados para a avaliação, pois muitos foram educados somente pelo sistema de avaliação tradicional. Assim, todas as propostas de avaliação ditas acima, podem parecer difíceis de serem entendidas por eles em um primeiro momento.
Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. E para te ajudar ainda mais a colocar este assunto em prática, aproveite para ler nosso artigo com dicas para elaboração de avaliação! Boa leitura!
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