Em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus, os estudantes, das mais variadas idades, viram suas aulas presenciais serem suspensas e se depararam com um desafio: aprender de maneira remota.
Sendo todos pegos de surpresa, a modalidade de educação online se apresentou como um desafio não apenas para alunos, mas também para os professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais colaboradores escolares, que tiveram que se readequar rapidamente e pensar em alternativas viáveis para continuar ensinando seus alunos a distância.
Alguns professores e coordenadores se sentiram perdidos e despreparados para esse novo mundo virtual. E foi pensando nisso que elaboramos este guia para você. Nele você encontrará o que deve levar em consideração na hora de preparar aulas para o ensino online, além de dicas práticas de como organizar suas aulas remotas e muito mais.
Esperamos que este artigo seja um verdadeiro guia de como manusear as ferramentas tecnológicas e proporcionar aos estudantes aulas realmente produtivas e que mantenham o desempenho escolar dos estudantes em um nível satisfatório.
Para conferir todo este conteúdo, basta seguir na leitura! Vamos lá?
O que devo levar em consideração quando o assunto é educação online?
Inicialmente acreditamos que existem alguns pontos específicos que você e todos os colaboradores de sua instituição de ensino devem levar em consideração antes de partir para a prática da educação online.
Elencamos a seguir 3 situações chave para dar o pontapé inicial em uma educação online de qualidade. Acompanhe!
Capacitação de toda a comunidade escolar
Ainda que a tecnologia faça parte do nosso dia a dia e esteja cada vez mais presente nas salas de aula, com o uso de celulares, kindles, tablets etc., o mundo virtual ainda é um campo desconhecido para muitos professores e demais colaboradores da escola.
Portanto, o ideal é se capacitar e capacitar toda a equipe docente, mostrando como o mundo virtual apresenta várias facilidades a quem dá e assiste a aulas online.
Sugerimos então, antes de mais nada, investir em cursos a distância durante a pandemia, a fim de se capacitar e capacitar todos os docentes e funcionários de sua instituição. Já existem muitas plataformas online que têm se preparado para formar professores para o ensino remoto.
Sendo uma verdadeira novidade para muitos docentes, que antes estavam acostumados a lidar apenas com papéis, lápis e demais materiais físicos, essa estratégia será fundamental para alcançar os resultados esperados.
Possuir um contato frequente com pais e responsáveis
Além de se capacitar e capacitar toda a comunidade escolar, o próximo passo é possuir um contato frequente com os pais e responsáveis dos estudantes.
Isso é muito importante, já que sabe-se que uma educação de qualidade só pode acontecer quando há interação entre família, escola e estudante. E em tempos de pandemia e educação online, essa máxima deve ser levada em consideração ainda mais.
Os pais e responsáveis também têm enfrentado desafios. Afinal, auxiliar seus filhos a resolver exercícios e estimulá-los a assistir às videoaulas não é uma tarefa fácil. Portanto, é necessário que a escola entenda a situação desses pais e dê a eles o suporte que necessitam.
Por isso, conheça a rotina dos pais durante a pandemia, crie um vínculo comunicacional entre você e eles, mostre que eles podem contar com a escola para sanar dúvidas e esclarecer questões.
Entender a realidade de cada estudante é fundamental para desenvolver uma educação online de qualidade
Além de manter um contato direto com os pais e responsáveis, entender a realidade individual de cada estudante é também algo que deve ser levado em consideração para que a educação online em tempos de pandemia seja, de fato, uma educação de qualidade.
Os estudantes são diferentes entre si e possuem condições distintas. Por isso, é fundamental que a escola certifique-se de dar apoio integral aos alunos, sobretudo àqueles que necessitam de atendimentos especializados.
Se a sua escola se propõe a oferecer uma educação inclusiva, isso deverá ser levado em consideração também na educação online. Afinal, os estudantes especiais também têm que continuar aprendendo e se desenvolvendo plenamente.
Muito bem, após pensar nesses três pontos principais, acreditamos que você deve pensar em alternativas realmente práticas de como planejar aulas online. Confira a seguir algumas dicas para seguir e fazer com que a educação online de sua escola seja de qualidade.
