Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Desempenho escolar

Saiba por que você precisa trabalhar as metodologias ativas segundo a BNCC com seus alunos

  • Sabrina Andrade
  • 19/11/2020
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Hoje, com a tecnologia cada vez mais presente na educação, é preciso pensar em metodologias ativas segundo a BNCC que consigam prender a atenção dos alunos.

A busca por esses meios visa encontrar formas de potencializar a aprendizagem, engajar os estudantes e, sobretudo, fazer sentido no processo de ensino-aprendizagem.

Buscar novas formas de ensino não é novidade na educação; em todas as épocas a escola buscou aprimorar seus processos, porém, com a orientação da BNCC, aliada à essas práticas, se tornou mais possível favorecer as ações educacionais.

Porém, os passos para isso precisam acontecer de acordo com o momento em que cada instituição se encontra e também devem pensar no estudante, não só nos aspectos cognitivos, mas em processos que estimulem o desenvolvimento do pensamento crítico, da colaboração, da comunicação e da criatividade.

Neste artigo, vamos apresentar o conceito dessas metodologias, falar um pouco sobre a Base Nacional Comum Curricular e mostrar a você a relação das metodologias ativas segundo a BNCC. Confira!

O que são metodologias ativas

As metodologias ativas representam uma nova perspectiva com relação ao padrão de ensino tradicional, o qual sempre foi focado no professor como um agente principal e o aluno como passivo.

Esse tipo de método é, portanto, uma nova maneira de pensar o ensino e está ligado a um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que tem a proposta de guiar de forma única, o currículo de toda a educação básica brasileira.

A prática das metodologias ativas visa trazer o estudante para o protagonismo do aprendizado. Dessa maneira, o aluno passa a ter uma postura mais ativa na construção do seu conhecimento e o professor passa a ser o seu orientador.

Assim, o principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.

O que é a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que descreve as aprendizagens básicas e essenciais — chamadas de habilidades — para todos os estudantes brasileiros durante o ensino básico, ou seja, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Esse documento deve ser seguido para a criação do currículo em todas as escolas brasileiras, tanto públicas quanto particulares.

A BNCC se desdobra em competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

Dessa forma, o grande desafio das escolas consiste em desenvolver o ensino e as atividades pedagógicas com base nessas competências e habilidades, oferecendo ao aluno a condição de protagonista na construção dos seus conhecimentos. Abandonando assim, o foco exclusivo no acúmulo de conteúdos, na resolução de exames e nas práticas costumeiras.

Porém, o documento não descreve as ações ou condutas esperadas do professor, nem induze à opção por abordagens ou metodologias. Essas escolhas estão no âmbito dos currículos e dos projetos pedagógicos, que devem ser adequados à realidade de cada instituição, considerando o contexto e as características dos seus alunos.

No entanto, as atividades devem garantir a apropriação de procedimentos cognitivos e o uso de metodologias que favoreçam o protagonismo dos alunos, e organizar-se em torno de um ou mais dos seguintes eixos estruturantes: 

  • investigação científica: supõe o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas e a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade; 
  • processos criativos: supõem o uso e o aprofundamento do conhecimento científico na construção e criação de experimentos, modelos, protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam a demandas para a resolução de problemas identificados na sociedade;
  • mediação e intervenção sociocultural: supõem a mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade;
  • empreendedorismo: supõe a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços inovadores com o uso das tecnologias.

Portanto, é urgente necessidade de preparar os educadores para essas demandas. Dessa forma, é essencial que as escolas promovam com os professores, treinamentos, estudos dirigidos, e também motivem o corpo docente a se aprofundar no conhecimento das diversas metodologias ativas segundo a BNCC.

Hoje, a escola que não souber trabalhar com sala de aula invertida, PBL, storytelling, estudo do meio, gamificação, entre outras metodologias de aprendizagem, está completamente ultrapassada, uma vez que a aula expositiva não atende mais às demandas das novas gerações.

Dessa maneira, se tornou praticamente impossível oferecer uma aula sem a integração das metodologias ativas segundo a BNCC, que visam trabalhar as competências e habilidades dos alunos.

Metodologias ativas segundo a BNCC

Nesse contexto, as metodologias ativas segundo a BNCC se destacam como uma forma distinta de enxergar o aprendizado. Sendo assim, esse tipo de metodologia é crucial para que as escolas consigam obter um maior engajamento, desenvolvimento e capacidade de investigação e reflexão dos alunos e também dos professores.

Confira algumas abordagens de metodologias ativas segundo a BNCC que podem ser aplicadas em sala de aula:

  • aprendizagem baseada em problemas (PBL);
  • ensino híbrido;
  • estudo de caso;
  • gamificação;
  • mão na massa – hands on;
  • promoção de seminários e discussões; 
  • sala de aula invertida;
  • storytelling. 

Essas metodologias ativas segundo a BNCC visam formar estudantes e também professores nas competências e habilidades como a argumentação; comunicação; cultura digital; empatia e cooperação; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; responsabilidade e cidadania; trabalho e projeto de vida.

Esperamos que você tenha gostado de aprender sobre as metodologias ativas segundo a BNCC. Para você saber mais sobre o assunto, leia nosso próximo artigo e veja como as metodologias ativas favorecem o aprendizado! Boa leitura!

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + 5 =

Posts relacionados

Estratégias de avaliação: imagem de uma professora apontando e fazendo uma pergunta para os alunos em sala de aula

Conheça 8 estratégias de avaliação para verificar a aprendizagem dos alunos

O que é aprendizagem personalizada: imagem de uma professora ensinando sobre o globo terrestre próxima de seus alunos

Entenda o que é aprendizagem personalizada e quais são os benefícios que ela apresenta

Avaliação na Educação Infantil: imagem de uma mão protegendo um recorte de crianças unidas em papel.

Veja como fazer a avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC

Resultado ENEM: professor em sala com alunos em grupo

Resultado ENEM: 7 dicas para sua escola se sair bem

Metodologias ativas: fotografia de um grupo de estudantes apresentando um trabalho em sala de aula.

Entenda o que são e como trabalhar as metodologias ativas

Meditação nas escolas: imagem de uma estudante sentada em pose de meditação.

Acompanhe como a meditação nas escolas colabora com o desempenho dos alunos

Avaliação escolar de acordo com a BNCC: imagem de um professor sentado na carteira em frente ao quadro.

Veja como a avaliação escolar de acordo com a BNCC pode ser feita com seus alunos

Aprendizagem entre pares: imagem de dois alunos estudando juntos.

Saiba como a aprendizagem entre pares colabora para o melhor aprendizado dos alunos

Storytelling na educação: crianças na sala de aula levantando a mão

Conheça o que é e os impactos do storytelling na educação

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.