Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Desempenho escolar

Conheça a avaliação formativa e somativa e entenda suas características

  • Yasmine Diniz
  • 18/07/2020
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Um ensino de qualidade é o objetivo de todas as escolas. Afinal, queremos que nossos alunos voem alto e alcancem seus sonhos. E para que isso aconteça, as avaliações são os instrumentos utilizados para mensurar se o ensino oferecido tem sido absorvido da maneira como deveria. 

As avaliações formativa e somativa aparecem como protagonistas nesse processo de ensino aprendizagem. 

E é por isso que neste artigo vamos te contar melhor sobre cada uma delas, suas características e particularidades e ainda te mostrar como a união entre avaliação formativa e somativa e metodologias é produtiva para toda a comunidade escolar. Vamos lá?

O que é avaliação formativa e somativa?

Conheça a seguir a definição e as principais características da avaliação formativa e somativa.

Avaliação formativa

A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizado dos alunos. 

Ela é uma alternativa viável, contrapondo-se à maneira mais tradicional de avaliação. As provas tradicionais são muito voltadas à reprodução do conteúdo aprendido, sendo unilaterais e não dando brechas para que os alunos apresentem aos professores feedbacks sobre suas aulas, atribuindo a eles pouco protagonismo no processo de absorção do conhecimento.

A avaliação formativa vem, justamente, para quebrar esse paradigma e dar aos alunos o papel de co-autores no desenvolvimento de sua aprendizagem.

Ela opõe-se à avaliação somativa, uma vez que a última considera o erro uma falta definitiva de alguma aprendizagem. A avaliação formativa, por outro lado, se interessa por avaliar todos os passos rumo à construção do conhecimento, entendendo o erro como uma falta temporária e que faz parte do longo processo da aprendizagem.

No entanto, não estamos aqui para mensurar se uma ou outra avaliação é a melhor, ambas possuem sua importância e objetivos distintos, podendo ser usadas em conjunto. 

Quais as características da avaliação formativa?

A seguir listamos as principais características de uma avaliação formativa. Confira-as:

  • Considera que o desempenho escolar não é algo estático
  • A avaliação não é pontual
  • É uma avaliação diagnóstica
  • É uma avaliação inclusiva
  • Avaliação de mão dupla

Conheça a seguir a definição e as principais características da avaliação somativa.

Avaliação somativa

Enquanto a avaliação formativa é um contínuo aprender, errar e aprender com esse erro. A avaliação somativa é bastante pontual e mede o fim de um ciclo de aprendizagem. 

E é por isso que as avaliações somativas são, em sua maioria, avaliações externas. Elas são aplicadas geralmente ao fim de um semestre ou ano letivo e avaliam os resultados de todos os alunos que cursam determinado ano escolar. 

Elas são muito importantes para avaliar o desempenho escolar dos alunos como um todo e mostrar aos educadores quais as principais dificuldades dos alunos, de maneira mais abrangente. As avaliações somativas podem ser usadas, inclusive, para comparar o resultado da escola ano a ano. 

Para obter melhores resultados, é interessante analisar e pesquisar por escolas que oferecem o mesmo tipo de ensino e, talvez, estipular uma nota ou média geral que você deseja que os alunos alcancem. Isso é importante porque dá um panorama geral à escola do que precisa ser melhorado para que o resultado da instituição seja satisfatório e que, assim, ela consiga se destacar em sua região.

Por ser uma avaliação que ocorre, geralmente, no final de algum processo de aprendizagem, encerrando um ciclo, as avaliações somativas também são conhecidas como resultados finais de aprendizagem.

Quais as principais características da avaliação somativa? 

Confira a seguir as principais características da avaliação somativa:

  • São avaliações diagnósticas;
  • possuem a função de informar e verificar o desempenho escolar dos estudantes;
  • delinea e nivela o aprendizagem de um determinado número de estudantes;
  • ajuda escolas a compararem seu resultado com o de outras instituições 

Qual avaliação escolher: formativa ou somativa?