Como planejar aulas online?
Confira 10 dicas para aulas online superpertinentes que vão te ajudar a planejar uma educação online bastante produtiva.
1. Adapte sua rotina à nova realidade
Sua rotina, que antes da pandemia, era composta por trânsito e salas de aula cheias, mudou muito. Agora, você se depara com a sala ou com o escritório de sua casa e ainda com um celular e um computador para dar as aulas que você lecionava presencialmente.
São mudanças realmente bruscas em nossa rotina. Por isso, nossa primeira dica para uma educação online de qualidade é: adapte sua rotina à nova realidade. E quando mencionamos adaptações, estamos falando da parte física, mas também psicológica. É necessário que você respire fundo e se reorganize.
Procure fazer isso, montando uma rotina de exercícios e trabalho em casa, não se esquecendo de incluir o tempo de descanso. Você precisa, em primeiro lugar, estar são e com a mente no lugar para se adaptar e conseguir dar aulas a distância realmente boas.
2. Prepare o seu ambiente de trabalho
Após respirar fundo e reorganizar as ideias para se adaptar à nova realidade, você precisa preparar o seu ambiente de trabalho.
Pense em um lugar arejado, bem iluminado e confortável, já que você passará grande parte de seu tempo gravando videoaulas e preparando matérias para serem usados na educação online.
Para deixar o ambiente mais agradável, coloque seus livros didáticos e de literatura, faça, se der, uma biblioteca particular e a decore da melhor maneira possível.
Não se esqueça também de todos os materiais que irá usar para gravar uma boa videoaula. Eles deverão estar sempre a mão, em sua sala de aula particular. Assim, você não perde tempo tendo que procurá-los pela casa.
Veja alguns dos materiais que você precisa possuir em sua sala de aula particular:
- webcam ou câmera filmadora;
- microfone;
- notebook com conexão com a internet;
- fones;
- tripé.
Esses são os principais itens para que você consiga preparar aulas online com qualidade.
3. Escolha a melhor plataforma de aulas online para você
Nossa terceira dica de como preparar uma educação online de qualidade passa por escolher a melhor plataforma de aulas online para você. Se você ainda não escolheu a melhor plataforma para sua instituição, trouxemos 3 opções para que você selecione a melhor. Confira!
Google Classroom
O Google Classroom é uma sala de aula virtual, em que o professor pode incluir alunos, turmas e criar diversas atividades. É por isso que no Brasil ele também é conhecido como Google Sala de Aula.
Além de poder ser usado em computadores em geral, o Google Classroom está disponível também como um aplicativo e pode ser baixado tanto por smartphones com operador
Android, como por iPhones que possuem o sistema operacional IOS.
Ele surgiu em 2014 e, entre suas funcionalidades, há a possibilidade de se anexar avisos, arquivos e materiais em formato PDF. O Google Classroom também possibilita que você grave vídeoaulas e as anexe para que os alunos vejam quantas vezes acharem necessário.
Uma outra funcionalidade bem interessante é a criação de atividades por meio do Google Forms. Essa atividade pode ser avaliativa, os professores podem elaborar questões de múltipla escolha ou questões dissertativas cujas respostas sejam curtas.
Zoom Cloud Meeting
O Zoom é também uma plataforma para aulas online bastante usual e também muito usada para reuniões corporativas.
A versão gratuita desse aplicativo admite que até 100 pessoas permaneçam logadas por até 40 minutos, o que seria indicado apenas para uma aula mais rápida, como uma instrução de exercícios e atividades.
Para mais tempo dentro da plataforma será necessário comprar a versão pró do aplicativo.
Para utilizar o Zoom, será necessário criar um cadastro e aceitar os termos de serviço. Após esses passos, a plataforma irá enviar a você um e-mail de confirmação, que você deverá ler e clicar em “Ativar Conta”.
Lembrando que para usar o Zoom será necessário instalá-lo em seu computador, notebook ou tablet, ele não pode ser usado apenas no navegador. Depois de instalado é bem fácil criar uma aula e, posteriormente, enviá-la aos alunos por e-mail ou mesmo WhatsApp.
