A elaboração de avaliação é um processo que exigirá dos professores e, também dos coordenadores, muito afinco e atenção. Principalmente, após o advento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Isso porque, a BNCC veio para modificar todo o currículo da Educação Básica, compreendida em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Este documento, que foi durante muito tempo pensado para ser o melhor possível para os estudantes e para toda a comunidade escolar, acredita que os alunos devem exercer um protagonismo em seu processo de ensino-aprendizagem.
Mas o que, de fato, quer dizer isso?
Isso quer dizer, na prática, que as aulas dadas devem favorecer a participação e a autonomia dos alunos. O que está diretamente atrelado às novas metodologias ativas, que fazem com o que estudante seja um sujeito ativo em seu processo rumo ao conhecimento.
Essas metodologias chegaram com objetivo de modificar o ensino tradicional, em que o conhecimento ficava concentrado nas mãos dos professores e os alunos eram meros receptores desse conhecimento. Por meio de práticas pedagógicas, como a sala de aula invertida, o ensino híbrido e a promoção de seminários, a ideia é fazer que os estudantes exerçam uma independência e que as aulas sejam uma troca mútua de conhecimentos.
Pois bem, mas você deve estar se perguntando: “afinal, o que tudo isso tem a ver com a elaboração de avaliação?” E a resposta a essa questão é: tudo! A BNCC não veio apenas para modificar as aulas, mas também as avaliações. O método avaliativo tradicional, que vigorou durante muitos anos, já não tem se mostrado suficiente para traduzir o desenvolvimento real dos estudantes.
E foi pensando em todas essas mudanças trazidas pela Base, que resolvemos te contar 4 dicas que vão te ajudar, e muito, a elaborar avaliações que estejam de acordo com o propõe a BNCC e, que contribuam, de modo relevante, para o desempenho dos estudantes.
Confira, então, as nossas dicas a seguir:
1. Diversifique os métodos avaliativos
A primeira de nossas dicas para elaboração de avaliações que sigam as diretrizes propostas pela BNCC e que, realmente, contribuam para o desenvolvimento pleno dos estudantes é: diversifique os métodos avaliativos.
Hoje em dia, já existem diversos tipos de avaliação, que cumprem diferentes objetivos, diversificar-las, ao invés de usar um único tipo é uma estratégia interessante para mensurar o nível de desenvolvimento dos alunos em âmbitos diferentes.
Sugerimos, então, algumas avaliações para você adotar com seus alunos. Confira-as a seguir:
1. Autoavaliação
A autoavaliação, que faz parte da avaliação formativa, é uma ótima alternativa para avaliar competências socioemocionais trabalhados com os alunos em sala de aula.
Para realizá-las os alunos terão que colocar em prática a autogestão, a autoconsciência, a tomada de decisão responsável e consciência social. Dar-se uma nota não é assim tão fácil, quanto pode parecer. Os estudantes terão que refletir profundamente sobre o comprometimento que tiveram com as aulas e exercícios propostos pelo professor.
Autoavaliar-se vai exigir uma sinceridade extrema dos alunos, ao mesmo tempo que vai prepará-los para serem cada vez mais autônomos em seu processo de ensino-aprendizagem.
2. Seminários
Os seminários, considerados metodologias ativas, podem também ser usados como métodos avaliativos.
Com eles, você conseguirá avaliar o nível de desempenho dos estudantes em relação à argumentação, além, é claro, de verificar o nível de comprometimento dos alunos, já que não dá para falar sobre algo que não se tenha estudado com antecedência.
3. Atividades avaliativas online
Outra dica interessante é apostar em atividades avaliativas online. Essa também é uma estratégia pensada para estimular os estudantes a serem protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem, afinal, elas tudo têm a ver com o ensino híbrido, que busca unir o melhor do ensino remoto e do ensino presencial.
Os estudantes do século XXI possuem um contato intenso com as tecnologias, por isso, essas atividades não serão um obstáculo para eles.
Porém, elas poderão ser um pouco mais difíceis para os professores e coordenadores que não possuem, assim, tanta familiaridade com os aparatos tecnológicos. E é por isso, que para aplicar essas atividades avaliativas online pode ser interessante pensar em plataformas online parceiras que oferecem soluções às escolas.
Atualmente, já existem plataformas online especializadas em oferecer produções e correções textuais e ainda simulados com correção TRI, tudo isso de modo completamente virtual. Essas atividades farão dos alunos agentes ativos, enquanto os preparam para o Enem e demais vestibulares. E o mais interessante é que os professores não terão que despender um tempo, que às vezes não têm, para produzir essas atividades.
Então, não perca tempo e já procure hoje mesmo por uma plataforma online que ofereça avaliações com correções TRI e correções de redações!
2. Elabore avaliações com questões que tenham a ver com o conteúdo que foi dado em sala de aula
Seguindo com nossa lista de dicas sobre elaboração de avaliação, temos: elabore avaliações com questões que tenham a ver com o conteúdo que foi dado em sala de aula.
Essa dica vale para qualquer que seja o tipo de avaliação a ser adotado por você. Isso porque, não há como sugerir um nível de perguntas em exercícios feitos em sala e, exigir um nível de perguntas na prova muito mais difícil. É necessário, portanto, ser fiel ao que foi dado durante as aulas, para não pegar os alunos desprevenidos.
3. Dê ênfase às questões que cobrem a aplicação de habilidades e competências
Outra dica bem interessante para a elaboração de avaliação é: dê ênfase às questões que cobrem a aplicação de habilidades e competências.
Essa dica é pertinente porque, atualmente, as provas que dão acesso ao Ensino Superior, como o Enem, já não são mais tecnicistas ou de repetição, elas exigem que os alunos saibam, de fato, aplicar as habilidades e competências aprendidas em sala de aula.
Portanto, nada mais justo que elaborar provas avaliativas que façam o aluno raciocinar e não somente repetir determinados conteúdos.
4. Deixe bem claro qual o objetivo de cada questão
Por fim, mas não menos importante, trouxemos a dica: deixe bem claro qual o objetivo de cada questão.
O objetivo das avaliações não é o de reprovar alunos ou mesmo fazer com que eles caíam em pegadinhas, o ideal é mensurar, da melhor maneira possível, o nível de aprendizado e conhecimento adquirido por eles durante determinado período de tempo.
Portanto, o melhor a se fazer é deixar bem claro e explícito qual o objetivo de cada questão, para que não reste dúvidas e que os alunos possam, de fato, testar seus conhecimentos de modo saudável.
Muito bem, esperamos que você tenha gostado de nossas dicas sobre elaboração de avaliação e que o conteúdo deste artigo tenha sido de grande valia e utilidade para você. E se você quiser se inteirar ainda mais sobre este assunto, aproveite para ler nosso artigo sobre como avaliar o aluno de acordo com a BNCC!