Como mencionamos anteriormente, não há melhor ou melhor avaliação. A avaliação formativa e somativa possuem objetivos distintos.

O ideal, no entanto, é usá-las em diferentes circunstâncias, unindo o melhor das duas. 

As avaliações somativas são essenciais para informar e situar os estudantes da escola como um todo. Enquanto a avaliação formativa é utilizada para um processo contínuo e longo, onde o erro não é nada mais que um fator que faz parte do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. 

Qual a relação entre metodologias ativas e as avaliações formativa e somativa?

Conhecer a avaliação formativa e somativa é muito importante para melhorar o desempenho escolar dos estudantes. 

Mas além de conhecer diferentes tipos de avaliação é necessário também levar em conta os métodos de ensino que precedem as avaliações. 

E nesse sentido, as metodologias ativas — práticas pedagógicas pensadas em conformidade com o que prega a BNCC — vem para modificar um pouquinho o ensino tradicional e dar base para que os estudantes tenham autonomia para trilharem o caminho rumo ao aprendizado de maneira ativa. 

As metodologias ativas junto às avaliações formativa e somativa são realmente interessantes e devem ser pensadas e trabalhadas juntas, nunca de maneira dissociada. 

Veja a seguir algumas das metodologias ativas para aplicar em sua escola:

  • Sala de aula invertida
  • Ensino Híbrido
  • Promoção de seminários e discussões
  • Gamificação

banner-ebook-ensino-hibrido com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-ensino-hibrido?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Importante ainda mencionar, que todas essas metodologias ativas possuem um ponto em comum: o uso da tecnologia como aliada ao ensino. 

A tecnologia têm modificado todos os âmbitos e a educação não ficaria de fora. O legal das metodologias ativas é que elas forçam o aluno a se desenvolver de maneira autônoma, utilizando meios digitais e tecnológicos.

E tudo isso está intimamente ligado à avaliação formativa e somativa, que juntas à tecnologia podem gerar resultados ainda mais produtivas para os estudantes, para professores, coordenadores e diretores 

Muito bem, esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a avaliação formativa e somativa e que juntas elas possam fazer que o desempenho escolar dos estudantes de sua escola seja cada vez mais alto. Aproveite para ler nosso artigo sobre como fazer uma avaliação de desempenho escolar!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
Outros posts feitos pelo autor »
Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
Outros posts feitos pelo autor »

1 comentário em “Conheça a avaliação formativa e somativa e entenda suas características”

  1. Avatar
    Anônimo
    26/04/2021 em 23:00

    EXCELENTE EXPLICAÇÃO, PARABÉNS.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + 3 =

Posts relacionados

Estratégias de avaliação: imagem de uma professora apontando e fazendo uma pergunta para os alunos em sala de aula

Conheça 8 estratégias de avaliação para verificar a aprendizagem dos alunos

O que é aprendizagem personalizada: imagem de uma professora ensinando sobre o globo terrestre próxima de seus alunos

Entenda o que é aprendizagem personalizada e quais são os benefícios que ela apresenta

Avaliação na Educação Infantil: imagem de uma mão protegendo um recorte de crianças unidas em papel.

Veja como fazer a avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC

Resultado ENEM: professor em sala com alunos em grupo

Resultado ENEM: 7 dicas para sua escola se sair bem

Metodologias ativas: fotografia de um grupo de estudantes apresentando um trabalho em sala de aula.

Entenda o que são e como trabalhar as metodologias ativas

Meditação nas escolas: imagem de uma estudante sentada em pose de meditação.

Acompanhe como a meditação nas escolas colabora com o desempenho dos alunos

Avaliação escolar de acordo com a BNCC: imagem de um professor sentado na carteira em frente ao quadro.

Veja como a avaliação escolar de acordo com a BNCC pode ser feita com seus alunos

Aprendizagem entre pares: imagem de dois alunos estudando juntos.

Saiba como a aprendizagem entre pares colabora para o melhor aprendizado dos alunos

Storytelling na educação: crianças na sala de aula levantando a mão

Conheça o que é e os impactos do storytelling na educação

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.