Uma curiosidade do Zoom é que ele permite que você utilize imagens de fundo, o que impede que as pessoas que estão com você em aula vejam alguém passando atrás da tela do computador.
Whereby
O Whereby é bastante versátil, ele é uma plataforma que pode ser usado para dar aulas online ou para reuniões corporativas.
Com essa plataforma você pode fazer videoconferências pelo navegador, de modo rápido e prático. Isso porque essa é uma ferramenta que não requer download de programas ou cadastro de convidados.
O Whereby é uma das plataformas para aulas online mais intuitivas e fáceis de mexer. Para criar uma reunião nesta ferramenta é preciso que você se cadastre na plataforma com um e-mail e senha. Há também a possibilidade de usar a sua conta cadastrada no Google.
Após esse breve registro, você criará uma URL personalizada para a aula. Depois disso é só repassar o link da sala de aula aos estudantes.
Durante a aula é possível compartilhar a sua tela e mostrar aos estudantes apresentações em power point, por exemplo.
É importante mencionar que a versão gratuita desta plataforma permite fazer videoconferências com somente quatro participantes. Para criar uma aula com mais estudantes será necessário escolher a versão paga.
Lembrando que não há aqui uma única opção correta, o ideal é pesquisar e conhecer todas bem profundamente e escolher a melhor para a sua instituição.
4. Após escolher o aplicativo, familiarize-se com ele, antes de começar a usá-lo
Bom, após escolher a melhor plataforma para a educação online, é necessário se familiarizar com o aplicativo antes de usá-lo.
Sugerimos então que você baixe o aplicativo escolhido em seu notebook e mexa muito nele, até cansar, se possível.
Isso é interessante porque vai fazer com que você não tenha surpresas na hora que estiver dando sua aula, além disso, poderá auxiliar os estudantes que tiverem alguma dúvida sobre como acessar a atividades e avaliações que você tiver postado.
5. Tenha em mente o que fará com que seus alunos se mantenham motivados durante as aulas online
Outra estratégia interessante para a educação online é pensar nos seus alunos e o que os mantém motivados em sala de aula.
Pode ser que os estudantes de sua escola se sintam mais desmotivados tendo aulas remotas, afinal, eles também foram pegos de surpresa e precisaram mudar toda a sua rotina do dia para a noite.
Portanto, pense em aulas diferentes, com uma pegada mais descontraída. E para isso você pode pensar em práticas pedagógicas inovadoras e metodologias ativas que façam com que o aluno se torne protagonista em seu processo de ensino aprendizagem.
Veja algumas ideias de metodologias ativas para aplicar com seus alunos:
- Sala de aula invertida;
- Gamificação;
- Seminários e discussões em grupo.
É claro que, por ser uma aula online, algumas adaptações deverão ser feitas, mas é muito possível aplicar essas práticas que colocam os alunos no centro de seu caminho rumo ao conhecimento de maneira remota.
6. Invista na participação dos estudantes
Estimular a participação dos estudantes também é muito importante para obter uma educação online de qualidade. Por isso, pense em preparar aulas que faça com que os alunos interajam entre eles e com você.
Para isso, você pode propor aos alunos que pesquisem um determinado tema antes de dar a aula sobre ele especificamente e, antes do próximo encontro online acontecer, você pode sugerir que eles discutam sobre o conteúdo para você ministrar a aula só depois.
Essa é uma estratégia que fará com que eles se sintam realmente inseridos na aula, o que estimula o interesse.
7. Elabore aulas mais interativas
Na hora de preparar aulas online, você pode também utilizar recursos interativos, algo que só a educação online possibilita.
Pense em vídeos para passar aos estudantes e que complementarão sua explicação. Você pode também usar gráficos coloridos, desenhos, imagens animadas etc. Tudo isso deixará a aula interessante e chamativa.
8. Ensaiar antes também faz parte de preparar aulas online
Ensaiar antes da aula também faz parte do processo de elaborar uma educação online de qualidade.
