Quando pensamos em instrumentos de avaliação escolar, logo imaginamos provas tradicionais que buscam medir, muitas vezes, de maneira superficial, o desempenho escolar dos estudantes e dar uma nota, sem muitos detalhes.
Essa nota seca pode não demonstrar o avanço que o estudante obteve ao longo de um determinado período, que pode ser um semestre ou um ano letivo completo.
Além disso, as próprias provas tradicionais e os boletins mais conservadores nem sempre são realistas, mostrando um aspecto da vida escolar do estudante que pode não ser a única vertente a ser analisada.
Em muitas situações, o aluno pode ter um ótimo desempenho em argumentação e exposição de sua ideia, debatendo e apresentando seu ponto de vista com colegas, mas se sair mal em avaliações apenas porque se sente ansioso na hora de fazer um exercício avaliativo, por exemplo. Afinal, a situação de ser avaliado já traz toda uma sensação de medo, o que pode prejudicar alguns estudantes.
Para além de todas essas questões e acreditando que os instrumentos de avaliação escolar devem ser mais que meros números, a Base Nacional Comum Curricular vem à tona para modificar alguns aspectos mais tradicionais da educação e buscar tornar o aluno protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem.
Isso passa claramente por apresentar métodos avaliativos que, de fato, analisem e contribuam para o desenvolvimento de um estudante de maneira plena.
A BNCC é um documento que foi pensado e trabalhado durante muitos anos por professores e especialistas em educação. Ela, que já está em vigor, veio para modificar todo o currículo da Educação Básica — compreendida em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Pensando em auxiliá-lo a pensar em instrumentos de avaliação escolar que realmente contribuam para a evolução dos alunos de modo verdadeiro e que atendam às exigências da BNCC, elaboramos este artigo.
Nele, você encontrará 3 métodos avaliativos inovadores que buscam fazer do estudante um agente ativo em seu processo rumo ao conhecimento.
1. Seminários
O seminário é o primeiro dos instrumentos de avaliação escolar que resolvemos apresentar a você.
Fazendo parte das metodologias ativas, os seminários são alternativas viáveis e que buscam avaliar a participação dos estudantes nas aulas.
As metodologias ativas, como o próprio nome sugere, buscam trazer o aluno para o centro de seu aprendizado, fazendo com que ele seja um agente ativo.
Essas metodologias, que buscam romper com a ideia de que o professor é o único detentor de conhecimento dentro da sala de aula, estão 100% alinhadas ao que exige a BNCC, que, como comentamos, busca modificar o currículo de crianças e adolescentes, fazendo com que eles sejam protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem.
Pois bem, os seminários são estratégias que conseguem avaliar de modo mais verdadeiro o desenvolvimento dos estudantes ao longo de um determinado período e em determinados assuntos.
Isso porque não há como opinar sobre algo sem ter pesquisado sobre ele com bastante antecedência. A argumentação e o posicionamento crítico aqui serão avaliados de modo completo e ainda o comprometimento do aluno com a tarefa de se inteirar sobre o assunto e expor sua opinião e ponto de vista.
2. Autoavaliação
A autoavaliação é o segundo de nossa lista de instrumentos de avaliação escolar que atende às demandas da BNCC.
Esse método está presente em avaliações formativas, que procuram olhar para o estudante de modo empático, tratando o erro como parte do processo de ensino-aprendizagem e não como uma falta que precisa ser evitada a qualquer custo, tratando o desempenho escolar como um desenvolvimento mais amplo do aluno e não apenas como algo que sirva para dar destaque à escola.
“Leia mais: 5 instrumentos de avaliação formativa.”
A autoavaliação é também uma estratégia intimamente ligada ao que a BNCC acredita. Afinal, a prática de se autoavaliar vai exigir do estudante sinceridade, empatia, autogestão, tomada de decisão responsável e várias outras competências socioemocionais pregadas pela própria Base Nacional Comum Curricular.
3. Atividades online
Por fim, mas não menos importante, trouxemos as atividades online como um dos instrumentos de avaliação escolar.
O aluno do século XXI faz parte da geração Z e está muitíssimo acostumado a lidar com a tecnologia. E a própria BNCC recomenda o uso crítico e manuseio dos aparatos tecnológicos.
Veja uma passagem do documento em que isso fica bem claro:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Essa é a quinta competência geral do documento e claramente recomenda o uso das tecnologias digitais.
Tudo isso converge para o Ensino Híbrido, que tem se mostrado não como futuro, mas como o presente da educação. Já que busca unir o melhor do ensino presencial e do ensino online.
Portanto, atividades online, como pesquisas, redações na escola feitas de forma online, trabalhos digitados, simulados escolares virtuais, tudo isso atende às expectativas da BNCC e se mostram cada vez mais produtivos para o desenvolvimento dos estudantes.
Sabemos que para você essas atividades podem ser desafiadoras e é por isso que atualmente já existem plataformas onlines especializadas em oferecer esse tipo de alternativa para você e sua escola. Elas são parceiras e buscam oferecer sempre as melhores soluções virtuais.
Bom, esperamos que você tenha gostado de conhecer 3 instrumentos de avaliação escolar que atendem às demandas da BNCC. E já que você notou que online e presencial prometem estar cada vez mais unidos, aproveite para ler nosso guia completo sobre educação online!