A gestão pedagógica é um dos pilares da gestão escolar. Ela é fundamental para todo o funcionamento da escola e para alcançar bons resultados.
Porém, nem sempre é fácil desenvolver uma gestão completa e que faça da escola referência regional e mesmo nacional.
Por isso, neste artigo vamos desvendar para você os segredos de uma gestão pedagógica assertiva e eficiente, que mantenha os alunos estudando em sua instituição, angarie novas matrículas e, além de tudo isso, participe da formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sociais. Vamos lá?
O que é a gestão pedagógica?
A gestão pedagógica é um dos pilares mais importantes de toda a gestão escolar. Isso porque essa gestão está estritamente ligada à atividade fim da escola: preparar os docentes para o Enem e vestibulares, além de participar ativamente da construção de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
Portanto, o principais objetivos da gestão pedagógica é propor ações e práticas pedagógicas que visem:
- preparar e desenvolver alunos capazes de acessar o Ensino Superior;
- desenvolver competências socioemocionais nos estudantes;
- auxiliar na formação de adultos com princípios éticos e morais bem estabelecidos e que se sabem se portar socialmente.
Esse pilar é importantíssimo para a constituição de um plano de gestão escolar consistente, uma vez que lida com o currículo escolar, além de estabelecer e averiguar a qualidade do ensino e como ele deverá ser passado ao estudante.
Neste caso, a equipe pedagógica e a equipe de docentes deverá estabelecer um contato íntimo entre si e com os alunos, objetivando criar um bom calendário anual, com projetos interdisciplinares interessantes.
Além disso, a gestão pedagógica deverá pensar sobre as questões voltadas às diretrizes estabelecidas pela BNCC e LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), sem esquecer, é claro, de transmitir à sociedade a personalidade da escola.
Tudo isso com o objetivo de melhorar o conhecimento transmitido da escola para o aluno, além de criar um ambiente motivacional e estimulante para os profissionais da educação.
Qual a importância de uma gestão pedagógica bem estruturada?
A importância da gestão pedagógica é imensa para o ambiente escolar, já que o gestor pedagógico irá propor medidas que mantenham professores e alunos motivados durante todo o ano letivo.
Além disso, a gestão pedagógica deve sempre estar inteirada das novas tendências educacionais, afinal é seu dever desenvolver metodologias que acompanhem a Geração Z. Isso é fundamental para manter alunos na escola e até mesmo para angariar novas matrículas.
E é em decorrência de tamanha importância que a gestão pedagógico possui várias responsabilidades. Conheça algumas delas a seguir!
Quais as responsabilidades da gestão pedagógica?
Confira algumas das responsabilidades atribuídas à gestão pedagógica:
- alinhar o planejamento anual e os planos de aula às diretrizes educacionais propostas pela BNCC;
- pensar e articular o Projeto Político Pedagógico (PPP);
- pensar e decidir junto a diretores e professores qual será o sistema de ensino a ser adotado e ainda o material didático a ser utilizado pela escola;
- estimular diálogos entre equipe pedagógica e equipe docente;
- fomentar a formação continuada para professores e pedagogos;
- estruturar práticas pedagógicas para garantir a educação inclusiva;
- atentar-se aos indicadores educacionais da escola, para tomar decisões baseada na análise de dados;
- propor metodologias que promovam o protagonismo do estudante;
- propor ações para melhorar o desempenho escolar de estudantes com baixo rendimento e dificuldades de aprendizagem.
Como desenvolver uma gestão pedagógica eficiente?
Pois bem, agora que você já sabe quais são as responsabilidades da gestão pedagógica, vamos conhecer 5 passos para desenvolver uma gestão eficiente. Acompanhe!
1. Oriente educadores a respeito dos planejamentos anuais e dos planos de aula
Para obter uma gestão pedagógica assertiva é necessário orientar educadores a respeito dos planejamentos e planos de aula.
Isso é necessário para que os professores e professoras de sua escola não desenvolvam aulas em desacordo com a missão da escola.
Portanto, é necessário promover reuniões com a equipe docente e mostrar a eles que a escola segue as diretrizes da BNCC e LDB, mas que também possui uma identidade própria.
É nessas reuniões também que o material didático será apresentado aos educadores, para que eles se familiarizem e já consigam ir pensando em como desenvolver os conteúdos nas aulas.
2. Promova projetos interdisciplinares
Para garantir uma gestão pedagógica eficaz é necessário que dentro do projeto de gestão existam trabalhos interdisciplinares.
Antes de estipular quais serão esses trabalhos, é necessário conversar com professores e professoras para juntos descobrirem trabalhos e atividades que consigam unir todas as disciplinas.
É interessante pensar também na inclusão um projeto multidisciplinar, um projeto ainda mais amplo e talvez com um tema específico para ser trabalhado durante todo o ano, ou talvez projetos menores a serem trabalhados de acordo com datas específicas, como o dia internacional da mulher e o dia do índio, por exemplo.
Esses projetos são interessantes para trabalhar a conscientização de crianças e adolescentes sobre feminicídio, machismo, preconceito, discriminação e outras questões.
3. Garanta que as competências socioemocionais propostas pela BNCC sejam desenvolvidas em todas as etapas da educação básica
Alcançar sucesso na gestão pedagógica passa por garantir que as competências socioemocionais propostas pela BNCC sejam desenvolvidas em sala de aula em todas as etapas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).
A BNCC acredita que deve-se estudar com crianças e adolescentes as seguintes competências socioemocionais:
- Autoconsciência
- Autogestão
- Consciência social
- Habilidades de relacionamento
- Tomada de decisão responsável
Todas essas competências têm a função de desenvolver jovens e adultos conscientes, que possuam autoconhecimento e saibam se portar socialmente. Além é, claro, de combater o bullying o escolar e qualquer preconceito.
4. Insira metodologias ativas no currículo dos estudantes
Outra dica para alcançar uma gestão pedagógica eficiente é inserir metodologias ativas no currículo dos estudantes.
Isso é fundamental para acompanhar o jovem do século XXI, que já está acostumado a lidar com uma grande quantidade de informações e pode se desmotivar facilmente.
Portanto, conheça algumas das metodologias ativas para inserir no projeto pedagógico e obter uma gestão eficiente:
- Sala de aula invertida;
- Ensino Híbrido;
- Gamificação.
Além dessas há várias outras que você pode incluir em seu projeto pedagógico e obter uma gestão assertiva e que dialogue com os nativos digitais.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a gestão pedagógica. Aproveite para ler o nosso artigo sobre como desenvolver uma avaliação de desempenho escolar!