Após ter selecionado e mexido muito na plataforma online escolhida, é necessário que você se adapte a ela e que prepare suas aulas com base em seu funcionamento. E, para isso, o ideal é ensaiar antes de dar aulas virtuais ao vivo ou mesmo gravar videoaulas.
Então, abra o aplicativo e faça uma aula teste sem que nenhum aluno esteja presente. Assim, você verá se precisa ou não adequar algo em seu planejamento. Pode ser que você precise modificar o áudio ou a iluminação, por exemplo.
9. Verifique, antes da aula, se os links e vídeos preparados para aula estão funcionando corretamente
Uma outra dica bem prática que vai te ajudar a desenvolver uma educação online de qualidade é verificar, antes da aula, se os links e vídeos preparados por você para a aula estão funcionando corretamente.
Ainda que você tenha planejado e conferido esses links com antecedência, é comum que algo não funcione como o previsto, por isso, dê uma última verificada antes das aulas começarem efetivamente.
As aulas remotas têm se apresentado como desafios, mas podem ser vistas como uma novidade bastante produtiva, afinal, elas dão a você a possibilidade de criar uma aula mais interativa para aos estudantes, com vídeos, imagens e muito mais. Vale muito a pena explorar essa função.
10. Conte com a ajuda de uma plataforma virtual
Enfim, nossa última estratégia de como desenvolver uma educação online de qualidade é: conte com a ajuda de uma plataforma virtual.
Atualmente, já existem plataformas virtuais especializadas em oferecer soluções às instituições de ensino. Dentro dessas plataformas, os professores e professoras de português poderão criar atividades de redação, por exemplo, e incluir alunos, dando um prazo máximo para que a tarefa seja feita.
Após ensinar aos estudantes os gêneros textuais, uma boa estratégia é propor atividades online, como a produção de uma redação nos moldes do gênero que eles acabaram de aprender.
As redações dos diferentes gêneros textuais são ótimas alternativas para avaliação na educação de alunos a distância.
Além de dicas de como preparar aulas remotas e obter uma educação online de qualidade, é fundamental também pensar em atividades e avaliações a distância. A seguir vamos te mostrar algumas alternativas bastante viáveis para aplicar em suas aulas virtuais e avaliar de fato o desempenho dos estudantes.
Como aplicar avaliações e atividades na educação online?
Selecionamos ao todo 7 métodos avaliativos, entre avaliações e atividades, superprodutivos para você aplicar na educação online. Confira!
7 métodos avaliativos realmente produtivos para utilizar na educação online
Conheça a seguir alguns métodos avaliativos que vão te ajudar a mensurar o nível de desenvolvimento dos estudantes remotamente.
1. Prova dissertativa
A prova dissertativa é sim uma opção na educação online. Para que ela seja efetiva, é necessário estipular uma data limite para sua realização, além de desenvolver questões novas e que não sejam assim tão fáceis de se encontrar na internet.
Apesar das questões dissertativas serem mais difíceis de se copiar de colegas e mesmo da internet, já que será o raciocínio mais subjetivo do estudante que será avaliado, o ideal é tomar cuidado para não facilitar a cola.
Uma dica legal e importante para evitar a cola é alertar aos alunos de que eles realmente precisam estudar e testar seus conhecimentos ou não estarão em nível ideal de aprendizagem quando as aulas normais voltarem.
Ainda na linha das provas dissertativas, as redações dos diferentes gêneros textuais são ótimas alternativas para avaliação na educação de alunos a distância.
E para ajudar professores a se organizar e apresentar diferentes temas e eixos temáticos, já existem atualmente plataformas online de redações. Como apresentamos anteriormente, dentro dessas plataformas, os professores e professoras de português poderão criar atividades e incluir alunos, dando um prazo máximo para que a tarefa seja feita.
Bem interessante, não é mesmo? Vale a pena procurar por plataformas online de redação que ajudem a sua escola a avaliar estudantes na educação a distância!
2. Prova objetiva
As provas objetivas também são também uma opção quando o assunto é educação online.
Pensar em simulados e provas com questões inéditas também é uma alternativa para evitar que os alunos colem da internet ou de colegas.
Para alunos que estão se preparando para o Enem, as avaliações devem ser ainda mais frequentes. Afinal, não é porque eles estão em quarentena que a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e demais vestibulares deve parar.
Por isso, é importante desenvolver exames objetivos que estejam em consonância com o que cobram os exames de acesso ao Ensino Superior. Mas lembre-se de não usar questões repetidas ou irá facilitar que os estudantes colem. O ideal é pensar em questões inéditas.
Sabendo da dificuldade e da falta de tempo de educadores em elaborar todo um simulado completamente inédito, já existem plataformas virtuais especializadas em oferecer avaliações online com questões nunca antes vistas e 100% alinhadas às do Enem.
Essas plataformas são verdadeiras parceiras, já que trabalham para preparar alunos e otimizar o tempo dos educadores e coordenadores pedagógicos.
3. Seminários
Os seminários e as discussões durante as aulas remotas ao vivo também podem ser consideradas uma forma de atividade na educação a distância.
Você pode avaliar a participação dos alunos e se eles realmente estão se empenhando em debater e discutir os temas proposto por você.
Essa é uma maneira bastante real de avaliação, sendo que será quase impossível um aluno que não leu ou não se inteirou sobre o tema de maneira detalhada colocar seu posicionamento a respeito do assunto.
4. Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é também uma forma de avaliação na educação a distância muito válida.
Basicamente a ideia da sala de aula invertida, é que os estudantes estudem o conteúdo antes e só depois o professor responda a algumas dúvida.
Para o ensino a distância isso pode ser muito produtivo. Você poderá pedir para que os alunos pesquisem pelo assunto e na próxima aula pedir para que eles deem a aula, cada um à sua maneira, informando aos colegas o que entenderam sobre o tema.
É claro que você poderá intervir, caso eles se equivoquem com algum conceito. A avaliação, neste caso, poderá ser feita levando em conta o nível de engajamento e participação dos estudantes.
A sala de aula invertida é uma metodologia ativa que procura estimular alunos a se tornarem personagens ativos em seu processo de ensino-aprendizagem. Essa ideia de autonomia e protagonismo estudantil é uma das bases da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que norteia a Educação Básica Brasileira.
Não conhece as metodologias ativas? Então confira o que são elas:
Entenda o que são metodologias ativas
As metodologias ativas são uma nova maneira de pensar o ensino tradicional.
Elas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios pelos quais eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula.
6. Autoavaliação
A autoavaliação é uma estratégia bastante eficiente quando o assunto é educação online.
Mas para que essa atividade funcione, é necessário que os estudantes já estejam familiarizados com as competências socioemocionais estipuladas pela BNCC, como a autogestão e autoconsciência, para não mentirem e se darem uma nota que não condiz com a realidade.
A autoavaliação é muito presente em avaliações formativas, que prezam por um desempenho escolar a longo prazo e veem o erro como uma falta não definitiva e que faz parte do processo de desenvolvimento pleno.
“Aproveite para baixar gratuitamente o infográfico sobre avaliação formativa!”
7. Trabalho em grupo
Por fim, uma atividade bastante viável para ser aplicada na educação online são os trabalhos em grupo, já que fomentam a curiosidade e protagonismo dos estudantes. Por isso, são ótimos instrumentos de avaliação formativa.
Em grupo, os estudantes aprendem a lidar com a opinião do outro e a chegarem juntos a um consenso, o que é fundamental para trabalhar a diversidade e enfrentar o bullying escolar.
Depois de conhecer dicas para a prática de aulas online e métodos de atividades e avaliações a distância, achamos pertinente apresentar melhor o que é o Ensino Híbrido e se ele, que antes se mostrava o futuro da educação, pode ser na verdade o nosso presente.
É possível que após a pandemia do novo Coronavírus passemos a utilizar o Ensino Híbrido nas escolas?
Toda a questão da quarentena e do isolamento social, nos fez perceber que o ensino presencial deve, mais do que nunca, passar por modificações e ajustes. Isso porque cientistas têm afirmado que novas pandemias podem sim acontecer e, por isso, devemos estar preparados para lidar com elas de modo efetivo, sem sermos pegos de surpresa.
E é por isso que a resposta à questão: “é possível que após a pandemia passaremos a utilizar o Ensino Híbrido nas escolas?” é sim.
O Ensino Híbrido, antes mesmo do isolamento social, já se mostrava como uma alternativa do futuro. Agora com tudo o que estamos vivendo, esse futuro tornou-se nosso presente. Afinal, atualmente, só é possível manter crianças e adolescentes aprendendo por meio da tecnologia.
E a tecnologia é o carro chefe do Ensino Híbrido. Mas para além disso, esse tipo de prática educacional também acredita no potencial do ensino presencial. O seu objetivo, afinal de contas, é unir, de maneira equilibrada, o melhor do ensino presencial e do ensino a distância,
Por ser um assunto ainda muito recente, é comum que coordenadoras e coordenadores pedagógicos, assim como professores e professoras apresentem dúvidas e questionamentos quanto aos modelos de ensino híbrido que existem, como eles funcionam e ainda como se adaptarão à sua instituição de ensino.
O ensino híbrido faz parte das novas metodologias ativas, uma alternativa às antigas práticas educacionais, como comentamos ali em cima, que deixavam o aluno na posição passiva, apenas recebendo conhecimento.
É importante, portanto, que você conheça quais as práticas pedagógicas fazem parte do Ensino Híbrido, para que assim vá se familiarizando com a ideia e pensando em como aplicá-las em sua escola quando a normalidade das aulas presenciais estiver em vigor.
Quais práticas pedagógicas fazem parte do Ensino Híbrido?
Conheça a seguir as práticas pedagógicas que fazem parte do Ensino Híbrido e que se relacionam 100% à educação online.
Modelo Rotacional
O Modelo Rotacional funciona da seguinte maneira: um professor irá selecionar, dentro de sua disciplina, um assunto específico e irá ensiná-lo aos alunos utilizando práticas pedagógicas. Pelo menos uma dessas práticas deverá ser, necessariamente, online.
Confira a seguir quais são as práticas que estão dentro do Modelo Rotacional.
Sala de Aula Invertida
A Sala de Aula Invertida você já conhece! Sugerimos a você, inclusive, que a usasse como um tipo de atividade na educação online.
Esta é uma prática de ensino dentro do Modelo Rotacional bastante produtiva e, de acordo com diversas pesquisas, incluindo a de William Glasser (criador da teoria da pirâmide de aprendizagem), os estudantes aprendem muito mais quando experienciam certa matéria, produzindo perguntas de maneira autônoma, e apenas posteriormente têm contato com métodos de ensino mais tradicionais, como uma aula expositiva.
Rotação por Estações
Nessa vertente do Modelo Rotacional, o professor divide a sala ou o espaço em diferentes estações de trabalho. Em cada uma dessas estações haverá um grupo de alunos desenvolvendo atividades distintas entre si.
Porém, é obrigatório que, em pelo menos uma dessas estações, os alunos estejam lidando com alguma atividade que utilize aparatos tecnológicos e a ideia de um conhecimento adquirido pelo meio virtual.
O objetivo da rotação por estações é que os grupos rodem e executem as atividades propostas em todas as estações dentro da sala.
Rotação Individual
A Rotação Individual, é, dentro do Modelo Rotacional, o método mais disruptivo, ou seja, aquele que rompe com a ideia de uma sala de aula tradicional. Nele, os alunos possuem uma espécie de roteiro com lista de todas as atividades que deverão fazer em sua rotina de estudos e, ao invés de ficarem em sala de aula, eles irão rotacionar por diferentes ambientes.
Após o cumprimento das atividades, eles irão rotacionar e serão designados a fazer outras tarefas de acordo com as facilidades e principalmente os desafios apresentados nas atividades anteriores.
Este é um modelo que envolverá outros colaboradores, já que as atividades deverão ser orientadas pelo professor ou monitor.
Podemos considerar que os dois ambientes de aprendizagem, a sala de aula tradicional e o ambiente virtual de aprendizagem, estão se tornando gradativamente complementares. Isso ocorre porque, além do uso de variadas tecnologias digitais, o indivíduo interage com o grupo, intensificando a troca de experiências.
Laboratório Rotacional
Aqui, os estudantes irão rotacionar entre apenas dois ambientes: a sala de aula e o laboratório de informática, sendo que em boa parte do tempo ficarão imersos no laboratório. O professor, porém, permanecerá na sala de aula. Portanto, deverá contar com a ajuda de outro colaborador: um mentor que estará presente no laboratório de informática.
O Laboratório Rotacional pode ser um pouquinho mais difícil de ser aplicado, já que será necessária a ajuda de outros colaboradores escolares para que a prática funcione adequadamente, sendo também um modelo um pouquinho mais disruptivo, já que não necessita apenas do professor e sua sala de aula.
Nesta vertente há a ideia de dividir os alunos em grupos e, após um determinado espaço de tempo, os que estavam fazendo alguma atividade em sala de aula irão para o laboratório de informática desenvolver uma outra atividade relacionada à busca pelo ensino de maneira online.
Modelo Flex
O Modelo Flex é um modelo disruptivo, indo além da sala de aula tradicional. Para que este método funcione, outros profissionais, além do professor, deverão ser envolvidos, como coordenadores e diretores escolares.
Nesta vertente educacional a aprendizagem online é a protagonista. Cada estudante terá uma agenda escolar personalizada e tem a possibilidade de alterá-la de acordo com suas necessidades entre as diferentes modalidades de aprendizagem oferecidas.
Dentro deste modelo pode existir um professor ou ainda um tutor para orientar os alunos. Os estudantes poderão desenvolver as atividades de maneira individual ou em pequenos grupos, sempre em computadores, celulares, tablets etc.
Aqui, os alunos têm liberdade para discutir e trocar ideias dentro do próprio laboratório de informática ou em áreas sociais, caso se sintam mais à vontade. Isso porque a ideia do Modelo Flex é que os alunos possuam autonomia e consigam se mover dentro das propostas de ensino, focando no que precisam e quando precisam.
Ainda que muito parecido com a Rotação Individual, este modelo não exige dos estudantes um tempo mínimo dentro de determinada atividade. Ao contrário, os alunos possuem independência para circular por atividades o tempo que acharem necessário, se acharem necessário.
Além de tudo isso, neste modelo não há divisão por ano, ou seja, alunos de diferentes anos têm a possibilidade de trocar experiências e aprender juntos. A chave para que o Modelo Flex funcione é que a atividade proposta seja baseada no nível de proficiência e domínio dos estudantes.
Modelo à la Carte
Aqui, os estudantes farão cursos inteiros de modo virtual. O Modelo à la Carte é também uma vertente disruptiva do ensino híbrido.
Os alunos que experimentam este modelo terão tutores online ao mesmo tempo que terão contato com sala de aula e professores tradicionais. Sendo uma vertente também flexível, os alunos poderão executar o curso online no próprio ambiente escolar ou em outro lugar, se preferirem.
O Modelo à la Carte, pouco utilizado nas escolas regulares do Brasil, faz mais sentido quando os estudantes estão aprendendo alguma matéria avançada em alguma língua estrangeira e têm um contato maior com o professor de maneira virtual.
Modelo Virtual Aprimorado
O Modelo Virtual Aprimorado, também disruptivo, acontece basicamente na forma virtual. Os encontros presenciais podem e vão acontecer, mas somente quando professores e alunos os agendarem. São momentos mais raros e incomuns.
Esse é um modelo em que raramente estudantes e educadores se encontrarão todos os dias na escola. Os estudantes dividirão seu tempo entre ensino online e aulas presenciais, preconizando o ensino a distância.
Bom, esperamos que você tenha gostado do nosso guia completo sobre educação online e que as informações que demos a você aqui tenham sido, efetivamente, produtivas. Aproveite para ler nosso post sobre projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar!